Início » Paternidade » O que é ser pai? Boas atitudes para se manter presente

O que é ser pai? Boas atitudes para se manter presente

6 minutos de leitura

Ser pai é se reinventar, é ser íntimo, é amar, é brincar, é ter uma conexão com o filho só no olhar, é ser responsável e muitas outras coisas. A jornada da paternidade pode trazer aos pais de primeira viagem muitas expectativas, ansiedades e até medos. Isso é completamente normal, tendo em vista que ter um filho é a maior responsabilidade de nossas vidas.

Caso esteja se preparando para a tão aguardada chegada de uma criança, saiba que existem verdades que todo homem precisa saber sobre a paternidade. Trata-se de informações que serão importantes para a sua relação e para a educação positiva da criança e, é claro, com a sua companheira, que precisa de todo apoio e carinho.

Preparamos 7 dicas importantes sobre o tema que você precisa conhecer. Continue rolando a tela e confira o conteúdo completo!

1. Procure ser uma pessoa exemplar

O desenvolvimento do caráter, da personalidade e do comportamento de uma criança é baseado principalmente nas figuras materna e paterna. O pai é tão importante quanto a mãe e ambos são referências para os filhos, tanto que são os seus primeiros heróis.

Com isso, é preciso saber que uma das grandes responsabilidades de ser pai é procurar sempre agir da forma mais correta possível, buscando se afastar de atitudes de pais tóxicos que podem ser extremamente negativas para a educação das crianças.

pai com carregando os filhos no ombro com os braços abertos em um parque aberto

O exemplo está nas pequenas atitudes do dia a dia, como não mentir, pedir “por favor”, agradecer, cumprimentar com “bom dia”, “boa tarde” e “boa noite” (independentemente de quem seja), além de ajudar os outros por solidariedade.

E, acima de tudo isso, amar intensamente a família. Esses hábitos definem uma postura aos filhos de como conviver harmonicamente em sociedade.

2. Seja amigo dos seus filhos

Por mais que pessoas à moda antiga digam que não, saiba que é, sim, possível ser amigo dos filhos sem perder a figura de respeito de pai. É brincar quando eles querem, mas saber o momento de dizer não. É levar para passear, mas saber diferenciar os momentos de diversão e trabalho. O equilíbrio entre as atividades de criança e de adulto que formam um pai amigo.

Além disso, o pai amigo é o porto seguro dos filhos, para isso, é preciso ser confidente e leal. Quando a criança contar um segredo, não espalhe. Você é a pessoa que ela confiou para compartilhar uma necessidade, desejo ou vergonha — não podemos quebrar essa confiança.

pai e filho jogando bola na areia da praia

3. Esteja pronto para educar, corrigir e ensinar

Em tempos antigos, a educação dos filhos era uma obrigação da mulher, enquanto os homens eram responsáveis por prover o sustento da família. É claro que essa ideia ficou no passado, já que deixar a educação de uma criança (ensinar o que é certo e errado) para uma só pessoa é inviável.

Evoluímos socialmente e vivemos em um mundo onde homens e mulheres precisam trabalhar para prover o sustento da casa e, consequentemente, a educação dos seus filhos. Dessa forma, a responsabilidade é compartilhada e fica menos cansativo para ambos, além de ser extremamente importante para o desenvolvimento da criança.

A título de exemplo, todas as crianças riscam a parede em uma certa idade — elas não têm noção que isso danifica a casa. Portanto, explique que há lugares mais fáceis para desenhar e cole uma série de folhas na parede. Assim, você evita que estrague a pintura e permite a criatividade infantil. Ser pai é estar pronto para desenvolver tipos de solução como essa, que são plausíveis e entendíveis pelas crianças.

pai ensinando dever de casa para o filho na mesa da cozinha

4. Se responsabilize por afazeres domésticos

A sua companheira também precisa de ajuda nos serviços de casa, afinal, ela não vai dar conta de fazer tudo sozinha, concorda? A paternidade também é sobre o seu relacionamento com a sua esposa ou namorada, por isso, é essencial que você passe a pegar afazeres domésticos como compromissos diários.

Por exemplo, enquanto um estiver preparando o jantar, o outro dá banho no bebê; ou enquanto um lava a louça, o outro ajuda a criança nas atividades da escola. Essa divisão deve acontecer em comum acordo com a sua companheira. Sugestões:

  • Guarde os brinquedos que estão pela casa;
  • Recolha os lixos e dispense no local apropriado;
  • Organize os cômodos (almofadas da sala, arrumar as camas, etc.).

pai e filho limpando a cozinha juntos

5. Se faça presente no dia a dia

As crianças têm energia de sobra — elas podem brincar o dia inteiro com os amiguinhos e, mesmo assim, à noite, têm ânimo para se divertir com os pais.

Esses poucos minutos no final do dia criam memórias afetivas maravilhosas que a criança lembrará com prazer. É fato que a rotina de trabalho semanal é exaustiva, além de que, atualmente, podemos nos perder no infinito das redes sociais e esquecer de presenciar a vida à nossa frente.

Mas ser pai é fazer esforços constantes para ouvir com atenção as histórias, brincar, assistir a um filme infantil educativo juntos e outras pequenas atividades. Dessa forma, você acompanha o desenvolvimento dos pequenos de perto e a família pode se divertir junta além dos finais semanas.

6. Seja um porto seguro

Como dito anteriormente, ser pai de verdade é ser o porto seguro dos filhos, é ser a pessoa que eles procuram quando não sabem o que fazer ou têm medo de alguma coisa. A clássica frase dos filmes do Homem-Aranha: “Com grandes poderes, vêm grandes responsabilidades” aplica-se nessa situação. Exemplificando:

  • O pai elimina os insetos que machucam ou transmitem doenças (formigas, pernilongos ou baratas);
  • Defende de crianças que estão brigando com o seu filho e deixando-o mal;
  • Abraça e conforta quando os sentimentos sobrecarregam o pequeno;
  • Cuida de ferimentos (ralados, batidas ou torção).

Por conta de atitudes como essas, o pai se torna o protetor, o herói do filho.

filho abraçando o pai carinhosamente

7. Leia livros educativos sobre paternidade

É a partir da interação com o pai que a criança começa a descobrir a relação com o mundo e a desenvolver mais segurança para explorá-lo. Livros que abordam esse tipo de tema são de extrema importância, pois tratam do desenvolvimento infantil e de atitudes paternas importantes para o seu crescimento.

pai e filho sentados no sofá lendo um livro juntos

Pai de menina, de Marcos Mion

Mion propõe um movimento que incentiva o homem a ser sensível, a não ter vergonha de demonstrar amor nem de se envolver com “as coisas de menina”, saber a sua importância na vida de sua filha, seguir sua intuição paterna e, acima de tudo, ser presente!

Abrace seu filho, de Thiago Queiroz

A obra “Abrace seu filho” de Thiago Queiroz conta a história de um pai que teve a sua vida transformada pelo poder da criação com afeto com seus dois filhos. Vale a pena dar uma conferida!

E aí, conseguiu ter uma ideia do que é ser pai? Seguindo essas dicas, você será um grande pai para o seu filho ou filha. Você pode continuar navegando em nosso site para conhecer outros conteúdos sobre paternidade que podem ser do seu interesse.

Leia também: Mesada para a criança: o que é, importância e como aderir. Confira!

Até a próxima!

5/5 - (Total de avaliações: 1)
Compartilhe:
Jefferson Back

Autor: Jefferson Back

Graduado em Publicidade e Propaganda pela Unisociesc Blumenau, atua no universo digital há quase dez anos. Pós-graduando em Neuromarketing e Brandsense pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), é fascinado pelo mundo da comunicação e comportamento humano.

Deixe um comentário