Início » Gravidez » Primeira semana de gravidez: saiba tudo sobre o início do seu novo ciclo

Primeira semana de gravidez: saiba tudo sobre o início do seu novo ciclo

8 minutos de leitura

Se você acabou de passar pela incrível e deliciosa descoberta que é estar gerando um bebê depois da confirmação do seu teste de gravidez, com certeza deve estar com muitas dúvidas sobre tudo o que está por vir.

Vamos começar do começo: preparei um conteúdo completo com tudo o que você precisa saber sobre a primeira semana de gravidez. Quais os primeiros sinais, as mudanças, os cuidados e algumas curiosidades sobre o início da gestação.

Respire calmamente e acompanhe esse conteúdo cheio de amor e novidades que preparei com muito carinho. Seja bem-vinda ao universo das mamães!

Os sinais da primeira semana de gravidez

A descoberta de uma gravidez, por si, já é um turbilhão de sensações. Saber que dentro de você agora pulsa uma nova vida é uma emoção indescritível. Após liberar todo o êxtase e a alegria com o anúncio do bebê, é hora de começar a tomar alguns cuidados para que os próximos nove meses sejam tão tranquilos quanto possível.

Entre os primeiros sinais que você vai sentir quando estiver com suspeita de gravidez — ou confirmação — estão:

  1. Corrimento rosado;
  2. Cólicas abdominais anormais;
  3. Sensibilidade no paladar e a aromas intensos;
  4. Idas frequentes ao banheiro para fazer xixi;
  5. Inchaço no abdômen;
  6. Sono excessivo e fora de hora;
  7. Aumento da sensibilidade na região dos seios.

Se você passou pela lista e se identificou com pelo menos três sintomas, está tudo dentro do normal. Eles são comuns e fazem parte das grande alterações químicas e hormonais pelas quais o seu corpo está passando. É importante ficar atenta a essas mudanças e qualquer situação que você julgue fora do normal. E preciso ressaltar: em alguns casos, o ideal é procurar imediatamente seu médico ou médica.

mão feminina segurando um teste de gravidez positivo com o fundo desfocado

As principais mudanças no corpo da mamãe

Como você pode perceber na nossa lista de sintomas, a maioria das mudanças que ocorrerão no seu corpo logo no começo da gravidez são internas. A barriga ainda não cresceu e o máximo que você perceberá será um inchaço corporal, caso seu corpo não tenha essa tendência naturalmente.

O mais importante neste momento é ter atitudes como a sua: buscar o máximo de informações para entender direitinho tudo o que está acontecendo durante este período tão delicado. Cada corpo vai reagir de forma diferente durante a gravidez, inclusive, um mesmo corpo pode passar por diferentes mudanças na segunda, ou na terceira gestação, por exemplo.

Reúna o máximo de informação confiável que puder e torne a gestação um excelente motivo para aprender e compartilhar experiências sobre tudo o que você está passando. Tenha certeza que existem muitas mulheres passando pelas mesmas coisas e precisando de apoio, assim como você!

Ah, e use a área de comentários do post para deixar o seu relato e tornar o nosso conteúdo ainda mais especial para tantas mamães que contam com a gente!

mulher com barriga de primeira semana de gravidez sentada na cama

Cuidados para ter na primeira semana de gestação

É muito comum que as mulheres descubram a gravidez após a primeira semana de gestação, exceto se ela for planejada e já haja desconfiança imediata após o sexo.

Se é o seu caso, ou você desconfia e está buscando mais informações, entenda quais são os principais cuidados para ter logo nos primeiros dias, para que tudo ocorra da melhor maneira e você não tenha nenhuma surpresa.

1. Vá ao médico fazer o Pré-Natal

A consulta a um profissional especialista é a melhor maneira de sanar todas as dúvidas e obter orientações de forma segura. E como a informação nunca é demais, confira nosso guia para mãe de primeira viagem e descubra muitas coisas úteis sobre a maternidade.

Tomando esta atitude você estará preservando a sua saúde e a do bebê, desde o início da gestação. Nesse primeiro contato, o médico obstetra solicitará exames para avaliar e monitorar você e o bebê a partir deste momento.

Qualquer necessidade especial que a gestação exija, o médico será capaz de avaliar as condições e indicar os melhores tratamentos ou suplementações de forma preventiva para que você possa ter uma gravidez saudável.

gestante na primeira semana fazendo pré natal e ultrassom

2. Repense a sua rotina

Repensar a rotina não significa mudar completamente seus hábitos e compromissos por conta da gravidez. Pelo contrário, quanto mais você puder manter e levar a sua rotina ativamente, melhor. Algumas adaptações serão inevitáveis e conforme o tempo for passando, as mudanças ficarão cada vez maiores.

Haverá dias em que você não vai querer sair de casa, em outros não vai aguentar ficar dentro dela, o sono na gravidez aparece nas horas mais inadequadas e a fome também muda bastante.

O cuidado com a alimentação e os bons hábitos devem ser prioridade na rotina de uma gestante — vamos entender melhor como a alimentação impacta na sua saúde e na do bebê no próximo tópico.

mulher grávida fazendo alongamento

3. Cuide da sua alimentação

A alimentação durante a gravidez não precisa ser alterada completamente, mas é preciso levar em consideração principalmente os alimentos a serem evitados. Se você tem o hábito de consumir, repense e tente, pelo menos, diminuir o consumo de alguns alimentos como:

  • Os ultraprocessados;
  • Derivados de leite;
  • Embutidos;
  • Refrigerantes;
  • Alimentos com açúcar em excesso.

Para ter uma dieta para gestante personalizada, procure um nutricionista, informe todos os seus hábitos alimentares, apresente seus exames de pré-natal e, assim, ele poderá montar um cardápio exclusivo para as necessidades do seu organismo e o do bebê. Além disso, ter um acompanhamento é importante para fazer possíveis adaptações na alimentação durante a gravidez.

4. Comece a planejar as mudanças

Assim que você tiver a confirmação e entrar na primeira semana de gestação é fundamental começar a planejar as mudanças que ocorrerão na sua vida e na das pessoas a sua volta. O bom de descobrir a gravidez logo no início é ter um pouco mais de tempo para planejar as mudanças com mais calma.

São muitos detalhes para pensar, desde preparar o enxoval do bebê, renovar o seu guarda-roupa, marcar consultas com médicos especialistas, adaptar algumas coisas da rotina, anunciar a gravidez para família e amigos e muito mais.

E no meio disso tudo acontecerão muitos imprevistos. Por isso, mantenha a calma e leve o processo sempre de um ponto de vista positivo, pois apesar das dificuldades que podem surgir, esse sem dúvida será um período inesquecível na sua vida.

grávida sentada no sofá com cara pensativa e um papel e caneta na mão

5. Acompanhe o Blog da Brandili

Eu sou suspeita para falar, mas todo o conteúdo sobre gestação e maternidade que você encontra aqui no Blog são produzidos com muito carinho e pensados especialmente em tudo o que vocês passam, mamães.

Temos conteúdos sobre todas as fases da gestação, sobre as principais preocupações das grávidas e muitas dicas de ideias para chá revelação, o anúncio de nascimento e as dúvidas sobre os primeiros anos de maternidade. E não para por aí! Temos conteúdos sobre educação e comportamento infantil, e claro, moda infantil!

Para finalizar, vamos esclarecer algumas dúvidas comuns que surgem na primeira semana de gravidez, acompanhe!


Como saber se está grávida na primeira semana?

Para saber se você está grávida logo na primeira semana, é preciso fazer um teste de gravidez ou consultar um médico obstetra. Também é importante ficar atenta aos sinais do seu corpo como cólicas abdominais anormais ou muito intensas e mudança na coloração do corrimento vaginal, por exemplo.

Outros sintomas que podem surgir são a sensibilidade nas mamas, o sono excessivo e a alteração de humor.

mulher segurando teste de gravidez

Onde se localiza a cólica na primeira semana da gravidez?

As cólicas de gravidez costumam incomodar mais na região lombar, das costas ou no baixo ventre, abaixo da região do estômago. As dores são muito parecidas com as do período de TPM, porém podem ser mais frequentes e durar pelo menos até o atraso menstrual.

Você sabe se grávidas podem menstruar? Nem sempre a ausência da menstruação é um sinal certo da gravidez. É fundamental se informar e saber se pode acontecer com você.

Quais são as dores mais comuns no início da gravidez?

Na primeira semana de gravidez o corpo da mulher ainda não passou por muitas alterações físicas, mas as dores nas costas e as cólicas são os incômodos mais comuns do início da gestação.

Qual o tamanho do bebê na primeira semana de gestação?

Muito pequeno. Na primeira semana de gestação, o feto é apenas um embrião e tem uma medida aproximada de 0,15 mm. É literalmente o tamanho de uma sementinha bem pequenininha, como um grão de gergelim.


Agora que a sua jornada começou, pode contar com a Brandili para estar sempre bem informada sobre esse tema tão importante. Leia nosso conteúdo sobre todas as semanas de gestação e já comece a se preparar para as novidades que estão chegando!

E volte com frequência, estamos atualizando o blog com frequência e sempre tem post novo para você! Boa leitura!

5/5 - (Total de avaliações: 1)
Compartilhe:
Carla Bucci

Autor: Carla Bucci

Graduada em Jornalismo pela Universidade Regional de Blumenau (FURB), reside na cidade de Blumenau. É apaixonada por moda e pelo desenvolvimento de textos criativos. Para achar as melhores pautas do universo infantil, está sempre ligada nas redes sociais.

Deixe um comentário