Início » Maternidade » Descubra a melhor idade para engravidar com a Brandili!

Descubra a melhor idade para engravidar com a Brandili!

6 minutos de leitura

A melhor idade para engravidar é antes dos 35 anos. Por isso, não existe uma idade certa para ter uma gestação tranquila. O que mais influencia é a particularidade do organismo de cada mulher, que vai reagir de maneira única e especial durante a gestação.

A sugestão de que até os 35 anos é a melhor fase da vida para ter um filho é da Doutora Juliana Amato, em artigo publicado no site da Clínica de Reprodução Humana e Fertilidade, que ainda ressalta a dificuldade de engravidar após os 37 anos, por conta da escassez de óvulos produzidos pelo organismo.

mulher grávida sorri ao lado do filho mais velho

Vamos entender, então, quais os fatores a serem considerados para determinar a melhor idade para engravidar, quais os pontos importantes para ter uma gravidez segura e tranquila em diferentes idades, e uma tabela de idades para engravidar com as principais informações sobre fertilidade, riscos e complicações de cada fase da vida.

E claro, não poderíamos deixar de dar algumas dicas para planejar a gravidez com calma, independentemente da sua idade. Boa leitura!

Principais fatores para determinar a melhor idade para engravidar

Ao decidir a melhor idade para engravidar, é importante considerar uma série de fatores individuais e particulares. Primeiramente, leve em consideração a sua saúde.

casal sorridente segurando imagem do ultrassom

Se você ainda é jovem e está entre os 20 e 30 anos, sua saúde reprodutiva deve estar a todo vapor. Logo, você tem ótimas chances de engravidar e poder acompanhar todas as suas semanas de gestação de forma tranquila e saudável.

No entanto, uma gravidez depois dos 30 anos pode garantir uma estabilidade emocional e financeira maior, o que pode ser um ponto positivo quando o assunto é cuidar de um bebê e criar um filho.

O ponto mais importante que você deve considerar na hora de decidir ter um bebê, é o seu desejo pessoal de ser mãe e também a consciência da decisão. Converse bastante com o seu parceiro e com a sua rede de apoio para poder realizar o seu sonho com direito a todas as alegrias que uma mamãe merece ter.

É arriscado ter filhos com 36 anos?

A partir dos 35 anos, a fertilidade feminina começa a diminuir gradualmente. Com isso, a probabilidade de enfrentar dificuldade para engravidar e de ter complicações durante a gestação aumentam consideravelmente. Diabetes gestacional e pressão alta são alguns dos problemas comuns enfrentados por gestantes mais velhas.

obstetra examina a circunferência da barriga de uma mulher grávida

Caso você queira engravidar após os 35 anos, ou esteja na segunda, ou terceira gestação, o ideal é buscar um acompanhamento médico adequado e especializado para ter ciência de todas as possibilidades e riscos envolvidos conforme as condições do seu organismo.

Riscos e complicações associados à gravidez em diferentes idades

A maternidade tardia está diretamente ligada a um risco maior de complicações durante o processo, conforme o relato de um médico especialista publicado em artigo da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). Mulheres acima dos 35 anos têm uma probabilidade maior de desenvolver problemas como a pré-eclâmpsia, o descolamento prematuro de placenta e o parto prematuro.

médico examina mulher grávida

Além disso, existe um aumento significativo no risco de anomalias cromossômicas no feto, como a Síndrome de Down.

Por outro lado, a gravidez na adolescência pode ser um processo com muitos desafios para as mulheres mais novas. Elas também correm risco de parto prematuro, abandono da vida escolar e alto índice de doenças emocionais, principalmente, após o nascimento, como alerta o portal de notícias do Ministério da Saúde.

Por isso, mulheres, é tão importante estar ciente dos riscos e consequências associados à idade materna. Procurem tomar decisões baseadas em informações confiáveis para saber qual a melhor idade para você engravidar.

Tabela de idades para engravidar

Para te ajudar a entender melhor as diferentes considerações relacionadas às idades para engravidar, montamos uma tabela com informações sobre a fertilidade em cada fase e os riscos e complicações associados à gestação em determinada idade.

mãe grávida brinca no quarto com a filha mais velha

Ela pode servir como um guia informativo para que você entenda basicamente as possibilidades de engravidar antes dos 30 e os riscos e cuidados da gravidez aos 40. Acompanhe:

IDADE FERTILIDADE CHANCE DE ENGRAVIDAR RISCOS E COMPLICAÇÕES
20 – 24 Alta 25% Baixo risco de problemas cromossômicos no feto
25 – 29 Alta 20% Baixo risco de complicações na gestação
30 – 34 Diminuindo lentamente 15% Pode haver dificuldade para engravidar
35 – 39 Diminuindo rapidamente 10% Aumentam os riscos de complicações durante a gravidez
40 + Baixa 5% Alto risco de problemas cromossômicos no feto

São dados simples para te orientar durante o processo e ajudar a encontrar mais informações que ajudem a tomar a melhor decisão para você e o bebê.

Dicas para planejar a gravidez em diferentes idades

Como prometido, vamos deixar aqui algumas dicas para que você possa fazer um planejamento cuidadoso e ter uma gravidez saudável. Aproveite!

mulher grávida sorri ao olhar peça do enxoval

  • Consulte o médico regularmente: independentemente da sua idade, é fundamental consultar um médico antes ou logo que você esteja com suspeita de gravidez para garantir a orientação adequada conforme o seu estado de saúde no momento;
  • Tenha um estilo de vida saudável: mantenha hábitos saudáveis na sua rotina sempre. Às vezes, a vida pode te surpreender e é importante que você esteja sempre preparada e buscando o seu melhor, principalmente se a intenção de engravidar já existe em seus planos;
  • Conte com uma rede de apoio: uma gravidez, independentemente da idade, sempre será um processo emocionalmente desafiador. Busque apoio emocional, forme uma rede de apoio e tenha amigos, familiares e profissionais de confiança, como uma doula por perto, para poder ficar mais tranquila.

Enfim, não há uma resposta única para determinar a idade ideal para engravidar. Cada uma de nós, mulheres, podemos ser definidas como um universo incrível e único. Justamente por conta disso, temos nossas próprias circunstâncias, características, desejos e anseios.


Leve em consideração todos os fatores que compartilhamos com você neste conteúdo e lembre-se que a decisão de se tornar mãe é sua e deve ser tomada com base nos seus princípios, valores, necessidades e desejos.

Vá em busca dos seus sonhos e busque o que faz sentido e o que trará realização para a sua vida. Não dê tanta importância às expectativas dos outros e siga o seu coração.

Aproveite e conheça todos os tipos de parto para já ir pensando nas possibilidades e nos recursos disponíveis para o momento. Boa sorte na sua jornada, mamãe!

Avalie este post
Compartilhe:
Jefferson Back

Autor: Jefferson Back

Graduado em Publicidade e Propaganda pela Unisociesc Blumenau, atua no universo digital há quase dez anos. Pós-graduando em Neuromarketing e Brandsense pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), é fascinado pelo mundo da comunicação e comportamento humano.

Deixe um comentário