Início » Alimentação » Comidas de verão – 5 pratos para fazer com as crianças

Comidas de verão – 5 pratos para fazer com as crianças

5 minutos de leitura

Com a chegada de dias mais quentes, buscar meios de manter a criançada mais confortável é importante para que elas não sofram com as altas temperaturas.

Para isso, existem diversas atividades refrescantes que podem ser feitas, sendo que os programas que envolvem a alimentação ganham um destaque especial: eles divertem, alimentam e ainda diminuem a sensação quente.

Prepare a cozinha, pois neste post trouxemos as melhores ideias de pratos gelados que podem ser feitos junto com a criançada para amenizar o calorão. Prontos para pôr a mão na massa?

Pai, filha e mãe preparando legumes na cozinha

1. Milk Shake de Banana

Nossa primeira sugestão é muito simples e prática de ser feita, podendo ser realizada rapidamente e com poucos ingredientes. Pode ser uma ótima sobremesa para aproveitar logo após o almoço ou durante a tarde. Confira o passo a passo:

Ingredientes:

  • 1 Xícara de Chá de Leite;
  • 2 Bananas Inteiras;
  • 1 Bola de Sorvete de Baunilha.

Modo de Preparo:

Bata a banana picada e descascada junto ao leite no liquidificador em baixa velocidade até que a mistura fique líquida.

Em seguida, bata novamente adicionando o sorvete aos poucos e elevando a velocidade do liquidificador, até ficar com um aspecto homogêneo. Sirva imediatamente ou leve ao refrigerador para consumir gelado mais tarde.

Leia também: Cookie de micro-ondas: receita fácil para preparar com as crianças

2. Guacamole

O guacamole é um acompanhamento de origem mexicana que é ideal pode ser servido como acompanhamento de lanches, tacos ou salgadinhos. Apesar de parecer complexo, é uma receita muito simples e fácil de ser feita por você e seus pequenos. Confira:

Ingredientes:

  • 3 abacates maduros e já descascados;
  • Sal marinho para temperar;
  • 1 tomate picado em cubos;
  • Folhas de coentro picadas;
  • 4 colheres de sopa de suco de limão;
  • 2 colheres de sopa de azeite;
  • 1/2 xícara de cebola picada.

Modo de Preparo:

Corte os abacates em cubos pequenos e amasse-os em um recipiente com o auxílio de um garfo – aqui, você pode contar com o auxílio dos pequenos. Depois, vá adicionando os ingredientes restantes e misturando até que todos sejam bem incorporados.

Menina e menino preparando guacamole

3. Salada de Grão-de-Bico e Abobrinha

Aos pais que procuram por um acompanhamento mais saudável para o almoço ou jantar, esta é a opção perfeita. Além de ser um acompanhamento gelado para a refeição, possui um sabor delicioso que toda a família vai amar.

Ingredientes:

  • 3 xícaras de chá de grão-de-bico cozido;
  • 20 tomates cereja cortados ao meio (ou 2 tomates grandes picados);
  • 1 abobrinha grande cozida cortada em cubos;
  • 1 cebola cortada em cubos pequenos ou rodelas;
  • 1 pé de alface (americana, crespa ou outra) pequeno;
  • Azeite e sal a gosto;
  • Opcional – 1 xícara de chá de maionese.

Modo de Preparo:

Use uma frigideira para dourar a cebola enquanto conta com o auxílio das crianças para misturar o grão de bico, a abobrinha, a cebola e os tomates. Na sequência, misture a cebola, o orégano, a maionese e o sal para temperar.

Use as folhas do alface para forrar um recipiente grande e adicione a salada em cima. O prato já fica pronto para ser servido, mas você também pode deixá-lo na geladeira por algumas horas até chegar o momento de servir.

4. Frutas com Gelatina

Uma sobremesa fácil e deliciosa de ser preparada, as frutas com gelatina irão encantar as crianças e até mesmo os adultos que participarem da refeição. Como toda boa gelatina, a receita não demora a ficar pronta e é bem geladinha para todos se refrescarem.

Temos algumas sugestões de frutas (mas você pode usar qualquer uma que seja a favorita dos pequenos, claro), veja abaixo:

Ingredientes:

  • Laranjas médias;
  • Limão siciliano;
  • Maracujá;
  • Gelatinas sabores variados.

Modo de Preparo:

As polpas das frutas devem ser totalmente removidas e as cascas devem ser cortadas ao meio. Realize o preparo da gelatina normalmente conforme as instruções e encha as metades de cada fruta até as bordas.

Leve à geladeira e deixe passar a noite para conseguir endurecer. No dia seguinte, fatie as frutas em pequenos pedaços e sua receita de frutas com gelatina estará pronta.

Leia também: 3 receitas de doces saudáveis para as crianças

Mãozinha se estendendo para alcançar morangos na bancada

5. Mousse de Maracujá

A maioria da criançada adora uma sobremesa após as refeições, não é? E os mousses de maracujá são deliciosos e super fáceis de serem feitos. Aproveite que as crianças adoram essa receita e conte com o auxílio delas para o preparo. Confira abaixo como fazer:

Ingredientes:

  • 2 xícaras de chá de suco de maracujá;
  • 1 lata ou caixa de leite condensado;
  • 1 lata ou caixa de creme de leite sem soro.

Modo de Preparo:

Para o preparo, basta bater todos os ingredientes no liquidificador. É uma boa pedir aos pequenos para despejarem em um recipiente quando a mistura ficar homogênea.

Você pode usar forminhas com formatos decorados para as crianças ficarem ainda mais encantadas. Depois, é só levar a receita ao refrigerador por, no mínimo, 4 horas.

E então, o que achou dessas receitas? Esperamos que tenha gostado e que experimente-as com os pequenos aí em sua casa para curtir o verão com pratos deliciosos!

E já que o assunto de hoje está relacionado à cozinha, que tal conferir nosso post com dicas sobre alimentação saudável na adolescência?

Temos certeza que você irá se surpreender ao ver como é fácil fazer os filhos comerem bem. Agradecemos por sua leitura e esperamos você aqui novamente em nossos próximos posts.

Até a próxima!

5/5 - (Total de avaliações: 1)
Compartilhe:
Jefferson Back

Autor: Jefferson Back

Graduado em Publicidade e Propaganda pela Unisociesc Blumenau, atua no universo digital há quase dez anos. Pós-graduando em Neuromarketing e Brandsense pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), é fascinado pelo mundo da comunicação e comportamento humano.

Deixe um comentário