Início » Maternidade » Recém-nascido: entenda os 100 primeiros dias do bebê!

Recém-nascido: entenda os 100 primeiros dias do bebê!

6 minutos de leitura

Para as mamães de primeira viagem — ou não — a chegada de um bebê pode ser emocionante e assustadora ao mesmo tempo.

Por mais que durante a gestação você tenha pesquisado e se preparado para este momento, há muito o que aprender sobre os cuidados nos primeiros 100 dias de vida.

Neste conteúdo, vamos entender desde as necessidades, até a criação de vínculos e rotinas com o recém-nascido, para tornar essa fase uma experiência maravilhosa, cheia de descobertas e momentos inesquecíveis. Boa leitura!

Os cuidados com os recém-nascidos

Antes mesmo de sair da maternidade, você já precisa estar preparada para os cuidados com o seu bebê. Pensar na mala e como vestir o recém-nascido para sair da maternidade é muito importante para começar bem.

Os primeiros dias em casa podem ser agitados e cansativos, mas também são um momento para criar laços e se adaptar a uma nova rotina. É importante lembrar que uma criança precisa de cuidados especiais e gentis e, provavelmente, você também precisará de ajuda até se ajustar a essa nova fase.

Os cuidados com os recém-nascido. Mulher dando um banho no bebê em uma banheira

É importante ter um lugar confortável, principalmente no primeiro trimestre, para que vocês possam descansar em paz. Os móveis como berços e moisés precisam ser forrados com uma superfície firme e uma roupa de cama limpa e confortável.

Acessórios como balanço ou cadeirinhas também podem ser opções para os momentos em que ele estiver agitado ou chorando.

As necessidades dos bebês recém-nascidos

Para cuidar bem do recém-nascido, é importante entender as necessidades dele, que podem variar conforme a fase de desenvolvimento.

Nos primeiros dias, ele precisará de muito contato físico, alimentação frequente e uma rotina doméstica consistente. À medida que ele for crescendo, as necessidades vão mudando e você vai precisar se adaptar com frequência aos novos períodos da vida do seu bebê.

pezinho de um recém nascido

Os estímulos externos, como luzes e barulhos altos, podem ser extremamente assustadores no começo. Ter um ambiente tranquilo é fundamental para que ele possa se acostumar aos poucos.

As fases de desenvolvimento do recém-nascido

Nos primeiros meses de vida, seu bebê passará por vários saltos de desenvolvimento importantes que ajudam a entender o crescimento e a evolução. Esses períodos vão ajudar no desenvolvimento físico, emocional e cognitivo do recém-nascido.

mulher, negra, segurando um recém nascido no colo

No primeiro mês, ele provavelmente dormirá bastante, pois está se acostumando à vida fora do útero. Já no segundo mês, os sentidos estarão mais desenvolvidos e ele começará a ficar mais alerta e com mais mobilidade.

Lá pelo centésimo dia, os músculos do pescoço já estarão mais fortalecidos e ele começará a segurar a cabeça erguida, melhorando muito a sua percepção do mundo.

Como criar uma rotina para os recém-nascidos?

O recém-nascido se beneficia de uma rotina consistente, que pode ajudá-lo a se sentir mais confiante e seguro no ambiente familiar. Ter horários certos para amamentar, dormir e trocar as fraldas ajuda nesta adaptação.

Embora possa levar algum tempo, ele se acostuma e ficará mais fácil lidar com as demandas de cuidados que vão aumentar gradativamente.

Quando o bebê estiver com sono e ainda não for hora de dormir, procure interagir para que o organismo dele vá se acostumando a rotina e ele possa te acompanhar no dia a dia e dormir mais à noite. Outro benefício da interação é o fortalecimento dos vínculos entre vocês.

Quando o bebê começa a reconhecer a mãe?

O recém-nascido consegue reconhecer a mãe desde o nascimento, pelo cheiro e pela voz. O vínculo afetivo e emocional se forma com o tempo, pois é um processo gradual que pode levar semanas e até meses para se desenvolver totalmente.

mulher loira segurando um recém nascido no colo

Passar o maior tempo possível com o seu filho, segurando, fazendo contato visual, cantarolando, contando histórias e estimulando verbalmente, são algumas maneiras de fortalecer o vínculo entre vocês. Conforme ele for crescendo, a relação irá se estreitar naturalmente e as interações serão cada vez mais recíprocas com o desenvolvimento da linguagem.

Quais os comportamentos dos recém-nascidos?

O comportamento do bebê recém-nascido pode parecer estranho ou confuso para os papais e mamães. Choro, muito sono durante o dia e dificuldade para dormir à noite, refluxo, soluços e dificuldades para mamar são alguns dos desafios que vocês irão encontrar pelo caminho.

bebê recém nascido chorando no colo da mãe

Esses comportamentos são normais. O bebê precisa de tempo para se acostumar com a vida. Conforme ele for crescendo e se desenvolvendo, esses comportamentos tendem a diminuir e vão se tornar mais previsíveis, principalmente, pela relação diária entre vocês.

O que não é normal no recém-nascido?

Embora muitos comportamentos de um recém-nascido sejam esperados, conforme comentamos, outros podem ser preocupantes ou incomuns. O choro excessivo, dificuldades para dormir ou comer podem ser sinais de cólicas, dor e desconforto.

Se você notar algum comportamento que julgue atípico, não hesite em entrar em contato com o pediatra do seu filho para obter uma orientação precisa e apoio profissional.

Itens essenciais para quem tem um recém-nascido

Quando se trata de organizar a vida com um recém-nascido, é importante ter em mente que muitas coisas que vocês talvez nem imaginassem que existiam serão muito necessárias.

É importante ter consciência para não se sobrecarregar pela quantidade de opções e possibilidades disponíveis. Alguns dos itens importantes que não podem faltar são:

  • Fraldas;
  • Itens de higiene;
  • Roupas confortáveis (muitas);
  • Carrinho de bebê;
  • Berço;
  • Cadeirinha para o carro;
  • Assento ou uma banheira para o banho.

Qual o melhor leite para recém-nascido?

A escolha do melhor leite para o seu bebê pode ser uma decisão importante. O leite materno é a opção mais saudável e recomendada para a nutrição, até pelo menos os dois anos.

mamãe amamentando um recém nascido

Se você não puder fazer o aleitamento materno, pode optar por outras alternativas, mas sempre com recomendação médica. Entre as possibilidades, estão as fórmulas à base de soja, sem lactose e outros compostos especiais para crianças com alergias ou intolerâncias alimentares.


Os primeiros 100 dias com um recém-nascido são cheios de desafios e oportunidades para fortalecer os vínculos familiares e se adaptar com uma visão positiva a essa nova vida.

Compreender as necessidades, estabelecer uma rotina e criar laços são fundamentais para o futuro do seu filho. Tudo isso faz parte da jornada e se você precisar de ajuda e suporte, não hesite em se abrir com a sua rede de apoio.

Acima de tudo, seja sempre gentil com o bebê e consigo mesma, e aproveite cada momento dessa experiência única e maravilhosa, porque passa rápido.

Aproveite e leia o nosso conteúdo sobre o desmame gentil, para ir se preparando para outro momento delicado da maternidade.

Te espero por lá, mamãe! Beijinhos…

Avalie este post
Compartilhe:
Carla Bucci

Autor: Carla Bucci

Graduada em Jornalismo pela Universidade Regional de Blumenau (FURB), reside na cidade de Blumenau. É apaixonada por moda e pelo desenvolvimento de textos criativos. Para achar as melhores pautas do universo infantil, está sempre ligada nas redes sociais.

Deixe um comentário