Início » Brincadeiras e jogos » Sombra de animais com as mãos na parede — Ideias Divertidas

Sombra de animais com as mãos na parede — Ideias Divertidas

5 minutos de leitura

As brincadeiras de sombras com as mãos podem trazer muitos benefícios e diversão para o desenvolvimento das crianças. Afinal, a forma como as crianças aprendem e se desenvolvem é brincando.

Sabe aqueles momentos em que a diversão se faz necessária, mas não há nenhum jogo ou ideia por perto para conseguir ajudar? Com as brincadeiras de sombras de animais, tudo o que você precisa é de uma fonte de luz e das próprias mãos para garantir momentos de muita imaginação e boas risadas com os pequenos.

A imaginação é uma ótima maneira de estimular a criatividade das crianças de forma educativa. Continue sua leitura abaixo e veja como brincar.

Como fazer sombra de animais?

Para começar a brincadeira é muito fácil! Tudo o que você precisa é de materiais básicos de iluminação, como uma lanterna ou uma vela (lembrando que no caso da vela é necessário sempre um adulto supervisionando por perto). Além disso, também é necessário muita criatividade para conseguir as melhores formas – e isso as crianças têm em sobra!

Vamos lá! Separamos abaixo algumas das principais sombras de animais que podem ser feitas com as mãos. A propósito, se você conhecer mais alguma, deixe um comentário logo abaixo deste post que ficaremos felizes em conhecer novas formas de sombras que vão garantir ainda mais a diversão!

Camelo

O camelo é um pacato animal que vive em regiões mais quentes, como o deserto. Ele auxilia os humanos a carregar seus pertences e é usado até mesmo para transporte de pessoas.

Para fazer o camelo, você irá utilizar apenas uma das mãos. Seu polegar ficará escondido dentro da palma da mão, enquanto o dedo indicador ficará levemente flexionado e os dedos restantes todos próximos e juntos inclinados para formar a boca do animal.

A partir disso, deixe as crianças inventarem uma boa história!

Ganso

O ganso é um animal muito bonito de penas em cores variadas.

Para fazer a sombra de ganso com as mãos, o processo é um pouco semelhante ao do camelo, diferenciando-se que é necessário deixar toda a mão em uma posição mais reta. Além disso, o dedo mindinho deve se movimentar para formar a boca do animal.

Lobo

O lobo é um animal inteligente e veloz que vive nas florestas. Pertencem à família dos caninos e por isso são parentes dos cachorros.

Para fazer um lobo, é preciso que você junte as palmas de suas mãos, cruzando os dedos indicadores. Feito isso, os outros dedos se mantêm juntos, com exceção dos mindinhos, que se movem para simbolizar a boca de seu lobo.

Deixem os pequenos darem nomes para as sombras para a brincadeira ficar ainda mais divertida.

Pombo

A pomba é um animal pacífico que adora desfilar por praças e parques em busca de alimentos pelo chão. Os pombos podem ter várias cores e são muito ágeis tanto para andar como para voar.

Para representar um pombo com as mãos, você precisa cruzar suas mãos deixando os polegares juntos para formar a cabeça do pássaro, enquanto os dedos restantes das mãos ficam livres e funcionam como asas bastando que você faça movimentos com as mãos para representar o movimento de voo.

Como você viu na imagem acima, são vários formatos de animais que são possíveis de serem feitos com as mãos e nós queremos saber de você, comente abaixo se você conseguiu fazer todos.

Quais são as brincadeiras possíveis com as sobras de animais?

São muitas as brincadeiras e atividades possíveis com essa técnica, veja só:

A sombra de animais já é uma brincadeira

A própria brincadeira de fazer um emaranhado com as mãos e os dedos para formar animais já é uma brincadeira. Se está buscando por algo mais simples, só para passar o tempo com as crianças, garantimos que esse momento trará boas gargalhadas!

Teatro

Muito similar às brincadeiras com fantoches, outra forma de incrementar ainda mais diversão às brincadeiras é fazendo um pequeno espetáculo de teatro com as sombras dos animais.

Aqui vocês podem liberar a criatividade para seguir enredos próprios criados na hora mesmo ou podem também seguir enredos de fábulas e contos de fadas com as sombras. Essa é uma excelente forma de literacia familiar.

Contar uma história mais elaborada pode ser ideal para momentos que você precisa de bastante atenção das crianças por tempo prolongado ou então para dias em que os pequenos e seus amigos estão reunidos.

Brincando com objetos

Outra ótima maneira de garantir a brincadeira é utilizar diferentes objetos encontrados pela casa para fazer as sombras.

Posicione os objetos logo a frente de sua lanterna ou vela. Desse modo, você conseguirá reproduzir e ampliar as sombras na parede. Tampe qual é o item escolhido e deixe a criançada tentar adivinhar!

Se você acha que o seu filho já pode ir para um próximo nível, essa brincadeira pode ganhar um pouco de ciência perguntando a ele questões como:

  • Do que você acha que a sombra é feita?
  • Mova os objetos para frente e para trás do ponto de luz e pergunte: o que acontece com o objeto quando ele fica mais próximo da fonte de luz?
  • E quando ele fica mais distante?

Ah, e deixe também que as crianças participem dessa etapa fazendo com que eles iluminem os objetos e você tente adivinhar quais são. Assim, você garante que os momentos juntos de descontração e união entre você e os pequenos.

Para mais ideias de diversão, confira a nossa seção de Jogos e brinquedos aqui no blog.

5/5 - (Total de avaliações: 1)
Compartilhe:
Jefferson Back

Autor: Jefferson Back

Graduado em Publicidade e Propaganda pela Unisociesc Blumenau, atua no universo digital há quase dez anos. Pós-graduando em Neuromarketing e Brandsense pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), é fascinado pelo mundo da comunicação e comportamento humano.

Deixe um comentário