Início » Gravidez » Perda de líquido na gravidez: como descobrir, o que fazer e mais!

Perda de líquido na gravidez: como descobrir, o que fazer e mais!

7 minutos de leitura

A perda de líquido na gravidez pode ser um indicativo de que existem problemas durante esse período E, por isso, é importante estudar para descobrir as causas e, assim, obter um diagnóstico preciso para iniciar um tratamento adequado.

Eu entendo que ser mãe de primeira viagem reúne um misto de sensações especiais e mágicas. Porém, conhecer tudo sobre a maternidade é essencial para saber como agir se você sentir perda do líquido amniótico no início de sua gravidez. Continue sua leitura e saiba descobrir essa perda!

1. Faça um monitoramento durante a sua higienização íntima

Se você tem a sensação da perda de líquido na gravidez, faça testes com absorvente íntimo na calcinha. No momento que você sentir necessidade de urinar, veja se há alteração na cor do absorvente e presença de odor adocicado (característico do líquido amniótico).

Ao perceber que o absorvente está molhado além do normal, o ideal é ir ao hospital. Reações fisiológicas e alterações no corpo, consideradas estranhas que podem ocorrer ao longo de todas as semanas de gestação, precisam ser analisadas e diagnosticadas em breve, conforme orientação médica.

É importante verificar qualquer anormalidade nas semanas dos 1.º e 2.º trimestres de gestação, porque é o período que o bebê começa a se desenvolver e formar cada parte do corpo. Para haver segurança, o médico se encarrega de fazer ultrassons e exames laboratoriais para descobrir o problema e, assim, trazer mais conforto neste período tão importante e delicado.

2. Observe o fluxo de líquido que está perdendo

A principal dúvida é como saber se estou perdendo líquido e, para descobrir se este problema acontece, basta verificar se a calcinha fica úmida mais vezes durante o dia. Sabemos que, naturalmente, a vagina se lubrifica como forma de se manter higienizada, porém, quando a umidade é regular e intensa, precisa-se de uma análise rigorosa por se tratar de um sintoma diferente.

Queremos mencionar que mulheres com pressão alta, diabéticas ou portadoras da doença lúpus possuem mais chances de ter extravasamento do líquido amniótico aos poucos. Contudo, essa também é uma condição que afeta as demais gestantes e pode ser confundida com incontinência urinária.

mulher grávida deitada na cama

3. Tente interromper o fluxo com uma contração muscular

Para não diminuir as preocupações, faça uma investigação com a contração muscular pélvica. Apertar com força ajuda a detectar se o fluxo é interrompido, pois se for este o caso, se trata apenas de incontinência urinária, que tem como causa a pressão uterina sobre a bexiga.

Porém, se ainda sair durante o dia, significa que há chances de se tratar do líquido amniótico. E a melhor forma para comprovar é ficar deitada, o qual é o momento mais fácil de sentir o fluxo sair lentamente do canal vaginal. Se manter de pé ou sentada atrapalha na detecção do problema, a depender da posição que seu bebê se encontra, e você pode ter mais dificuldades em perceber essa saída.

Mulher grávida praticando yoga no chão, ao fundo sofá, armário.

Calma que o conteúdo ainda não acabou! Agora, vamos responder algumas perguntas frequentes que podem ser parte da sua dúvida sobre o assunto e que vão ajudar na resolução da questão. Acompanhe!


É normal perder líquido na gravidez e não sentir dor?

Sim, é normal perder líquido na gravidez sem sentir dor. De modo geral, pode ocorrer de você não sentir nenhuma dor na perda do líquido amniótico, apenas ter uma sensação de água quente ao escorrer do canal vaginal, molhando sua calcinha e pernas.

Ao notar que não é o seu xixi, recomendamos que você vá a um pronto-socorro. Quanto mais cedo você descobrir o que acontece com seu corpo, melhor para a sua saúde e a do seu bebê, ok?

Qual a diferença entre o corrimento e a perda de líquido?

A secreção vaginal tem como principal causa a candidíase, responsável por afetar diversas mulheres gestantes ou não. Para verificar se é corrimento ou perda de líquido amniótico, veja na calcinha se há uma massinha esbranquiçada que se estiver acompanhada de sintomas como coceiras e dores na vulva, se trata de uma infecção.

Na perda de líquido, você pode sentir um cheiro levemente doce e não perceber nenhuma dor ou incômodo. Quando se trata de doenças, geralmente, você costuma sentir coceiras e notar corrimentos amarelados com cheiro intenso.

 mulher grávida feliz de branco segurando a barriga

Descubra TUDO sobre a sua primeira semana de gravidez!

O que causa a perda de líquido amniótico?

Há fatores contribuintes para haver perda de líquido na gravidez, como infecções urinárias que causam ardor e coceira, bem como infecções sexualmente transmissíveis que incluem a sífilis, vulvovaginites ou o HPV.

Além dos problemas que elencamos, a placenta pode sofrer com problemas causados por substâncias perigosas, os quais são o álcool, cigarro e as drogas, que não são indicados para nenhuma gestante e nem mesmo após o parto. Mesmo que você não fume, estar próximo de pessoas que têm o hábito de usar tabaco é prejudicial devido à fumaça intensa e carregada de químicos.

O que fazer para evitar a perda de líquido amniótico?

Para ter o diagnóstico completo em mãos do porquê este problema acontece, o profissional deve realizar um teste para saber se estou perdendo líquido amniótico. Assim, é mais fácil aconselhar e explicar quais formas se cuidar em casa para essa questão cessar.

A sugestão é que a futura mamãe permaneça em repouso pleno durante a gravidez e que se mantenha hidratada, principalmente em épocas tão quentes como as que estamos vivenciando atualmente. Nesse calorão, beber dois litros de água por dia ajuda seu organismo a trabalhar eficientemente, auxilia a enviar nutrientes essenciais ao bebê e garante que este fluxo desapareça.

Quando devo me preocupar com perda de líquido na gravidez?

Ao notar que o líquido sai com muita frequência da vagina e que seu bebê não mexe mais com tanta frequência no início da gravidez, é necessário conversar imediatamente com o ginecologista. Caso o problema aconteça perto do final da gestação, o profissional se encarrega de observar mais de perto porque não há necessidade de intervenções ou aplicação medicamentosa.

 médico examinando mulher grávida em casa

Além disso, o líquido amniótico apresenta cores diferentes e cada uma tem significados que merecem atenção. Assim, quando você perceber anormalidades, sabe que precisa tomar providências imediatas para proteger a saúde do bebê e garantir que a gestação ocorra com segurança. As principais colorações são:

Líquido marrom-escuro

Se você notar que a água está neste tom amarronzado, vá imediatamente ao hospital ou pronto-socorro mais próximo. Ser examinada por bons profissionais é essencial para detectar qualquer problema, ainda mais se o bebê não está tão ativo quanto antes, então fique atenta!

Líquido amarelo

Não é indicativo de grandes problemas e você pode ficar tranquila, uma vez que o líquido possa se misturar com a urina. Porém, em casos que há diagnóstico de infecções, o pus é expelido e possui essa coloração amarelada que, com o devido tratamento, desaparece no decorrer dos dias.

Líquido branco

Esta é a cor tradicional do líquido amniótico e não é perigoso quando a gravidez está perto do fim. Não é acompanhada de dor ou cheiro, portanto, não é necessário se preocupar ou ficar com medo pela presença do fluxo.

Compreender o que é perda de líquido na gravidez te ajuda a saber o que fazer caso ocorra. Dialogar com uma boa equipe de saúde é muito importante, pois ele se encarrega de realizar exames e testes para obter um diagnóstico preciso para auxiliar no problema e tranquilizar diante da situação.

E, você que está na 36.º semana de gravidez, não precisa se preocupar com a perda de líquido constantemente. O processo de rompimento da bolsa é natural e indica apenas que o seu bebê já está pronto para vir ao mundo. Se ligue nos sinais e fique atenta ao que falamos para ter uma gestação saudável e tranquila!

Continue acompanhando os nossos conteúdos e entenda melhor a sua gestação.

Até a próxima!

Avalie este post
Compartilhe:
Carla Bucci

Autor: Carla Bucci

Graduada em Jornalismo pela Universidade Regional de Blumenau (FURB), reside na cidade de Blumenau. É apaixonada por moda e pelo desenvolvimento de textos criativos. Para achar as melhores pautas do universo infantil, está sempre ligada nas redes sociais.

Deixe um comentário