Início » Maternidade » Como funciona o desmame gentil? Entenda o processo!

Como funciona o desmame gentil? Entenda o processo!

5 minutos de leitura

O desmame é um dos momentos mais delicados durante a maternidade. Afinal, ele pode acontecer de diferentes maneiras: natural, planejada, gradual ou imediata. Ainda assim, existe uma forma de você, mamãe, diminuir as suas dores e as da criança durante esse processo.

Hoje, eu vou falar sobre o desmame gentil: um processo que ajuda o bebê a entender as mudanças em sua alimentação de maneira natural e humanizada.

Para te ajudar e deixar o processo mais simples, separei algumas dicas para fazer um desmame gentil ao final do aleitamento materno. Vamos lá?

1. Respeite a vontade e as necessidades da criança

O primeiro passo para fazer um desmame gentil é respeitar as vontades e as necessidades da criança.Como o próprio nome indica, a principal características desse processo é a gentileza. Logo, ela precisa estar presente até o bebê deixar de mamar.

Com uma abordagem humanizada, a criança se sente segura para enfrentar as mudanças que chegam com o desmame, bem como aprende a reconhecer as suas necessidades físicas.

Além disso, o acolhimento é outro ponto essencial durante essa etapa, ok? Transmitir conforto e segurança para os pequenos (as) é algo essencial para evitar birras e choros por conta do peito.

Em momentos que a criança demonstra a falta do leite materno (como na hora de dormir), é válido contar histórias folclóricas ou outras narrativas que ajudam a dar sono. Caso a estratégia não funcione: respeite o pedido da criança! Falar ‘não’ pode não ser a melhor opção.

mulher lendo histórias folclóricas para um bebe

2. Tenha paciência com o bebê

Atenção, mamãe: o desmame gentil pode ser um pouco estressante para você, ok? Entretanto, recomendo que você não transmita esse tipo de sensação para a criança. Afinal, isso pode atrapalhar e, até mesmo, atrasar o processo.

mulher cansada segurando um bebe no colo

3. Crie uma dieta balanceada

Durante o desmame, é necessário planejar uma nova dieta para a criança, com alimentos que forneçam os mesmos nutrientes do leite materno.

Nesse caso, a melhor alternativa é apostar nas receitas de papinhas: quando feitas com as frutas e vegetais adequados, elas oferecem vitaminas e substâncias benéficas para o crescimento das crianças.

criança sentada em uma cadeira, comendo papinha

4. Mude a sua rotina diária

Não tem jeito, durante o desmame, você precisará ajustar a sua rotina para atender às necessidades da criança. Agora, você precisa tirar um tempinho para:

  • Conversar com a criança sobre como está sendo a experiência;
  • Preparar papinhas, sucos e vitaminas para suprir os nutrientes faltantes em sua alimentação;
  • Dar a comida para os mais novos — afinal, eles ainda não comem sozinhos.

Por mais que pareça difícil, essa etapa é tudo questão de adaptação. Pode ficar tranquila! Com o tempo, você consegue adequar a sua rotina doméstica com essa nova fase da maternidade.

mãe com bebê em casa

5. Seja sincera com a criança

Provavelmente, em um momento ou outro, a criança vai fazer birra pedindo para mamar. Eu sei, é um pouco difícil dizer não e deixar de fazer a vontade dos pequenos (as). Porém, em momentos como esse, a melhor solução é ser sincera com o seu filho (a).

Explique que ele está crescendo e deixe claro que existem outras alternativas para suprir as suas vontades, como um suco natural ou, até mesmo, uma mamadeira com água.

imagem de mulher segurando uma criança bebendo suco em uma mamadeira

Enfim, com essas dicas você está apta a passar por um desmame gentil ao lado da sua criança. Ah, não saia daí ainda não! Para te ajudar, respondi algumas dúvidas que podem ser relevantes na hora de enfrentar esse desafio. Confira!


Como saber se meu filho está pronto para um desmame gentil?

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o ideal é que as crianças sejam alimentadas exclusivamente pelo leite materno até os 6 primeiros meses. Após isso, o desmame gentil pode iniciar-se de maneira gradual e deve ser feito até os 2 anos. Nesse período, não há um momento correto para fazer.

O importante é que a criança esteja preparada e se sinta confortável para passar pelo processo, ok?

Leia mais sobre o assunto — Principais dúvidas sobre a amamentação: esclareça todas elas com a Brandili!

Quais são os tipos de desmame?

A Sociedade Brasileira de Pediatria classifica o desmame infantil em quatro tipos diferentes:

  • Desmame natural: a criança para de mamar porque começa a satisfazer as suas necessidades naturais sozinha;
  • Desmame induzido: acontece com o auxílio da mamadeira e outros tipos de bicos artificiais;
  • Desmame abrupto (também conhecido como desmame precoce): quando a mãe não consegue amamentar de forma alguma;
  • Desmame gradual: ocorre gradualmente, primeiro pelo desmame noturno e depois o total.

O primeiro e o último são as duas melhores — e menos doloridas — alternativas para fazer com gentileza. 😉

Quais são as vantagens do desmame natural?

Sem dúvidas, a principal vantagem do desmame natural é enfrentar essa transição de uma forma mais calma e tranquila. As vontades e as necessidades da criança são respeitadas, o que não só evita dores de cabeça, mas também transmite segurança e fortalece a relação entre mãe e filho (a).

Agora, você está preparada para iniciar um desmame gentil. Enquanto passa por esse processo, conheça os seus direitos em relação à amamentação no trabalho e saiba mais sobre esse tema tão relevante para a maternidade.

Te espero no próximo post!

Beijos!😘

5/5 - (Total de avaliações: 1)
Compartilhe:
Carla Bucci

Autor: Carla Bucci

Graduada em Jornalismo pela Universidade Regional de Blumenau (FURB), reside na cidade de Blumenau. É apaixonada por moda e pelo desenvolvimento de textos criativos. Para achar as melhores pautas do universo infantil, está sempre ligada nas redes sociais.

Deixe um comentário