Início » Educação Infantil » Planilha de rotina para filhos: 6 dicas de como criar

Planilha de rotina para filhos: 6 dicas de como criar

6 minutos de leitura

Criar e educar os filhos é uma tarefa que envolve muitos compromissos, isso é fato, desde levar à escola até ensinar atividades domésticas. E já existem muitas coisas passando pela cabeça dos pais, não é mesmo? Por isso, muitos adotam a estratégia de criar uma planilha de rotina para filhos.

A planilha é uma maneira muito útil de organizar a vida da família, ensinar as crianças a cumprir prazos e ter suas próprias responsabilidades. Sabendo disso, nós vamos te ensinar como criar uma planilha de acordo com a rotina dos pequenos.

6 dicas de atividades que não podem faltar na rotina infantil

Pensando em facilitar o desenvolvimento da planilha, nós trouxemos alguns afazeres, cuidados e atividades que não podem faltar na rotina infantil. Sendo assim, leia e adapte-se à rotina da melhor maneira possível. Vamos às atividades.

1. Coloque a higiene em primeiro lugar

Ensinar à criança sobre a importância da higiene é o topo da nossa lista, e não é à toa, quanto mais cedo eles aprendem sobre higiene pessoal, melhor será no futuro.

Todas as crianças têm uma fase mais “relaxada”, nela há preguiça de tomar banho, lavar a cabeça e até de escovar os dentes. Porém, estabelecer desde os primeiros anos que essas ações são importantes é facilitar sua vida quando chegarem nessa fase.

Com isso em mente, explique a importância desses hábitos de uma forma lúdica e até mesmo educativa, tente relacionar as bactérias e germes, por exemplo, a personagens de desenho. E o principal, deixa evidente as vantagens de cuidar deles mesmos.

Afinal, os momentos de higiene pessoal, são momentos de autocuidado e as crianças merecem aprender sobre esse conceito desde cedo.

2. Estabeleça a hora da fruta

Hoje, as crianças pegaram o mal costume de procurar comidas industrializadas, realmente é mais fácil abrir um pacote de salgadinho, porém a quantidade de gorduras, sódio e benefícios para o corpo é drasticamente menor que uma fruta.

Portanto, estabeleça como rotina o “momento da fruta”, seja durante a manhã, depois do almoço ou a tarde. O importante é a criança ter um horário para consumir esse alimento tão delicioso. Para te ajudar, nós criamos um guia completo da introdução alimentar, esse conteúdo é fundamental!

3. Mantenha rotina de estudos, mesmo longe da escola

A pandemia do Covid-19 colocou as crianças para estudarem dentro de casa e foi uma experiência nova para muitos pais – como explicar que a letra “s” tem som de “s” e às vezes tem som de “z”? Para adultos é simples, mas para criança é uma informação completamente diferente.

E deixar para elas aprenderem coisas novas apenas com os professores em sala de aula, é correr o risco de perderem o ritmo de estudos. Por isso, reservar o horário de aula mesmo que elas não frequentem pessoalmente, é uma forma de reforçar o aprendizado em casa.

Haverá dias que eles estarão preguiçosos e não vão querer sentar para estudar, nestes casos, sente do lado deles e vá fazendo os exercícios juntos. Assim, aumenta a disciplina e demonstra que você estará sempre ao lado para ajudá-los nas dificuldades.

4. Acrescente atividades domésticas

O seguinte ditado popular diz: “trabalho de criança é pouco, mas quem dispensa é louco“. Nós sabemos que os pequenos não tem muita habilidade com afazeres domésticos, porém eles podem aprender e com o tempo fazem cada vez melhor.

Uma criança de 9 anos consegue estender roupas pequenas e dobrá-las, bem como guardar a louça, arrumar a mesa para as refeições, arrumar os sapatos e limpar os balcões. Então, coloque na planilha pequenas atividades e construa aos poucos a responsabilidade de ajudar nas tarefas domésticas – tenha sempre um pequeno grande ajudante.

5. Acrescente um bom momento para brincar

Nem só de estudos e tarefas uma criança sobrevive, concorda? Por isso, reserve um tempo para elas brincarem, afinal, as crianças também aprendem e se desenvolvem dessa forma, os jogos mais variados estimulam a memória, criatividade e até o raciocínio lógico.

Inclusive, incentive brincadeiras que gastam energia como pular corda, pega-pega, esconde-esconde, barata-no-ar, elefante colorido e alerta. Eles têm muita disposição para correr, pular, em outras palavras, tudo que movimenta, então deixe que aproveitem essa energia e brinquem bastante.

Sobre o momento da brincadeira, nós temos alguns conteúdos que vão te inspirar.

Leia também:

+ 8 brincadeiras folclóricas para fazer com as crianças

+ como fazer sombra de animais com as mãos

+ brincadeiras para fazer com massinha de modelar

6. Coloque-os para organizar a própria bagunça

Você conhece adolescentes que não arrumam as próprias coisas? A educação é construída desde cedo. A melhor maneira é colocá-los para guardar os brinquedos assim que brincarem.

Ajude nas primeiras vezes para mostrar como organizar os brinquedos. Mas depois, deixe que guardem todos os objetos que pegaram para brincar, assim eles criam a percepção de que fazem parte da família e do lar e possuem um papel especial para toda a casa funcionar em harmonia.

Depois de entender todos esses pontos de organização, que tal conhecer 2 aplicativos que vão te ajudar na criação da planilha?

2 aplicativos para organização

Os aplicativos nos ajudam na gestão de tempo e tarefas, é tudo que precisamos quando temos uma casa para gerenciar, filhos para educar e uma trabalho para dar conta, não é mesmo? Por isso, nós trouxemos 2 aplicativos que prometem facilitar a sua organização e, acima de tudo, de forma lúdica e divertida. Utilize-os a seu favor.

1. Rotina divertida

O app Rotina Divertida é para gerenciar os afazeres diários das crianças e até as suas. Ele possibilita cadastrar tarefas com data e hora pré-definidas e ainda emite alarme quando está próximo de executar. Aliás, é possível colocar para escutar a atividade e até há um campo para que a criança avalie como está se sentindo no final do dia. Bem interessante, não é?

2. Habitica

Esse é um dos melhores aplicativos para gerenciamento de tarefas online, afinal de contas, a sua interface é um verdadeiro jogo de cumprir tarefas. Você é um personagem e conforme cumpre as obrigações ganha recompensas, porém se deixar de cumpri-las seu personagem sofre penalizações. É um ótimo incentivo para organizar as atividades!

Essas são duas sugestões lúdicas, ou seja, que tem uma aparência mais divertida, porém se você prefere usar aplicativos como google calendar ou planilhas do excel, fique à vontade, o importante é achar uma maneira prática de organizar a vida familiar.

Depois de conhecer e administrar tudo isso, queremos que você reserve um momento para si, conheça os 4 melhores exercícios de relaxamento para a rotina das mamães. Apenas com boa saúde mental e física é possível lidar com todas as atividades.

Vamos entender melhor sobre isso juntas, nos vemos no próximo post!

5/5 - (Total de avaliações: 2)
Compartilhe:
Jefferson Back

Autor: Jefferson Back

Graduado em Publicidade e Propaganda pela Unisociesc Blumenau, atua no universo digital há quase dez anos. Pós-graduando em Neuromarketing e Brandsense pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), é fascinado pelo mundo da comunicação e comportamento humano.

Deixe um comentário