Início » Saúde » 5 dicas simples para acabar com piolhos e lêndeas em crianças

5 dicas simples para acabar com piolhos e lêndeas em crianças

5 minutos de leitura

Os piolhos podem ser o motivo de muita preocupação para os pais, principalmente quando os pequenos começam a ir para a escola. Com a rotina escolar, eles acabam tendo mais contato com a cabeça de outras crianças, o que acaba aumentando as chances de pegar os piolhos.

Os principais sintomas da presença desse inseto, além da coceira incessante na parte de trás da cabeça, são a presença de pontos avermelhados como se fossem uma picada de mosquito. A presença do parasita e de seus ovos (lêndeas) também podem ser facilmente observados, pois parecem pequenos pontos brancos grudados aos fios de cabelo.

Se você está procurando formas de acabar de uma vez por todas com os piolhos, você está no lugar certo. No conteúdo de hoje, vamos trazer 5 dicas para eliminar de uma vez por todas esse problema do cabelo das crianças. Confira o post e saiba mais!

1. Passe um pente fino

Muitas vezes, os sintomas causados pelo piolho, como já citado acima, podem ser confundidos com as alergias causadas pelo calor. Para isso, a melhor maneira de descobrir a presença do parasita é passando um pente fino por todo cabelo.

Primeiro, posicione a criança de costas, sentada, com uma toalha branca nas costas para facilitar a visualização dos parasitas que serão retirados. Divida o cabelo em várias partes e passe o pente fino em todas as mechas possíveis. Você também pode passar um creme de cabelo para facilitar o processo.

Um dos maiores mitos contados é que só se mata os piolhos ao esmagá-los na unha, o que não é verdade. Após a retirada, os insetos devem ser mergulhados em uma solução com vinagre e água contendo a mesma quantidade.

mãe sentada no tapete e passando pente filho na filha com cabelo bem longo

2. Lave todas as roupas

Após retirar os piolhos com o pente, é preciso que todas as roupas usadas pelas crianças sejam lavadas, já que muitos desses insetos podem estar presos em bonés, camisetas, blusas e calças, por exemplo. O ideal é fazer esse processo com uma certa frequência. Afinal, os pequenos ainda continuarão tendo contato com outras crianças.

Se a infestação for muito grande, lave também os lençóis, cobertores e pelúcias que tiveram contato com o cabelo do seu filho. Outra dica é realizar a lavagem com água aquecida com temperatura superior a 60º, onde é mais efetivo para matar todos os parasitas.

3. Lave o cabelo da criança com vinagre

O vinagre, sem dúvidas, pode ser um grande aliado no combate dos piolhos. Caso a criança esteja tendo dificuldades para tirar os insetos do cabelo, a dica é fazer uma solução com vinagre e água morna. Veja o passo a passo para fazer a mistura:

  1. Coloque a mistura de vinagre e um pouco de água morna em um copo;
  2. Passe a mistura em todo couro cabeludo;
  3. Coloque uma touca e espere agir por 30 minutos;
  4. Para finalizar, lave o cabelo normalmente com um shampoo convencional.

Leia também: 5 ideias de penteados infantis simples, fáceis e criativos.

4. Faça uma mistura com óleos essenciais

Você sabia que um único piolho macho pode fecundar 18 fêmeas de uma vez? Em muitos casos, eles podem criar resistência com alguns tratamentos. Se você já tentou vários e ainda não conseguiu, o uso de óleo essencial pode ser uma ótima alternativa. Você só precisará de 5 colheres de chá de óleo de coco e 25 gotas de óleo essencial, que poderão ser:

  1. 5 gotas de tea tree;
  2. 5 gotas de hortelã-pimenta (para criança com mais de 6 anos);
  3. 5 gotas de lavandin;
  4. 5 gotas de eucalipto radiata;
  5. 5 gotas de alecrim (para crianças com mais de 10 anos).

Para aplicar, basta colocar um pouco de shampoo nas mãos, adicionar umas gotas da mistura dos óleos essenciais e espalhar em todo o cabelo da criança. Em seguida, enrole a cabeça com uma toalha e deixe a mistura agir por cerca de 1 hora. Depois, é só lavar novamente com shampoo e está pronto.

5. Utilize remédios, se necessário

Caso tenha tentado todos os passos anteriores e ainda os piolhos e lêndeas continuam lá, a última opção deve ser a utilização de remédios específicos para o controle de piolhos. No entanto, os medicamentos devem ser prescritos e acompanhados por um médico pediatra.

Alguns inseticidas como os piretróides sintéticos podem ser tóxicos para as crianças com menos de cinco anos. Por esse motivo, o médico irá prescrever formulações específicas de acordo com a idade do seu filho(a).

Chapinha mata piolho?

Sim, a alta temperatura pode ser efetiva para matar as lêndeas e piolhos. Porém, vale ressaltar que esse não deve ser apenas o único método para combater esses parasitas, já que o calor da chapinha nem sempre consegue chegar em todas as mechas do cabelo, principalmente se ele for grande.

Tenha cuidado especial para os cabelos crespos infantis, porque neles, pode ser necessário realizar o procedimento de eliminação dos piolhos em várias etapas. Lave o cabelo com shampoo e use o secador para secá-lo, passe a chapinha para alisar e então utilize o pente fino. Esse método pode facilitar a retirada dos piolhos com o pente fino.

Use a chapinha e o secador apenas em crianças mais crescidas. Ah, e depois do processo, sempre faça uma hidratação em seguida, mas sem usar qualquer tipo de produto com química que possa ser muito agressivo para o couro cabeludo infantil.


Essas foram as principais dicas de como acabar com piolhos. No nosso blog, você encontra diversos posts com dicas e guias práticos para qualquer mamãe.

Continue navegando e conheça também esse conteúdo incrível com 10 dicas de como cuidar das roupas do seu bebê. Confira agora mesmo!

Até a próxima!

5/5 - (Total de avaliações: 1)
Compartilhe:
Carla Bucci

Autor: Carla Bucci

Graduada em Jornalismo pela Universidade Regional de Blumenau (FURB), reside na cidade de Blumenau. É apaixonada por moda e pelo desenvolvimento de textos criativos. Para achar as melhores pautas do universo infantil, está sempre ligada nas redes sociais.

Deixe um comentário