Início » Educação Infantil » Brinquedoteca: um lugar para brincar e aprender

Brinquedoteca: um lugar para brincar e aprender

10 minutos de leitura

A infância é a fase de bricar e se divertir e toda criança precisa de um espaço adequado para poder desenvolver plenamente suas habilidades e competências, além de crescer com uma boa saúde mental e emocional.

A Brinquedoteca é o espaço ideal para promover todos esses aspectos de maneira lúdica, segura e personalizada. Se você ainda não considerou montar uma brinquedoteca para o seu filho, acompanhe nosso conteúdo.

Aqui, você vai entender o que é uma brinquedoteca, quais os benefícios de ter uma em casa, o que colocar nela e as principais características que o espaço precisa ter para ser um verdadeiro universo de imaginação e diversão para a criançada.

O que é uma brinquedoteca?

A brinquedoteca é um espaço projetado especificamente para acomodar os brinquedos das crianças de maneira que elas possam se divertir e usufruir dos seus pertences livremente. Em outras palavras, ela é um espaço que mistura a brincadeira e diversão com a apredizagem dos pequenos (as).

Ter uma brinquedoteca em casa pode ajudar em diversos aspectos do desenvolvimento cognitivo e sensório-motor das crianças. Ter um horário e um lugar para brincar são tão importantes quanto ter uma rotina escolar, por exemplo. Afinal, tudo precisa ser pensado com calma e de maneira organizada para que o espaço não se torne apenas um lugar de bagunça e distração.

menininha brincando com trem de brinquedo na sala de brinquedos

Além de manter as crianças entretidas em momentos que os pais precisam se ocupar de outras tarefas, as brinquedotecas podem trazer muitos benefícios para toda a família. Veja quais são as vantagens de ter uma brinquedoteca em casa e como ela pode ser útil — inclusive — para manter os brinquedos das crianças organizados.

Quais os benefícios de ter uma brinquedoteca em casa?

Os benefícios de ter uma brinquedoteca em casa são vários, para as crianças e para toda a família. Os pais ganham em tranquilidade e segurança, sabendo que os seus filhos estão brincando em um ambiente planejado e preparado justamente para esse momento tão importante na infância.

E as crianças ganham no desenvolvimento de aspectos como um melhor senso de organização, no desenvolvimento sensório-motor no ato de brincar com brinquedos lúdicos e pensados especificamente para a sua idade.

Além de tudo, uma brinquedoteca personalizada pode estimular a imaginação e desenvolver a cognição e o desenvolvimento intelectual das crianças, promovendo um universo de fantasia e descobertas diárias.

Como montar uma brinquedoteca em casa

Para montar uma brinquedoteca, é preciso pensar nos itens que irão compor o espaço, como serão dispostos os móveis e brinquedos e, claro, priorizar a segurança e o conforto dos mais novos. Por último, leve em consideração os gostos pessoais e preferências do seu filho ou filha.

Veja uma lista de considerações que você pode levar em conta na hora de montar uma brinquedoteca na sua casa.

1. Escolha os itens conforme a idade das crianças

Cada idade tem habilidades e capacidades cognitivas específicas. Por esse motivo, os brinquedos precisam estar adequados a esses níveis de desenvolvimento para assim favorecer as brincadeiras das crianças.

crianças pequenas se divertindo na brinquedoteca

Brinquedos para crianças até 2 anos

Os bebês e as crianças com um e dois anos de vida ainda estão descobrindo o mundo e a cada dia novas sensações são assimiladas. O estímulo sensorial é muito importante nessa fase, por isso pense em brinquedos e itens que explorem os cinco sentidos das crianças, como exemplo:

  1. Piscina de bolinhas;
  2. Brinquedos sonoros;
  3. Blocos de montar;
  4. Massinhas e outros materiais sensoriais para o tato;
  5. Livros com imagens grandes e coloridas;
  6. Pufes e blocos para se apoiar.

Brinquedos como os blocos de montar ajudam a estimular a tocar e explorar novas sensações com o tato, além de identificar as cores com a visão. Interessante, não acha?

Itens para a brinquedoteca de crianças com 3 e 4 anos

As crianças de três e quatro anos já estão com o sistema locomotor mais desenvolvido e começam a dar os primeiros passos. Além disso, elas compreendem a linguagem e tentam se expressar verbalmente.

Para esta faixa etária, alguns itens mais elaborados são recomendados, para promover ainda mais o desenvolvimento cognitivo e de coordenação motora fina como o movimento da pinça, por exemplo.

  1. Massa de modelar e outros materiais sensoriais;
  2. Blocos de montar;
  3. Quebras-cabeças com peças grandes e em pouca quantidade;
  4. Brinquedos musicais;
  5. Brinquedos de personagens;
  6. Mini escorregador ou mini balanço.

Nessa fase é importante começar também a estimular a criatividade das crianças, através da contação de histórias e da criação compartilhada de narrativas. Por isso é fundamental participar das brincadeiras com elas de vez em quando, ajudando ainda mais em seu desenvolvimento.

Jogos e brinquedos para crianças de 5 até 6 anos

Entre cinco e seis anos as crianças estão entrando na fase da chamada adolescência infantil. Estão mais familiarizadas com o mundo ao seu redor, têm uma maior capacidade cognitiva e linguística e já entendem regras e orientações.

Essa é uma ótima hora para começar a ensinar sobre organização para as crianças, durante e após a utilização dos brinquedos. Para manter o espaço sempre organizado estabeleça o combinado de “um brinquedo por vez”, e explique que sempre que ela quiser brincar com algo diferente, deverá guardar o anterior para que o espaço não fique bagunçado.

Além de manter a ordem, esse tipo de combinado ajuda a prevenir acidentes com brinquedos jogados pelo chão. Alguns itens recomendados para esta faixa etária são:

  1. Jogos de tabuleiro de nível fácil;
  2. Estruturas como barracas, casinhas e blocos de montar;
  3. Jogos de cartas como jogo do mico e jogo da memória;
  4. Livros com poucas palavras e imagens narrativas;
  5. Quebra-cabeça com mais de uma dezena de peças;
  6. Mesa com materiais para atividades de desenho e prática da escrita.

Ideias de jogos e atividades para crianças de 7 e 8 anos

Com sete e oito anos as crianças já estão avançando no processo de alfabetização e precisam do estímulo da leitura para se desenvolverem plenamente. Por isso, comece a pensar em jogos com regras mais específicas, que demandem um certo raciocínio e tarefas que levem mais tempo para serem executadas.

É legal também começar a estimular as crianças a criar suas brincadeiras a partir do próprio imaginário, pois elas já têm capacidade cognitiva para construir narrativas concisas e desenvolver linhas de raciocínio lógico.

  1. Alguns jogos eletrônicos educativos;
  2. Revistas de passatempos;
  3. Livros de colorir;
  4. Gibis e livros de narrativas;
  5. Peças de montar com tutoriais para criar novos brinquedos;
  6. Jogos de tabuleiro com regras um pouco mais complexas;

Quer algumas ideias de livros para ter na coleção da brinquedoteca do seu filho? Veja nosso conteúdo com os clássicos da literatura infantil brasileira para ler com ele!

Itens em um espaço voltado para crianças de 9 e 10 anos ou mais

Com quase uma década de vida as crianças já estão conectadas com a tecnologia e precisam de estímulos cada vez mais interessantes e rápidos, para dar conta de tanta curiosidade e busca por novos conhecimentos que a galerinha tem nessa idade.

Estimule-os com um espaço super criativo, que permita criações, jogos em equipe e espaço para compartilhamento de experiências divertidas com amigos.

  1. Jogos digitais online (com controle parental);
  2. Desafios mentais e cognitivos;
  3. Enigmas e itens DIY (Faça você mesmo);
  4. Espaço para criação de obras de arte, roteiro, esculturas;
  5. Fantasias para incorporarem personagens;
  6. Livros de histórias clássicas e com narrativas complexas.

Na fase da pré-adolescência as crianças adoram socializar e a brinquedoteca vai começar a se transformar em um espaço de troca de ideias e estudos. O legal é ir se adaptando conforme seu filho ou filha for crescendo e ir pensando juntos sobre as mudanças a cada nova fase.

2. Pense na segurança das crianças

A segurança é sempre um dos aspectos mais importantes quando falamos sobre as crianças. Com um espírito aventureiro, muitas vezes desprovido de um senso de perigo, elas se jogam em experiências que podem acabar resultando em machucados.

Por isso, ter um espaço adequado para acomodar os brinquedos é fundamental. Principalmente, para as crianças menores, não colocar brinquedos em lugares altos e de difícil acesso é um começo.

Combinar com as crianças sobre a organização constante também é importante para evitar tropeços e tombos causados por brinquedos jogados no chão.

menininho guardando blocos colorido dentro da caixa no cantinho da brinquedoteca

3. Monte uma brinquedoteca que promova a autonomia

Projete o espaço da brinquedoteca para que as crianças tenham um fácil acesso a tudo o que pertence a elas, para que assim possam se divertir e brincar da maneira que quiserem.

Mais uma vez, saliento o papel da brinquedoteca no desenvolvimento do senso de organização das crianças, para que aos poucos elas percebam que quanto mais organizado o ambiente, melhor se desenrolam as brincadeiras e mais tempo e espaço livre para brincar elas possuem.

irmaos brincando com brinquedos no tapete de brinquedoteca

4. Deixe um espaço livre para a circulação

Ter um espaço centralizado para que elas possam distribuir os brinquedos e imaginar novos universos também é fundamental, pois dessa maneira a criança pode circular e se movimentar, evitando ficar muito tempo em uma mesma posição causando dores ou problemas posturais.

Além disso, um espaço livre também é legal para quando a criança for receber amigos para uma festa ou para uma visita em casa, ou para práticas corporais como ginástica, dança, yoga e até a meditação para infantil.

5. Preze pelo conforto dos mais novos

O conforto também é essencial. Pense em móveis que acomodam as crianças de maneira que elas mantenham uma postura adequada, principalmente em momentos de leitura ou em jogos de tabuleiro, quando ficam sentadas.

Se elas preferirem ficar no chão, deixe pufes e almofadas a disposição para que o espaço fique ainda mais aconchegante e confortável.

duas criancas brincando com bolas e xilofone sentada no tapete com almofadas da brinquedoteca

6. Separe um espaço para atividades

Para as crianças de idade mais avançada, a partir dos 5 anos ou que estão passando pelo processo de alfabetização, é legal ter uma mesa e cadeira para atividades de desenho e utilização de lápis, giz, canetinhas e tintas.

Isso vai favorecer a habilidade de manusear objetos com o movimento de pinça, tão fundamental para qualquer movimento do dia a dia.

vista superior da mesa infantil com pintura e desenho

7. Considere o gosto e a opinião das crianças

Na hora de montar a brinquedoteca, leve em consideração a opinião e o gosto pessoal das crianças. Isso vai fazer com que elas se sintam mais à vontade em seu cantinho especial e se desenvolvam com prazer, brincando e aprendendo todos os dias na própria casa.

Ter uma brinquedoteca em casa é estimular o desenvolvimento das crianças através do brincar, uma parte tão importante e fundamental na vida de qualquer ser humano.

Continue acompanhando o blog da Brandili e confira outros conteúdos com dicas que podem ajudar a deixar a rotina das crianças mais divertida. Aproveite e aprenda ótimas maneiras de ensinar matemática para o seu filho (a)!

Te espero por lá…

Até logo!

Avalie este post
Compartilhe:
Jefferson Back

Autor: Jefferson Back

Graduado em Publicidade e Propaganda pela Unisociesc Blumenau, atua no universo digital há quase dez anos. Pós-graduando em Neuromarketing e Brandsense pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), é fascinado pelo mundo da comunicação e comportamento humano.

Deixe um comentário