Início » Alimentação » O que levar de comida para praia e piscina? 11 ideias para pais

O que levar de comida para praia e piscina? 11 ideias para pais

5 minutos de leitura

Os melhores lanches para levar para a praia e para piscina são aqueles leves e naturais. Além de saudáveis, eles precisam ser práticos e fáceis de conservar, pelo menos, em uma bolsa térmica.

Levar comida para a praia requer uma preparação, principalmente com crianças. Então, planeje o cardápio um dia antes para evitar os alimentos industrializados ou comidas pesadas e frituras.

Para te ajudar, preparei essa lista com 11 dicas de comidas para levar para a praia e piscina com as crianças. Então, já envie este conteúdo para outra pessoa que também vai se interessar e acompanhe a leitura!

1. Sanduíches naturais

Os sanduíches naturais são como aqueles looks do dia-a-dia, sabe? Versáteis, práticos e verdadeiros coringas em várias situações. Porém, ao preparar um lanche para a praia, é preciso ter alguns cuidados específicos.

Laticínios e derivados de leite podem estragar com o aumento da temperatura. Caso os utilize, lembre-se de armazenar o lanche em uma bolsa térmica. Além disso, alguns vegetais podem soltar líquido e deixar o pão com uma textura desagradável. Procure optar por um pão sírio ou wrap, por exemplo.

2. Frutas frescas

As frutas frescas são opções totalmente naturais, nutritivas e saudáveis. Para levá-las à praia ou piscina, você tem duas alternativas: optar por aquelas que já tem casca ou preparar porções em casa.

O ponto positivo das frutas com casca resistente é que elas se adaptam melhor à variação de temperatura e são muito mais práticas de levar na bolsa.

Veja uma lista das frutas que você pode levar:

  • Maçã;
  • Laranja;
  • Lichia;
  • Pera;
  • Mexerica;
  • Banana;
  • Ameixa;
  • Pêssego;
  • E outras.

Caso prefira, prepare pequenas porções de frutas como manga, melão, mamão, melancia etc. e coloque em potinhos. Assim, ao sentir fome, é só comer os pedaços já cortados.

Essa opção, inclusive, é uma ótima forma de auxiliar na introdução alimentar dos seus filhos.

3. Frutas secas

Frutas desidratadas também são excelentes opções para levar na praia. Além de ocuparem menos espaço na bolsa, elas são saudáveis, saborosas e extremamente nutritivas. Perfeitas para quem quer aproveitar o passeio carregando pouco peso.

Uma ótima opção é preparar uma “salada” de frutas desidratadas à sua escolha. Assim, você e as crianças aproveitam vários sabores diferentes.

Em uma viagem de férias, além de curtir a praia, é possível aproveitar outros passeios fora da areia. Por isso, aproveite para ver as últimas tendências da moda infantil para pensar nos looks das crianças!

4. Vegetais em palito

Cortar palitos de vegetais é perfeito para quem quer um petisco saudável, natural e leve. Os mais comuns deles são pepino e cenoura. Porém, você pode inovar e buscar outras opções. Veja alguns exemplos:

  • Pimentão amarelo;
  • Bulbo de erva-doce (funcho);
  • Rabanetes.

Você pode cortá-los, guardar em um pote e levar para comer na praia ou na piscina. A melhor parte disso tudo é que esses vegetais têm nutrientes importantes na pirâmide alimentar infantil.

5. Castanhas

Castanhas, amendoim e amêndoas são recomendadas apenas para crianças a partir dos quatro anos. Isso acontece porque seu formato e textura podem causar engasgos e sufocamentos, como mostra a Rede Nacional Primeira Infância.

6. Pipoca

A pipoca é outro alimento que não deve ser oferecido para crianças pequenas. Além disso, independente da idade, é preciso evitar o sal e óleo em excesso.

Assim como os próximos itens da nossa lista, a pipoca pode ser facilmente comprada de vendedores ambulantes. Porém, prefira levar pronta de casa, assim você tem certeza da quantidade de tempero que foi adicionada.

7. Água de coco

Não dá para resistir a uma comida de praia, não é mesmo? A cada dia que passa, surgem mais opções e isso pode ser uma verdadeira tentação para as crianças.

Como é praticamente impossível ir ao litoral e ficar sem comprar nada na praia, opte por opções naturais. Um ótimo exemplo disso é a água de coco, que pode ser consumida direto da fruta. Ela ajuda a repor os minerais e pode controlar a hidratação.

Além disso, uma das cenas mais fofas que você verá na praia é a sua criança tomando água de coco com uma roupa de banho bem bonita. Lembre-se de guardar uma foto de recordação desse dia!

8. Picolés

Nada combina mais com um dia de sol à beira-mar ou na piscina do que um sorvete, não é mesmo?

Ao escolher esse petisco para se refrescar com as crianças, priorize aqueles feitos apenas com a fruta. Existem opções na forma de picolé ou como sorvete.

9. Milho verde

O milho verde cozido é outra comida muito comum nas praias brasileiras. Ele é uma excelente fonte de energia, fibras e aumenta a sensação de saciedade.

Procure sempre por um estabelecimento que atenda às normas de higiene e peça para que você mesma tempere o milho da sua criança. Assim, você deve colocar bem pouco (ou nenhum) sal e passar bem longe da manteiga e/ou margarina.

10. Biscoito de polvilho

O biscoito de polvilho faz sucesso principalmente nas praias do sudeste brasileiro. Ele é prático e pode ser um lanche excelente para crianças maiores.

Além da alimentação, é preciso ficar de olho nas roupas das crianças no verão. Elas precisam ser confortáveis e refrescantes. Por esse motivo, veja nossas dicas de shorts infantis e renove o guarda-roupa!

11. Chips de vegetais

Para fechar nossa lista com chave de ouro, temos os chips de vegetais. Eles podem ser feitos em casa e são opções muito mais saudáveis do que aqueles industrializados.

Para isso, no dia anterior, corte em fatias finas vegetais como batata doce, cenoura, batata inglesa, abobrinha, beterraba, mandioca, abóbora, mandioca ou banana verde. Coloque em uma forma e leve para assar até ficar crocante. Se quiser mais praticidade, leve para uma fritadeira a ar.

Com as nossas dicas, você tem muitas opções de lanches e petiscos para levar na praia ou piscina. Para isso, lembre-se de planejar o que levar com antecedência para passar longe das comidas industrializadas. OK? ????

Já que estamos falando das férias, aproveite para ver quais são as melhores brincadeiras para fazer na praia e divirta-se com os pequenos!

3.8/5 - (Total de avaliações: 6)
Compartilhe:
Jefferson Back

Autor: Jefferson Back

Graduado em Publicidade e Propaganda pela Unisociesc Blumenau, atua no universo digital há quase dez anos. Pós-graduando em Neuromarketing e Brandsense pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), é fascinado pelo mundo da comunicação e comportamento humano.

Deixe um comentário