Início » Dicas » Como desentupir o nariz do bebê rápido e com segurança

Como desentupir o nariz do bebê rápido e com segurança

7 minutos de leitura

Uma das maneiras mais eficazes de desentupir o nariz do bebê e das crianças é usando uma seringa de bulbo para aspirar as secreções. Um banho morno e algumas gotas de soro fisiológico também podem ajudar a reduzir esse sintoma tão incômodo.

Desentupir o nariz do seu filho é uma das coisas importantes que você deve saber fazer para garantir a saúde e o bem-estar dele. Assim como os dentes nascendo, esse é um dos desconfortos mais comuns nos primeiros meses de vida.

No entanto, é importante fazer isso com segurança, pois nem sempre o entupimento é causado por secreções e, antes de tomar qualquer atitude, é preciso analisar a situação e entender as causas do entupimento do nariz do bebê.

Por isso, montei um conteúdo com dicas que servem para diversas situações diferentes, pois é sempre bom ter vários recursos para usar quando o assunto é a saúde do seu bebê. Aproveite!

1. Use uma seringa de bulbo para aspirar as secreções

Vamos lá! As seringas de bulbo são um recurso eficiente, que tem se tornado cada vez mais popular entre as mães de bebês. Como eles ainda não têm consciência da respiração e não conseguem expelir o catarro de forma consciente, é preciso de alguma maneira.

 

 

criança limpa o nariz com lenço de papel

 

No caso de secreções causadas por gripes e resfriados, a seringa é o instrumento mais recomendado, pois suga delicadamente as secreções que impedem o fluxo respiratório das crianças e podem até causar mau hálito nas crianças. O único cuidado que você deve ter é não apertar a seringa com a ponta dentro da narina, pois isso pode acabar empurrando a secreção de volta para a garganta, causando incômodos.

2. Aplique gotas de soro fisiológico para desentupir o nariz rápido

O soro fisiológico é outro recurso que pode ajudar bastante em casos de entupimento do nariz devido ao excesso de secreções. Algumas gotas em cada narina facilitam a fluidificação do catarro, favorecendo a eliminação natural do organismo. Outra opção é associar o soro ao uso da seringa de bulbo para facilitar ainda mais o processo.

 

mãe desentope o nariz da bebê com seringa

 

É importante ressaltar que, para saber se esse é o método mais adequado para o caso do seu filho, você consulte o seu médico e entenda exatamente como fazer a aplicação se não tiver segurança para tal.

Se você notar que mesmo depois do nariz desentupido o bebê ainda continua demandando muita atenção, pode ser que ele seja um bebê high need, e você precisa aprender a lidar com algumas características específicas; por isso, é importante sempre buscar novas informações.

3. Dê um banho morno em um ambiente úmido

O vapor da água morna também pode ser bastante eficiente para fluidificar as secreções, colaborando no desentupimento do nariz de maneira rápida. O contato com a água também favorece a eliminação do muco.

 

bebê tomando banho de banheira ao ar livre

 

Além disso, o banho morno pode proporcionar um momento de alívio e relaxamento, reduzindo a irritação e o desconforto causados pela congestão nasal. Aproveite o momento e faça uma massagem Shantala para promover ainda mais bem-estar e serenidade nas crianças.

Você também pode adicionar algumas gotas de óleo de eucalipto na água do banho, pois ele possui propriedades descongestionantes e expectorantes, soltando facilmente o muco acumulado nas vias respiratórias.

4. Mantenha a cabeça da criança levemente elevada

Elevar a cabeça do bebê e das crianças também pode ser um método eficaz para desentupir o nariz e aliviar a congestão nasal. Existem diversos benefícios em adotar essa técnica simples e segura.

 

pai segura um bebê sorridente

 

A posição deitada pode agravar o problema, pois a secreção tende a se acumular nas vias aéreas superiores. Ao elevar a cabeça, seja no seu colo ou usando um travesseiro para melhorar a inclinação, o muco tende a descer e sair.

Esse processo simples pode ajudar a drenar o muco das vias aéreas e facilitar a respiração, colaborando para um sono mais tranquilo, principalmente nos melhores horários para o bebê dormir à noite.

5. Evite ambientes com odores irritantes

Além das secreções causadas por gripes e resfriados que entopem o nariz, a sensibilidade a odores muito fortes também pode ser uma causa de congestão. Certifique-se de que o ambiente onde as crianças costumam ficar e os lugares onde vocês frequentam estejam livres de cheiros irritantes como poeira, fumaça, pelos de animais e produtos perfumados.

 

menina coça o nariz enquanto brinca ao ar livre

 

O nariz dos bebês é muito sensível e qualquer cheiro incômodo pode causar espirros e até o entupimento das narinas. Outro ponto importante para ficar atento nesse aspecto é não expor as crianças com frequência a odores muito fortes, pois isso pode causar o desenvolvimento de doenças e alergias respiratórias no futuro.

6. Faça nebulização com soro fisiológico

A nebulização com soro fisiológico é frequentemente recomendada como um método seguro, que ajuda a desentupir o nariz super rápido. Isso acontece por conta de alguns fatores como:

 

menino usa o nebulizador para limpar o nariz

 

  • Hidratação das vias respiratórias: o soro fisiológico ajuda a umidificar as passagens nasais, aliviando o ressecamento e facilitando a remoção do muco;
  • Diluição do muco: A nebulização ajuda a diluir o catarro acumulado, tornando-o mais fácil de ser eliminado pelas vias respiratórias;
  • Desobstrução nasal: o soro ajuda a soltar e remover a secreção, desobstruindo o nariz e melhorando a respiração;

Em todo caso, lembre-se que seu filho é único, e é sempre aconselhável consultar um pediatra antes de iniciar qualquer procedimento para desentupir o nariz. Um profissional qualificado poderá te dar orientações específicas e adequadas para o caso em particular.

7. Aromatize o ambiente com cheiros refrescantes

Para finalizar nossa lista, uma dica especial e relaxante. Aromatizar o ambiente com cheiros refrescantes também pode colaborar no desentupimento do nariz das crianças. O uso de óleos essenciais em difusores de ambiente é uma opção natural e segura para aliviar a congestão nasal.

 

crianças brincam em cabana em casa

 

Uma sugestão é o óleo essencial de hortelã-pimenta (Mentha piperita), rico em mentol extraído do caule e das folhas da planta. Ele possui propriedades descongestionantes que ajudam a abrir as vias respiratórias e aliviam a congestão.

Não use o óleo essencial diretamente na pele do bebê, exceto por orientação médica. As sugestões que selecionei possuem um caráter informativo para que você encontre maneiras de ajudar a manter a saúde das crianças com conteúdos relevantes e de confiança.

Quais são as principais causas do nariz entupido em bebês e crianças

Como mãe, com certeza, isso é motivo de preocupação e, às vezes, você deve se perguntar se o nariz entupido não pode ser alguma coisa mais grave.

 

mae sorri olhando para o computador ao lado da filha

 

Outra dúvida super comum é querer saber se as crianças e, principalmente, os bebês podem sufocar com o nariz entupido. A resposta é muito raramente, e existem algumas situações em que a congestão nasal pode ser um problema. Na grande maioria dos casos, é possível resolver o problema com as soluções práticas e simples e são coisas normais que acontecem nos primeiros meses de vida.

Entre as principais causas do nariz entupido estão as gripes e resfriados sazonais, que costumam aparecer todos os anos no inverno; as alergias, que devem ser tratadas com mais cuidado e seriedade; e o crescimento dos tecidos no interior do nariz, que é comum e some com o passar do tempo.

Quando buscar ajuda médica para o nariz entupido do bebê e das crianças

Em alguns casos, o nariz entupido pode ser um sinal de alguma infecção mais grave. É muito importante sempre ficar atento aos sintomas e se a criança apresentar febre, tosse, espirros ou muita dificuldade em respirar, é importante procurar um médico imediatamente.

 

Médico em clínica sentado em maca com criança ao lado segurando urso de brinquedo

 

Como falei anteriormente, expor os bebês a certas condições inapropriadas pode colaborar, inclusive, no desenvolvimento de doenças respiratórias que podem comprometer algumas atividades das crianças no futuro. Leve em consideração todos os cuidados possíveis, principalmente com os bebês recém-nascidos, para garantir um crescimento e um desenvolvimento saudável e aproveitar o melhor da infância.

Aproveite e leia também o post sobre o que fazer quando o bebê tem sono e não dorme. Esse é um problema normal e existem maneiras simples e eficientes de amenizar a situação. Boa leitura!

Avalie este post
Compartilhe:
Jefferson Back

Autor: Jefferson Back

Graduado em Publicidade e Propaganda pela Unisociesc Blumenau, atua no universo digital há quase dez anos. Pós-graduando em Neuromarketing e Brandsense pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), é fascinado pelo mundo da comunicação e comportamento humano.

Deixe um comentário