Início » Gravidez » Primeiras 3 semanas de gestação: sintomas, cuidados e mais

Primeiras 3 semanas de gestação: sintomas, cuidados e mais

6 minutos de leitura

Você conhece todas as informações sobre a terceira semana de gestação? Nesse período, muitas mulheres sequer sabem que estão grávidas, já que o comum é que os primeiros sintomas comecem a aparecer a partir da 6ª semana de gravidez. No entanto, é muito importante conhecer informações que podem ser motivo de dúvida.

No post de hoje, iremos apresentar as principais dúvidas que muitas mamães têm a respeito das três primeiras semanas de gestação. São questões a respeito do desenvolvimento do bebê, sintomas que podem ou não surgir, quais são as mudanças no corpo da mulher e muito mais. Continue a leitura e confira tudo sobre o assunto!

Como é o desenvolvimento do bebê com 3 semanas de gravidez?

No período de 3 semanas, ainda não há a existência de placenta, o embrião acaba se comportando de forma independente dentro da mãe, mesmo precisando totalmente do corpo da mulher para se desenvolver. É somente com 12 semanas que a placenta será formada, e aí o bebê se torna ainda mais dependente, necessitando de mais oxigênio, sangue e outros nutrientes.

menina beija a barria da mãe grávida

 

A terceira semana é marcada pelo desenvolvimento dos músculos, tecido ósseo, vasos sanguíneos e até do coração. Esse período é conhecido como fase embrionária, se estendendo até a 8ª semana de gravidez.

O embrião fornece uma mensagem ao cérebro informando a sua presença por meio de um hormônio chamado beta HCG, que é o responsável por inibir as próximas menstruações. Ele também tem outra importância durante a gestação, pois ajuda a controlar os níveis de progesterona que evitam contrações e a expulsão do embrião antes do tempo adequado.

Você pode se interessar: É normal não sentir enjoo na gravidez? Descubra a verdade

O que ocorre com o corpo da mulher com 3 semanas de gravidez?

Outra grande dúvida que pode surgir é a respeito do corpo da mulher com 3 semanas de gravidez. Nessa fase da gestação, é bem difícil a mulher sentir algum tipo de sintoma, já que o embrião está começando a se desenvolver. Algumas também podem apresentar certa resistência à variação hormonal nesse período.

 

mulher grávida toma um suco com a filha mais velha

 

Mas as aparências podem enganar, por mais que muitas não sintam nada, o corpo está produzindo muito mais hormônios do que o habitual. Em alguns casos, é comum aparecer um pequeno sangramento, que ocorre devido à nidação, ou seja, a implantação do embrião no útero, indicando o início da gestação.

Outros sinais como enjoo, maior sensibilidade e inchaço também podem começar a aparecer na terceira semana de gravidez. É possível já confirmar a gestação com um teste de gravidez, que realiza a medição do hormônio beta HCG, que só é produzido durante uma gestação.

É possível sentir o bebê com 3 semanas?

Na terceira semana de gravidez, a mulher dificilmente vai sentir algo fora do habitual. Mas, devido à alteração hormonal, é possível que ela comece a ficar um pouco enjoada e mais sensível emocionalmente.

 

grávida deitada no sofá acariciando a própria barriga

 

Não é possível sentir o bebê se mexendo durante a terceira semana, pois ele só estará desenvolvido completamente para começar a se movimentar entre a 16ª e a 20ª semana de gestação.

Os sintomas desse período podem passar despercebidos pela futura mamãe, já que os mesmos podem ser relacionados àqueles que ela já sente durante a menstruação.

Estou grávida de 3 semanas e sinto cólicas, é normal?

A cólica é um sintoma que pode acompanhar a grávida durante todo o processo gestacional, principalmente no início da gravidez. As cólicas são mais comuns devido ao crescimento do embrião e à adaptação do útero da mãe. Elas podem voltar a aumentar no final da gravidez, quando o bebê estiver pronto para nascer, dando início ao trabalho de parto.

 

grávida de três semanas sentada sobre a cama enquanto toma suplementos alimentares

 

Além desse sintoma, as dores nas costas também são muito comuns. Para te ajudar nesse quesito, nós preparamos um conteúdo especial com dicas de como aliviar a dor nas costas durante a gravidez. Veja as dicas e saiba como amenizar e aliviar o incômodo!

Como fica o colo do útero com 3 semanas de gravidez?

Podemos dizer tecnicamente que, durante as duas primeiras semanas de gestação, a mulher ainda não está grávida, porque ainda não ovulou. Entre a 2ª e a 3ª semana, os espermatozoides que encontrarem o óvulo podem fecundá-lo, começando a se dividir e a originar o embrião.

 

grávida deitada de lado enquanto observa um ultrassom

 

O colo do útero começa a passar por mudanças significativas pela grande mudança hormonal no corpo da mulher. Conhecido como sinal de Goodell, é o momento onde ocorre o amolecimento do colo do útero e da vagina, sendo geralmente um dos primeiros sinais indicadores de gravidez.

À medida que a gravidez avança, o colo do útero se torna mais firme e se fecha para formar um escudo conhecido como tampão mucoso. Esse tampão funciona como uma barreira protetora para o feto, impedindo a entrada de bactérias e outras substâncias estranhas no útero.

Cuidados necessários com 3 semanas de gestação

O início da gravidez pode ser uma experiência difícil, principalmente para as mamães de primeira viagem. Confira algumas dicas e cuidados úteis para te ajudar a passar por tudo de maneira mais leve e tranquila:

 

gravida sentada em bola de ioga enquanto ouve musica

 

Cansaço e sono

No começo da gravidez, é bem provável que você passe o dia todo com bastante sono. Isso ocorre devido ao aumento dos níveis de progesterona, hormônio feminino que ajuda a controlar o seu ciclo reprodutivo.

 

grávida de duas semanas deitada sobre o sofá

 

A progesterona pode transformar o seu cotidiano comum do dia a dia em uma maratona. É comum que você se sinta mais cansada do que o habitual e sinta vontade de deitar e tirar um bom cochilo. À noite, o inverso acontece e você pode ter dificuldade para dormir, o que te deixa ainda mais sonolenta durante o dia.

A dica é descansar sempre que possível, mesmo quando você não consegue dormir durante o dia. Controlar a ansiedade na gravidez também é um passo muito importante para que você consiga dormir melhor.

Procure ajuda médica

Ao descobrir a gravidez, é necessário que você procure a ajuda de um médico especializado para fazer todo o acompanhamento da sua gestação. É importante que isso aconteça o quanto antes, para o bem e a segurança do bebê tanto quanto para o seu.

 

obstetra afere a pressão de mulher grávida

 

Durma do lado esquerdo

Outra dica importante que você pode começar a fazer no início da gestação é dormir para o lado esquerdo. Isso mesmo, essa posição auxilia no fluxo de sangue e de nutrientes para o bebê e o útero, além de ajudar os rins a se livrarem das toxinas e do líquido que se acumulam no corpo.

Mulher deitada na cama utilizando notebook

É indicado que você comece a se acostumar nessa posição o quanto antes, assim, será mais fácil dormir quando a sua barriga começar a crescer.


Esperamos que o conteúdo de hoje tenha sido útil para você entender as principais informações da terceira semana de gravidez. Aqui no blog, você encontra vários conteúdos sobre gestação que podem te ajudar a passar as semanas com mais conforto e tranquilidade.

Caso tenha interesse, confira também um conteúdo que preparamos com dicas de como recuperar a autoestima durante e depois da gravidez. Confira!

Até a próxima!

Avalie este post
Compartilhe:
Carla Bucci

Autor: Carla Bucci

Graduada em Jornalismo pela Universidade Regional de Blumenau (FURB), reside na cidade de Blumenau. É apaixonada por moda e pelo desenvolvimento de textos criativos. Para achar as melhores pautas do universo infantil, está sempre ligada nas redes sociais.

Deixe um comentário