Início » Atividades » Sabe o que é o tangram? Veja a história, importância e exemplos

Sabe o que é o tangram? Veja a história, importância e exemplos

5 minutos de leitura

Jogos educativos como os quebra-cabeças, blocos de montar ou os de encaixar são alternativas muito indicadas para estimular a criatividade nas crianças. Com o tangram não é diferente, esse tipo de quebra-cabeça milenar pode ser uma brincadeira que, além de super divertida, pode auxiliar no desenvolvimento infantil.

tangran

Além da criatividade, as crianças contam com a possibilidade de poder exercitar o raciocínio lógico, podendo criar mais de 500 figuras diferentes. Esse brinquedo milenar segue cativando tanto crianças como adultos em todo o mundo, sendo uma ótima atividade para se fazer em família.

Quer aprender mais sobre esse antigo quebra-cabeça chinês? No conteúdo de hoje, traremos as principais curiosidades a respeito do tangram, como a sua história, importância para o desenvolvimento infantil, as principais figuras que podem ser montadas e muito mais. Continue a leitura e confira o conteúdo completo!

Mas afinal, o que é o tangram?

Tangram é um tipo de quebra-cabeça muito conhecido de origem chinesa. O mais legal desse jogo é que pode ser jogado por pessoas de diferentes idades, sendo uma opção perfeita de atividades para se fazer em família. É bem fácil de aprender, basta combinar as peças e criar figuras.

O conhecimento que existe nos dias de hoje aponta que o tangram foi criado na dinastia Song (960-1279 d.C.). Acredita-se que esse jogo era muito utilizado em testes de inteligência para entender a mente do ser humano.

Por esse motivo, o tangram é uma alternativa muito indicada para pais que buscam jogos educativos que auxiliam no desenvolvimento dos seus filhos. Ao montar as figuras, a criança precisa exercitar a sua imaginação e, consequentemente, acaba treinando o raciocínio lógico, a visão, a criatividade e muito mais.

Com esse jogo, você tem a possibilidade de criar diversos formatos que variam entre animais, objetos, pessoas e muito mais, são mais de 500 figuras possíveis. O mais incrível de tudo é que o jogo é composto por apenas 7 peças, sendo elas:

  • 2 triângulos grandes;
  • 2 triângulos pequenos;
  • 1 triângulo médio;
  • 1 paralelogramo;
  • 1 quadrado.

Tangram: conheça a história

O início da lenda que conta a história do tangram inicia-se com um jovem aprendiz se despedindo de seu mestre, pois iria embarcar em uma viagem para conhecer o mundo. Ao se despedir, o mestre lhe entrega um espelho e diz que nele o jovem aprendiz poderia anotar todas as coisas que acontecessem em sua viagem.

tangran de madeira formando um avião

O rapaz, sem entender muito como faria tais anotações em um vidro, em um momento de descuido, acaba derrubando-o no chão e quebrando-o em 7 pedaços. Por conta disso, o mestre pede ao aprendiz para montar figuras com os pedaços de vidro quebrado que lembrassem a sua viagem pelo mundo.

Nos dias de hoje, também pode ser usado para ensinar crianças sobre o princípio da geometria, que, por meio de brincadeiras, é uma ótima sugestão para pais que procuram formas de ensinar matemática na educação infantil. Cada peça do jogo possui áreas diferentes e podem ser combinadas em centenas de formas.

Não se sabe precisamente qual é a origem do jogo, no entanto, existem anotações em registros chineses que datam o jogo desde o século XVII. Acredita-se que ele tenha sido levado para Europa a partir do século XVIII e, a partir daí, se popularizou para o restante do mundo.

Quais são os benefícios do tangram?

O tangram é uma experiência divertida e simples que pode atuar de forma benéfica em diferentes áreas do desenvolvimento infantil. O raciocínio lógico e a prática de criar composições que treinam a criatividade são apenas uma das principais vantagens.

Ao apresentar esse jogo às crianças, outras áreas, como a socialização, a coordenação motora, a concentração e a noção espacial, também podem ser desenvolvidas.

Entre os principais benefícios do tangram para o desenvolvimento infantil, podemos destacar:

  • Pensamento lógico: por meio desse quebra-cabeça, a criança consegue desenvolver percepção espacial e habilidades de visualização, além de criar formatos a partir da sua imaginação;
  • Matemática: o tangram também pode ser muito útil em escolas, onde possibilita um contato breve com a geometria e a percepção de propriedades;
  • Criatividade: com uma grande variedade de figuras a serem montadas, fica a critério dos envolvidos escolher aqueles que ele quer montar, isso tudo usando o poder da criatividade.

Principais figuras do tangram

Existem várias maneiras para jogar tangram, você pode encontrar diferentes opções para comprar na internet ou fazer você mesmo utilizando uma impressora. Basta usar o modelo que disponibilizamos a seguir:

Usar uma imagem de um modelo de tangram para imprimir. Seria interessante colocar mais imagens com algumas inspirações de tangram de gatos, aves e objetos para o usuário se inspirar.

As figuras do tangram remetem a formas geométricas, animais, objetos e figuras humanas. Cabe ao jogador exercitar a criatividade e o raciocínio lógico para a montagem de suas diversas possibilidades.

molde de tangran para fazer com as crianças


Esperamos que tenha gostado do conteúdo de hoje. Existem vários jogos e brincadeiras que podem ser úteis no desenvolvimento infantil, com desafios criativos que divertem ao mesmo tempo que ensinam e estimulam o aprendizado.

Leia também: 7 jogos educativos e divertidos para crianças de 4 anos

Até a próxima!

Avalie este post
Compartilhe:
Jefferson Back

Autor: Jefferson Back

Graduado em Publicidade e Propaganda pela Unisociesc Blumenau, atua no universo digital há quase dez anos. Pós-graduando em Neuromarketing e Brandsense pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), é fascinado pelo mundo da comunicação e comportamento humano.

Deixe um comentário