Início » Gravidez » Como cuidar da saúde das crianças no outono?

Como cuidar da saúde das crianças no outono?

4 minutos de leitura

O principal cuidado para a saúde das crianças no outono é cuidar da hidratação e manter roupas de meia-estação sempre à disposição. Além disso, é preciso manter a casa sempre arejada e a roupa de cama trocada.

A Fundação Abrinq recomenda redobrar a atenção com a limpeza, principalmente dos ambientes nos quais a criança vive. O órgão também aponta que é essencial manter a casa arejada.

Quer ver mais dicas de como cuidar da saúde dos filhos no outono? Então, continue sua leitura e comece a se preparar para enfrentar a estação mais seca do ano!

1. Tenha roupas de meia-estação

Em primeiro lugar, você precisa ficar de olho e vestir seu filho de acordo com o clima. O típico outono brasileiro é ameno, com dias mais frescos. Para muitos de nós, adultos, esse clima é perfeito. Contudo, as crianças menores podem sofrer com essas condições.

Por isso, tenha uma boa quantidade de peças de meia-estação. Outra dica é vestir a criança em camadas. Assim, conforme a temperatura for aumentando ao longo do dia, você pode ir tirando algumas peças, sem precisar trocar tudo da criança.

2. Fique de olho na vacinação

A vacinação é essencial e salva-vidas. A partir dos seis meses, a criança já precisa estar imunizada contra a gripe. Além disso, é preciso ficar de olho no calendário de vacinação para tomar todas as doses necessárias ao longo dos primeiros anos de vida.

Durante o outono, a ocorrência de resfriados e outras doenças respiratórias é maior, principalmente porque os ambientes acabam não ficando arejados — vou falar melhor disso na próxima dica —, então, lembre-se de manter o calendário de vacinação em dia. Em caso de qualquer dúvida, consulte o seu pediatra.

criança tomando vacina

3. Mantenha a casa arejada

Mesmo em dias mais frios, você precisa manter todos os ambientes com uma boa circulação de ar. Isso evita que os objetos acumulem poeira e ácaros, os quais são alguns dos maiores causadores de alergias respiratórias em crianças.

Principalmente no quarto das crianças, procure “trocar o ar” algumas vezes ao dia. Além do quarto, é muito importante seguir essa dica em lugares com aglomeração de pessoas. A atitude reduz as chances de contaminação em doenças respiratórias.

criança abre a janela de casa

4. Limpe a casa com mais frequência

Fazer a limpeza da casa com produtos adequados para a higiene do bebê previne a incidência de doenças respiratórias como sinusite, bronquite e asma. Geralmente, são agravadas durante temporadas mais amenas como o outono.

Sei o quão difícil é para você, mamãe, conciliar a rotina de trabalhos com filhos. Porém, pequenos atos durante o dia podem melhorar a saúde das crianças durante o outono. O costume de tirar a poeira dos móveis uma vez na semana, por exemplo, ajuda a diminuir a quantidade de ácaros e bactérias presentes no ambiente.

Pequenos atos, como esse, podem e influenciam na saúde e bem-estar de seu filho.

5. Recorra a um umidificador

O umidificador é um recurso eficiente para diminuir os efeitos do tempo seco e distanciar a concentração de poluentes presentes na atmosfera. Isso porque ele é responsável por circular o ar, deixando qualquer espaço da casa mais umidificado.

Caso não tenha esse aparelho em casa, existem alternativas mais simples que oferecem resultados semelhantes. Alguns truques caseiros, como colocar bacias de água espalhadas pelos cômodos, ou pendurar uma toalha molhada na janela, amenizam o problema de maneira natural.

6. Troque as roupas de cama do bebê três vezes na semana

Como destaquei algumas vezes, o tempo seco do outono faz com que ácaros, fungos e bactérias tomem conta do ambiente. Reforçar a limpeza da casa é o primeiro passo para diminuir esses micro-organismos. Isso inclui também a limpeza das roupas de cama ou berço da criança.

Como indicado pela Fundação Abrinq no início do texto, é fundamental redobrar a limpeza e lavagem das roupas infantis. Nesse caso, não só as vestimentas do bebê, mas também mantas, cueiros, lençóis, travesseiros e outros artigos do enxoval.

7. Dê atenção redobrada à hidratação

A hidratação é um ponto que precisa ser incentivado durante todo ano. Entretanto, ao chegar as temperaturas mais amenas como o outono, é comum que as crianças diminuam o consumo de água por conta do frio.

Você, como mamãe, precisa estar atenta a esse comportamento e relembrar a importância da água para o corpo da criança.

Um organismo bem hidratado — junto de uma pirâmide alimentar bem estruturada — regula a pressão arterial, auxilia no funcionamento do intestino e melhora as articulações.

Para incentivar as crianças, busque por outras alternativas, como dizer que o cabelo cresce mais rápido, ou a pele fica mais bonita.

Pronto. Esses são os principais cuidados para tomar durante o outono e garantir a saúde e bem-estar de seu filho. Simples, não acha?

Aqui, você encontra outras dicas sobre maternidade que facilitarão o seu dia a dia com as crianças. Continue sua leitura e saiba quais são os tipos de cadeirinhas infantis para usar no carro e proteja seus filhos.

Avalie este post
Compartilhe:
Carla Bucci

Autor: Carla Bucci

Graduada em Jornalismo pela Universidade Regional de Blumenau (FURB), reside na cidade de Blumenau. É apaixonada por moda e pelo desenvolvimento de textos criativos. Para achar as melhores pautas do universo infantil, está sempre ligada nas redes sociais.

Deixe um comentário