Início » Atividades » Como ensinar seu filho a estudar para prova? Confira 7 Dicas

Como ensinar seu filho a estudar para prova? Confira 7 Dicas

6 minutos de leitura

Saber como ensinar seu filho a estudar para prova é uma tarefa que as mamães desempenham durante o início da vida escolar, e essa etapa é determinante para o desenvolvimento infantil durante os próximos anos. Com isso em mente, veja como ensinar seu filho a ter vontade de estudar:

1. Faça um cronograma de estudos

O estudo é um dos tópicos da planilha de rotina das crianças, e saiba que ele também precisa de planejamento. É importante alinhar os estudos em casa com os da escola, semanalmente, dessa forma, fica mais fácil para a criança fixar o conteúdo aprendido na escola.

Mas a estratégia é diferente quando há poucos dias para o teste. Veja como organizar a rotina de estudos para prova de seu filho:

1º Comece pelo conteúdo que ela tem mais dificuldade;

2° Organize conforme as datas das provas – se for mais de uma;

3º Equilibre as matérias preferidas com aquelas que são menos desejadas pelos pequenos;

4º Divida os conteúdos com o método Kanban (“para fazer”, “em estudo” e “finalizado”).

criança fazendo cálculo matemático no quadro de giz

2. Tenha um ambiente confortável

O ambiente próprio para estudos é confortável, livre de distrações e ruídos, organizado e higiênico – praticamente um cantinho da meditação em casa, só que para as crianças. Com isso em mente, arrume um ambiente agradável para a criança.

A melhor forma de incentivar a estudar é ter uma mesa própria para isso. Afinal, os demais locais da casa tem finalidades diferentes. A propósito, estudar na cozinha dá fome, enquanto na cama do quarto dá sono, por isso tenha um cantinho destinado aos estudos e decore com cores que estimulam o aprendizado.

Caso em sua casa não haja um cômodo à parte, busque organizar um espaço na cozinha ou no quarto que exalam o espírito de tranquilidade, ensino e foco.

3. Desprenda do caderno

Os cadernos e apostilas são úteis, mas ficar sentado por horas lendo e escrevendo é cansativo. Por isso, desprenda-se deles e torne o aprendizado uma experiência diferente. Há maneiras de tornar o estudo divertido, veja a seguir:

  • Tenha um lugar em que seu filho se movimente como um professor, ou seja, monte uma sala de aula com bonecos e bichos de pelúcia;
  • Invista em quadro negro ou quadro branco, a propósito, os canetões de quadro branco podem ser usados em portas de vidros;
  • Peça para gravar uma vídeo aula explicando a matéria;
  • Grave a leitura dos textos da apostila como um podcast.

Essas opções acima fazem a criança sair do automático (ler e resolver exercício) e treinam habilidades educativas, dicção, comunicação, coordenação motora e dinamismo.

blocos de números coloridos

4. Utilize a internet de forma educativa

Na internet há jogos, filmes e séries educativos que auxiliam no processo de aprendizagem – é até mais divertido! Faça uma pesquisa no Google por sites educacionais infantis, baixe jogos no celular e coloque vídeos do youtube também.

Assim, a criança vê que a internet é útil para os estudos, e não apenas para diversão. Além do mais, é uma forma de deixar o conteúdo lúdico e atrativo, assim fica até mais fácil para lembrar a matéria na hora da prova.

5. Ensine a pensar

Ensine seu filho a raciocinar os problemas e encontrar uma forma de solucioná-los. Por exemplo, leia os problemas de matemática e explique como interpretar o enunciado. Pois, assim, a criança aprende a analisar a situação e resolver da melhor maneira, e não pega respostas prontas. Veja uma tática:

  1. Deixe a criança ler sozinha (gaguejando, pulando palavras, etc.);
  2. Depois, pergunte se ela entendeu o que a questão pediu;
  3. Se a resposta for não, volte ao começo do enunciado e leia calmamente cada palavra;
  4. Em seguida, explique o que a questão está pedindo;
  5. Agora, peça para seu filho fazer o mesmo (ler a questão novamente e explicar o que é para fazer.

As maiores dificuldades desse momento são:

  • Eles têm preguiça em escrever respostas completas;
  • Não querem voltar algumas páginas e ler o texto novamente;
  • Não sabem como montar a fórmula matemática com base no enunciado;
  • Desistem quando demoram para entender.

Sabendo disso, tenha paciência e contorne a situação explicando de maneiras diferentes. Desistir do exercício não é uma opção, pois, se desistir, todas as próximas vezes que seu filho se deparar com um problema ele não saberá como resolver.

Saiba como lidar com o estresse infantil e aprenda a superar essa situação.

mãe e filha criança estudando para prova

6. Correlacione com a atualidade

“Para que estudar isso? Não vou usar mesmo.” Essa é a frase que todos professores escutam quando ensinam uma matéria nova mais complexa.

A criança não é obrigada a gostar de uma matéria apenas porque tem prova, entretanto precisa entender a importância daquilo para a atualidade.

Correlacione a matéria da prova com histórias atuais e desperte o interesse pelo assunto, dessa forma, a criança entende que é útil e ainda cria uma memória divertida.

Por exemplo, como a celulose das árvores viram a folha do caderno, como as plantações de algodão viram roupas confortáveis (que a criança mesmo está usando), como as frações são importantes para porcionar os ingredientes de uma receita, e assim por diante.

7. Use métodos de produtividade

As técnicas de produtividade são estratégias de estudos utilizadas por concurseiros e universitários que aproveitam o tempo de concentração ao máximo e intercalam com descanso.

Por exemplo, o método Pomodoro é simples e funciona da forma 25/5: estudar por 25 minutos e descansar em 5 minutos. Compre um relógio para seu filho e faça esse ciclo até completar 2 horas. Com certeza, os estudos ficarão menos maçantes.

Durante o tempo de estudo, é importante saber dizer não para as atividades extras, afinal de contas, os filhos tendem a burlar as regras e enrolarem para estudar. Portanto, seja firme e incentive o estudo! Teste outras formas de estudo, caso esta não funcione.

Lembre-se, não é mais que a obrigação do seu filho, é um esforço que fez para conquistar um bom resultado. Portanto, elogie a dedicação e incentive melhorias.

Gostou das dicas de como ensinar seu filho a estudar para a prova? Continue acompanhando o blog e sempre fique sempre de técnicas novas. Aprenda mais com a gente, veja:

13 atividades de alfabetização em casa

5 atividades com números para educação infantil

5/5 - (Total de avaliações: 1)
Compartilhe:
Jefferson Back

Autor: Jefferson Back

Graduado em Publicidade e Propaganda pela Unisociesc Blumenau, atua no universo digital há quase dez anos. Pós-graduando em Neuromarketing e Brandsense pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), é fascinado pelo mundo da comunicação e comportamento humano.

Deixe um comentário