Início » Datas comemorativas » Chá de bebê – guia completo para organizar o seu

Chá de bebê – guia completo para organizar o seu

12 minutos de leitura

O chá de bebê é um dos eventos que as mamães e os papais mais esperam durante o período de gestação. Nessa ocasião, os amigos e parentes ajudam a montar o enxoval e preparar a chegada do novo membro da família. Por esse motivo, a data precisa ser muito especial.

Planejar esse tipo de evento pode não ser uma tarefa fácil, não é à toa que existem empresas especializadas nisso. Porém, você não precisa, necessariamente, recorrer à ajuda de profissionais. Com planejamento e este guia completo, será possível organizar o seu chá de bebê!

Neste post do blog Moda Infantil, você vai ver como o evento funciona, o que é necessário para fazer um, como organizar gastando pouco, lista de presentes e muito mais! Vamos lá?

Como funciona o chá de bebê?

O chá de bebê funciona como qualquer outro evento do tipo “chá”, com brincadeiras e dinâmicas, comidas e lista de presentes. A decoração pode ter um tema infantil, como safári.

Outra opção é recorrer aos temas mais neutros e com uma paleta de cores unissex.

Especificamente nessa festa, as mamães e papais pedem mimos que serão usados pelo bebê (vamos contar o que pedir daqui a pouco). Já com relação às dinâmicas, veja o que é possível fazer:

  • A mamãe e o papai têm que adivinhar quem deu cada presente a partir de uma dica;
  • Batata-quente com fralda, as pessoas vão sendo eliminadas e quem ficar por último vence;
  • Fazer um “teste cego” para adivinhar o sabor das papinhas;
  • Cada convidado escreve mensagens anônimas para o bebê e, a cada leitura, o autor se identifica e lê a próxima;
  • Entre muitas outras!

No caso da “batata-quente com fraldas”, a brincadeira consiste nos participantes irem passando o objeto para a pessoa que está do lado enquanto dizem “batata-quente” e repetem a palavra quente até alguém dizer “queimou”. A pessoa que estiver com o objeto na mão neste momento é eliminada.

Antes de ver a festa acontecendo, há muito planejamento anterior. Por isso, fique neste post e veja como se planejar para um chá de bebê.

O que precisa para fazer um chá de bebê?

Um bom chá de bebê precisa ter decoração temática, convidados que façam sentido para os papais e muita disposição para fazer tudo funcionar. Os demais itens são planejados conforme o orçamento e o gosto do casal.

Veja sete coisas que não podem faltar no chá de bebê:

1. Decoração temática

A decoração do chá de bebê pode, ou não, estar ligada ao gênero da criança. Nessa hora, a criatividade e o gosto da mamãe e do papai devem fluir. Por exemplo, se o casal for fanático por futebol, por que não fazer uma festa com tema do time do coração?

Apesar do tema da festa ser importante, não se deve gastar muita energia com ele. O que é fundamental é que os convidados se sintam bem, divirtam-se e recebam o novo filho da melhor forma possível.

Decoração temática dos docinhos para chá de bebê

2. Lista de convidados

Por falar nos convidados, eles são uma parte fundamental do seu evento. Lembre-se de chamar pessoas que realmente são importantes para você.

Antigamente, só mulheres eram chamadas para o chá de bebê, mas as coisas estão mudando e você pode chamar quem quiser.

Inclusive, recomendamos que chame os amigos do papai também. Além de diversificar a dinâmica do evento – e trazer mais presentes –, isso mostra para o papai que ele pode (e deve) estar presente nos acontecimentos da vida da criança.

3. Convites

Os convites podem ser feitos digitalmente ou impressos. Escolher entre cada um deles vai depender de dois fatores determinantes: preferência e orçamento.

Quanto ao seu gosto, você pode preferir entregar um convite digital – via WhatsApp, por exemplo – para deixar tudo mais dinâmico e prático. Já a versão em papel serve como uma lembrança e dá um toque todo especial.

Daqui a pouco, vamos falar de outras vantagens dos convites digitais. Se você quer economizar com o evento, não perca!

4. Local

A escolha do local depende do número de convidados e do orçamento disponível, claro. Aliás, esses fatores estão diretamente ligados – chamar mais gente significa um investimento maior.

As opções mais comuns são: salão de festas do condomínio, buffet infantil, chácara e casa de alguém próximo.

5. Lista de presentes

O chá de bebê é um evento pensado, principalmente, para ajudar os pais a montar o enxoval do bebê. Por isso, montar uma lista de presentes é importante para não receber muitos itens parecidos e para não ficar faltando nada.

Chapéu de crochê de ursinho, camiseta florida, sapatinhos e outros presentes para bebê menina.

Um dos itens mais pedidos em chás de bebê são as fraldas. Porém, você sabe quantas delas pedir? Veja a nossa calculadora de fraldas e planeje a sua lista de presentes!

6. Cardápio

A solução mais prática para decidir o que servir no chá de bebê é recorrer a docinhos, salgadinhos e comidas típicas de festa.

Além disso, lembre-se de fazer/encomendar um bolo temático e oferecer bebidas com e sem álcool para acompanhar. Ah, para garantir que todos vão curtir os comes e bebes, é bacana perguntar se os convidados possuem alguma restrição alimentar.

Outro ponto importante é ter sempre um plano B. Afinal, imprevistos com fornecedores acontecem. Para evitar estresse no dia do evento, já tenha uma segunda opção de comida (por exemplo, um delivery bom e rápido de pizzas) caso alguma coisa fuja do controle.

7. Lembrancinhas

As lembrancinhas para chá de bebê ajudam a tornar esse dia muito mais especial. Elas deixam a data marcada para todos os convidados.

Por isso, dê presentinhos para os convidados – se possível, de uma forma que tenha ligação com o tema escolhido. Outra opção é optar por fotos instantâneas, do tipo Instax ou Polaroid. Cada convidado tira uma com o papai, a mamãe e o bebê – que está na barriga.

Biscoitos e doces decorados para festa de bebê

Outra ideia legal para quem quer arrecadar dinheiro para as fraldas é recorrer ao chá rifa. Além disso, é possível ter um evento assim gastando pouco. Basta planejar e saber onde cortar os custos. Veja algumas dicas de como fazer isso no próximo tópico:

Como fazer chá de bebê simples e barato?

Para fazer um chá de bebê simples e barato, é preciso ter uma coisa em mente: planejamento. Com isso, é possível cortar gastos, fazer cotações e ter soluções criativas de modo a respeitar o orçamento.

Veja como organizar um chá de bebê gastando pouco:

1. Fique de olho no orçamento

O primeiro passo do planejamento de uma festa gastando pouco é o orçamento. Depois de decidir quanto você pode investir no evento, é possível delimitar quanto cada “setor” do chá precisará. Além disso, lembre-se de ficar atenta a possíveis gastos extras como mudanças de valores e eventuais imprevistos.

2. Reduza os convidados

Uma coisa é comum a todos os tipos de festa: quanto mais convidados, mais gastos você terá. Por isso, se você quer gastar pouco, tenha uma lista de convidados reduzida, só com as pessoas mais próximas e significativas. Assim, além de economizar, é possível ter um evento muito mais intimista.

Você está gostando do post? Então, veja como organizar a rotina do recém-nascido e já comece a se planejar!

3. Chame os amigos para ajudar

Ter gente disposta a ajudar na decoração da festa é uma ótima forma de reduzir custos. Com isso, os amigos e amigas podem ajudar a montar o espaço, o cardápio e, até mesmo, na hora de limpar.

Dessa maneira, você vai economizar o dinheiro que seria destinado a estas tarefas. Então, não tenha vergonha de pedir ajuda e tenha certeza de que as pessoas farão isso com muito amor!

4. Pegue itens emprestados

Um dos maiores gastos na decoração das festas é com itens específicos para o tema. Por exemplo, boleiras, aluguel de mesas e afins. Você não precisa comprar tudo novo ou alugar a mesa central.

Provavelmente, algum convidado ou convidada já deve ter comprado estes acessórios e que, agora, estão parados no armário. Então, peça emprestado e dê um novo uso para cada um deles.

5. Escolha uma decoração mais barata

Ainda sobre a decoração, existem opções mais baratas para quem quer um tema específico. É possível comprar todos os itens em lojas de festa, mas aí voltamos ao item anterior da nossa lista. Por isso, uma opção pode ser escolher um tema que exige menos gastos. Caso você não abra mão da decoração escolhida, pode ser mais barato alugar esses utensílios.

6. Procure um local em conta

Um dos maiores gastos em uma festa está no aluguel do local. Por isso, recorra a opções mais baratas como: salão de festas do condomínio ou a casa de alguém.

Todo mundo tem aquela pessoa que mora em um lugar com quintal grande, não é mesmo? Além disso, é possível fazer uma cotação com os amigos e descobrir quem mora em um prédio que o salão é mais barato.

Se a festa for menor, é possível fazê-la dentro de casa ou do apartamento. Outra opção que muitas pessoas passaram a escolher, principalmente depois da Pandemia, é a charreata, que elimina todos os gastos com aluguel do local.

7. Recorra aos convites online

Os convites impressos podem gerar muitos gastos. Mesmo que eles sejam feitos em casa, você ainda terá que usar a tinta da impressora – e sabemos que ela não é barata.

Por isso, como adiantamos no início do post, recorrer aos convites online pode ser uma boa opção.

Atualmente, existem sites e aplicativos de edição de imagens, que são bem intuitivos e possuem versões gratuitas, como o Canva. Além disso, existem ferramentas especializadas em convites digitais.

Nesse caso, a economia vai além da impressão. Principalmente porque não será necessário se deslocar até os convidados para entregar individualmente, nem enviar pelos correios, se for o caso. Outro ponto positivo é que os chamados serão muito mais dinâmicos e tudo pode ser resolvido em menos de um dia.

8. Faça lembrancinhas artesanais

As lembrancinhas, são uma forma de deixar o dia marcado na memória dos convidados. Contudo, encomendá-las pode fazer seu orçamento estourar.

Uma opção é juntar os amigos próximos – como na dica que já demos aqui, lembra? – e colocar todo mundo para montar os presentes que serão dados aos demais convidados.

Atualmente, existem diversos tutoriais com ideias de lembrancinhas baratas para chá de bebê. Basta escolher o seu e dar um toque personalizado.

9. Use e abuse da criatividade

Há quem diga que é na hora da necessidade que as melhores soluções aparecem. Por isso, ao delimitar o orçamento para cada etapa da festa, você terá que recorrer a saídas criativas para não estourar o seu limite de gastos.

Então, arregace as mangas e prepare para ter as melhores ideias!

Por falar em soluções inventivas, veja nosso post sobre ensaios de gestante criativos. Inclusive, as fotos podem te ajudar a decorar a festa. ?

Quando se deve fazer um chá de bebê?

O chá de bebê deve ser feito entre a 18ª e 30ª semana de gestação. Nessa etapa, a mamãe e o papais já sabem o sexo do bebê e a gestante ainda está confortável para ficar em pé e socializar.

Se o casal optar por fazer também um chá de revelação, a data ideal passa a ser a partir da 27ª semana. Assim, a distância entre cada uma das festas é boa.

Lembre-se de não deixar o chá de bebê para o fim da gestação. Afinal, além dos desconfortos e inchaços, dependendo do caso, ainda pode acontecer da mamãe entrar em trabalho de parto próximo – ou no dia – do evento.

O que pedir para os convidados em um chá de bebê?

O principal item para pedir para os convidados de um chá de bebê são as fraldas. Elas serão muito bem-vindas! Porém, é possível pedir outras coisas, desde que elas não sejam caras, nem muito grandes. Outra opção é fazer lista em lojas online, assim como em casamentos.

Veja alguns itens para colocar na sua lista de presentes:

  • Fraldas descartáveis RN, P, M e G;
  • Fraldas de pano;
  • Cueiro de bebê;
  • Mamadeiras;
  • Extrator de leite;
  • Esterilizador de mamadeiras;
  • Macacão infantil;
  • Sabonete líquido neutro para bebê;
  • Shampoo neutro para bebê;
  • Algodão;
  • Lenço umedecido;
  • Pomadas;
  • Talco;
  • Óleo para bebê.

Caixa de presente com laço rosa e corações recortados por cima.

Veja nosso post com os melhores produtos de higiene para recém-nascido e aumente sua lista!

Com as dicas do nosso guia completo, você tem tudo que precisa para organizar um chá de bebê inesquecível. Com elas, é possível realizar um evento sem estourar o orçamento, além de entender todos os itens necessários para a festa ser perfeita. Também vimos quais são os presentes que devem estar na lista, sem deixar nenhum convidado desconfortável.

Por falar em presentes, nós sabemos que as crianças crescem rápido. Dessa forma, é preciso se planejar para ter a quantidade certa de roupas para os filhos pequenos, de modo que eles não percam nada.

Se você quer saber mais sobre esse assunto, veja nosso post que conta quantas roupas RN comprar!

Até a próxima e bom chá de bebê!

Avalie este post
Compartilhe:
Carla Bucci

Autor: Carla Bucci

Graduada em Jornalismo pela Universidade Regional de Blumenau (FURB), reside na cidade de Blumenau. É apaixonada por moda e pelo desenvolvimento de textos criativos. Para achar as melhores pautas do universo infantil, está sempre ligada nas redes sociais.

Deixe um comentário