Veja dicas de como vestir o bebê no verão e no inverno

Seja mamãe e papai de primeira viagem ou até mesmo quando já está no segundo ou terceiro filho, é normal ter dúvida se o neném está com frio ou com calor, já que eles não falam. Mas afinal de contas, como vestir o bebê com o conforto térmico que ele precisa?

Além das mudanças de temperatura ao longo do dia e durante as estações do ano, os bebês têm uma temperatura corporal diferente dos adultos, por conta do sistema termorregulador, principalmente nos primeiros 6 meses de vida. Por isso é importante que eles estejam sempre bem agasalhados. 

De acordo com a Academia Americana de Pediatria a melhor maneira de vestir os bebês para que eles não passem muito frio e nem fiquem suados de calor é usar a técnica das camadas, assim, se esfriar basta inserir mais uma peça e se esquentar é só retirar.

bebe sorrindo

Como saber se o neném está com frio ou com calor?

Mesmo ainda não falando por meio da comunicação verbal, os bebês apresentam alguns sinais que podem mostrar às mamães e papais o que eles estão sentindo, por isso, é de extrema importância estar sempre atento.

Alguns bebês costumam apresentar sinais de irritação, como o choro, já outros podem não manifestar nada, então para te ajudar, vamos te ensinar alguns truques muito úteis na hora de identificar a temperatura corporal do seu neném.

Sinais de calor

  • Bochechas vermelhas;
  • Tórax e barriguinha quentes;
  • Cabelinho próximo a nuca molhado de suor.

Sinais de frio

  • Tremor;
  • Palidez na pele;
  • Pele com livedo, aspecto rendilhado.

Tanto para identificar o frio quanto para identificar o calor, a melhor maneira é sentir a temperatura nas costas, barriga e tronco do bebê. É comum que algumas pessoas façam essa verificação nos pezinhos e mãozinhas, mas isso não é indicado, já que normalmente essas regiões de extremidades costumam ser mais frias que o restante do corpinho do neném.

Além de identificar o frio ou o calor, os sinais não verbais dos bebês também servem para mostrar que eles estão com fome ou que a fralda precisa ser trocada. Se quiser saber um pouco mais sobre o assunto, temos um post sobre esses sinais dos nenéns, não deixe de conferir!

O que vestir de acordo com a temperatura?

Agora que você já sabe como identificar sinais de calor ou de frio no corpinho do neném, preparamos uma listinha com as roupas mais indicadas para cada temperatura.

Como em um único dia a temperatura pode oscilar, com o dia amanhecendo mais friozinho e terminando mais quente, nossa lista está dividida por clima e não por estação.

bebê com ursinho de pelucia

Temperatura acima de 27º

Para aqueles dias de maior calor, o bebê deve ficar o mais fresquinho possível, então o body de manga curta é a melhor opção. Se preferir, o neném pode ficar apenas de fralda. Dê preferência para tecidos frescos e leves. Fique de olho também na largura da roupinha, pois peças muito apertadas podem deixar o bebê inquieto. 

Temperatura entre 25º e 26º

Aqui você já pode adicionar mais uma peça, então body de manga curta e uma bermudinha já serão o suficiente para que o bebê não fique exposto.

Temperatura entre 23º e 24º

Quando a temperatura chega entre 23º e 24º é o momento de ficar mais alerta e começar a agasalhar mais o neném. Aqui, um macacão de manga comprida já protege do vento frio e não deixa o bebê com calor.

Temperatura entre 21º e 22º

Sabe quando a temperatura fica amena, naquele clima agradável? Esse é o momento perfeito para vestir o bebê com um body de manga curta e um macacão de manga comprida por cima.

Temperatura entre 19º e 20º

Tá esfriando! A combinação de body de manga comprida com macacão também de manga comprida é a melhor dupla para manter o neném quentinho e confortável.

Temperatura entre 16º e 18º

Esse é o momento que o clima cai um pouco mais, então é necessário colocar mais algumas camadas. Body de manga comprida e calça comprida ficam por baixo do macacão. Para que a temperatura corporal do neném fique mais controlada, coloque também um par de meias. 

Temperatura abaixo de 15º

Quando o clima fica abaixo de 15º é sinal de que o frio chegou, então o máximo de camadas possível é o ideal para que o neném fique bem agasalhado. Body de manga e calça comprida, macacão e casaquinho por cima são ótimas opções. Além disso, meia, luvinha e touquinha devem ser adicionados.

Dica

Em todas as temperaturas, o ideal é optar sempre por roupinhas em tecido 100% algodão, que além de não irritar a pele do neném e não dar alergias, é fresquinho para o calor e quentinho para o frio. 

Macacões e casaquinhos podem ser encontrados em outros tecidos como o fleece, que é bem quentinho. Já que ficarão por cima de outras camadas, eles não entrarão em contato direto com a pele do bebê.

Agasalhar o bebê de maneira correta também ajuda a evitar resfriados e outras doenças. Temos um post que fala sobre alguns cuidados que devem ser tomados no frio para que a saúde das crianças fique em dia.

criança sorrindo

Os bebês podem ficar no ar condicionado?

Essa é outra dúvida bastante recorrente, principalmente para as mamães e papais que moram em regiões mais quentes, em que o uso do ar condicionado acaba sendo essencial para evitar o calor.

Alguns pediatras e alergistas acreditam que não é muito recomendável que o bebê fique exposto ao ar condicionado. Mas isso não é uma regra. 

Então, caso esteja muito calor, esteja atento ao filtro do aparelho, que deve estar sempre limpo e a manutenção deve ser feita com frequência para evitar alergias e problemas respiratórios. Além disso, a temperatura do ar também é um ponto de atenção, então deixe a temperatura sempre agradável. 

Mas lembre-se, mesmo no calor o bebê deve estar bem agasalhado para ficar no ar condicionado. Temos mais dicas sobre como vestir o bebê para dormir no ar geladinho, continue a leitura por lá e garanta a saúde dos pequenos.

O ventilador também pode ser usado, desde que não fique com o vento diretamente no neném. Faça a limpeza frequente das palhetas e grades do ventilador para retirar o acúmulo de poeiras e outros resíduos que podem causar alergias.

Gostou das dicas? Agora ficará muito mais fácil identificar se o seu bebê está com frio ou com calor e vesti-lo de maneira confortável e bem agasalhada será uma tarefa descomplicada!

Aproveite também para ler o nosso conteúdo sobre as fases do desenvolvimento da linguagem infantil. Até o próximo post!

Fonte (imagens):
https://www.pexels.com/pt-br/foto/mulher-carregando-um-bebe-3242264/

Equipe Brandili

Escrito por Equipe Brandili

A Brandili é muito mais do que uma fábrica de roupas, é uma empresa que trabalha com amor, carinho e muita dedicação.

Comente!

Assuntos Relacionados