Início » Gravidez » Tudo que você precisa saber sobre parto em casa (domiciliar)

Tudo que você precisa saber sobre parto em casa (domiciliar)

6 minutos de leitura

O parto domiciliar tem sido a opção de muitas mamães. Esse método é humanizado e mais confortável para a gestante. Isso acontece devido ao conforto específico do ambiente da própria casa, além de um tratamento mais intimista por parte da equipe que realiza o processo.

Apesar disso, podem surgir muitas dúvidas relacionadas a essa forma de dar à luz. Por exemplo, qual é o valor, se qualquer gestante pode fazer etc. Por esse motivo, preparamos um post completo que vai tirar as suas principais dúvidas sobre o parto em casa.

Acompanhe a leitura e entenda quais são os principais pontos do parto normal dentro de casa. Antes de continuar, envie este conteúdo para o seu companheiro ou companheira, para que ele ou ela participe dessa decisão com você. Vamos lá?

Mulher grávida faz exercícios em uma bola de yoga

O que é parto domiciliar?

O parto domiciliar é aquele que acontece em casa. Em geral, ele é escolhido por mulheres que querem um ambiente mais confortável e acolhedor para ter o bebê. Apesar disso, o procedimento deve ser acompanhado por uma equipe especializada.

Os profissionais garantirão a saúde da mamãe e do bebê. Eles monitoram a temperatura, pressão sanguínea, batimentos cardíacos etc. Além disso, a equipe também decide se é possível realizar o procedimento em casa ou não.

Nesses casos, já é possível escolher o macacão do bebê, sem precisar pensar em uma mala para a maternidade.

Quem pode ter parto domiciliar?

Nem todas as mulheres podem dar à luz em casa. O procedimento desse tipo de parto é liberado apenas para grávidas saudáveis, com gestação de baixo risco, pré-natal completo e que tenham entrado em trabalho de parto naturalmente.

O parto normal em casa não é recomendado nas seguintes situações:

  • Mulheres que tiveram cesáreas ou outras cirurgias no útero anteriormente;
  • Grávidas de gêmeos;
  • Bebê sentado;
  • Mulheres com infecção sexualmente transmissível (IST);
  • Alterações anatômicas na bacia;
  • Gravidez de alto risco.

Um dos fatores que aumenta as complicações na gravidez é a pré-eclâmpsia.

Parto em casa é seguro?

Sim. Em geral, o parto normal acontece sem nenhuma intervenção. Porém, assim como qualquer outro procedimento, precisa de atenção porque algum tipo de complicação pode surgir. Por exemplo, nó no cordão umbilical, dificuldades na dilatação uterina, hemorragias etc.

Em situações assim, a equipe médica contratada pela mamãe é essencial. Os profissionais saberão quando é hora de transferir para uma maternidade e, até mesmo, como vestir o recém-nascido.

Mamãe grávida sendo abraçada pelo seu marido

Quais os benefícios do parto domiciliar?

evidências científicas que o parto domiciliar traz mais satisfação e autonomia para a mamãe. Veja alguns dos benefícios de dar a luz em casa:

  • Alternativa segura do local de parto;
  • Alta satisfação das mamães e das famílias;
  • Poder de decisão sobre quem acompanhará o parto;
  • Possibilidade de uma equipe de foto e vídeo registrando o momento;
  • O bebê já nasce no local que viverá depois;
  • Maior conforto nos momentos pós-parto, a mamãe está na própria casa.

O ambiente acolhedor é um dos principais pontos positivos para quem deseja parir em casa. Por exemplo, o colostro pode ser oferecido ao bebê na própria cama da mamãe. Tudo de bom, não é?

É possível ter parto domiciliar pelo SUS?

O Sistema Único de Saúde (SUS) não cobre o parto domiciliar. Contudo, as Diretrizes Nacionais de Assistência ao Parto Normal e a Organização Mundial da Saúde recomendam que a mulher seja livre para escolher o local que dará à luz. Assim, muitas mamães buscam auxílio jurídico nessa hora.

Devido aos custos elevados do procedimento, ele acaba sendo inacessível para muitas mamães do Brasil.

Quanto custa um parto domiciliar?

Em média, o valor do parto domiciliar fica entre 15 e 20 mil reais. Contudo, o custo pode variar conforme o local, região do Brasil, profissionais envolvidos etc. Além disso, o preço não costuma cobrir gastos com equipes de foto e vídeo.

O parto domiciliar planejado requer uma preparação prévia das famílias. Seja financeira ou na organização da casa. Nesses casos, os papais e mamães já podem ir pensando em uma rotina para o recém-nascido que vai chegar!

Quem pode assistir parto domiciliar?

O parto domiciliar pode ser acompanhado por quem a mamãe quiser, desde que seja confortável e seguro para ela. No parto em casa, além da equipe responsável pelo procedimento, todas as pessoas que a gestante autorizar podem assistir a esse momento.

Contudo, é preciso lembrar que esse momento é íntimo e pode ser desconfortável para a própria mamãe ter várias pessoas acompanhando o processo. Além disso, algumas pessoas desejam sair do local e, caso haja muita gente, a circulação será prejudicada e isso pode até interferir no parto.

Como é composta a equipe que faz o parto?

A equipe que faz o parto em casa é composta de doula, enfermeiros especialistas em maternidade e obstetrícia e de um médico obstetra. Algumas mulheres optam por fazer o procedimento apenas com a equipe de enfermagem.

Em caso de complicações, é fundamental ter um médico perto para realizar os primeiros cuidados. Então, é preciso ter isso em mente, caso o profissional não esteja presente. Uma opção é deixar a mala da maternidade organizada.

O que é necessário para um parto domiciliar?

É necessário que a futura mamãe tenha uma gestação de baixo risco. Além disso, no parto domiciliar, são necessários alguns materiais específicos, entre eles: lençóis descartáveis, ambiente limpo e aquecido e alimentos leves para a gestante.

Após o parto, o bebê já pode receber sua primeira fralda de pano ou descartável e ir para o colo da mamãe e se alimentar pela primeira vez.

Pode receber anestesia no parto em casa?

Não. A anestesia deve ser feita apenas em um ambiente hospitalar acompanhada de um médico especialista. Em caso de dúvidas sobre o procedimento, converse com o pediatra ou obstetra de confiança.

O que acontece em caso de complicação no parto em casa?

Caso haja uma complicação no parto domiciliar, a equipe médica precisa ter os materiais necessários para os primeiros socorros. Por exemplo, fios de sutura, fórceps e material para reanimar do bebê. Em quadros graves, é preciso levar a mamãe e o bebê imediatamente para o hospital.

Em urgências e emergências, a transferência para o ambiente hospitalar deve ser feita apenas com uma ambulância. Em outros casos, o próprio carro da família pode ser usado. Quem decidirá quais serão os procedimentos é a equipe médica responsável.

O parto domiciliar pode ser muito mais confortável para as mamães e para o bebê. Contudo, é preciso ter em mente que esse procedimento pode levar até 12 horas e requer muito planejamento. Além disso, como você viu aqui, o acompanhamento de uma equipe especializada é obrigatório.

Enquanto você se planeja para receber o seu filho ou filha, que tal continuar lendo nossos conteúdos sobre maternidade? Leia o que acontece nas semanas de gestação e entenda a evolução do seu bebê dentro útero!

5/5 - (Total de avaliações: 1)
Compartilhe:
Carla Bucci

Autor: Carla Bucci

Graduada em Jornalismo pela Universidade Regional de Blumenau (FURB), reside na cidade de Blumenau. É apaixonada por moda e pelo desenvolvimento de textos criativos. Para achar as melhores pautas do universo infantil, está sempre ligada nas redes sociais.

Deixe um comentário