Início » Dicas » 12 dicas de como fazer o bebê dormir a noite toda com a Brandili!

12 dicas de como fazer o bebê dormir a noite toda com a Brandili!

7 minutos de leitura

Nos primeiros meses de vida de um bebê, é comum que pais de primeira viagem sintam muita dificuldade de conseguir fazer o bebê dormir a noite toda, pois os pequenos acordam a cada duas ou três horas para se alimentar — isso pode acontecer por o pequeno(a) se sentir inseguro ou por estar desconfortável.

Para fazer o neném dormir, é preciso criar uma rotina de sono, ter um ambiente acolhedor, vesti-lo com roupas confortáveis, fazer com que ele fique mais ativo durante o dia e ter um berço de qualidade. Ah, e aqui é importante considerar que os recém-nascidos precisam tirar sonequinhas durante o dia. Ok? No entanto, com os meses seguintes, eles passam a dormir por mais tempo.

A seguir, confira 12 dicas importantes de como fazer o bebê dormir com mais facilidade. Continue a leitura para saber mais!

1. Deixe o bebê ativo durante o dia

O primeiro passo que você pode adotar é manter a criança sempre ativa durante o dia. As brincadeiras, brinquedos e músicas podem ser grandes aliados durante o dia para fazer a criança dormir bem a noite. Além, é claro, de estimular o desenvolvimento da coordenação motora, atenção e raciocínio.

Uma dica fundamental é se atentar aos sinais que os recém-nascidos podem dar. A cólica em bebês, por exemplo, pode ser um sinal da dificuldade para dormir, pois eles podem estar se sentindo irritados ou desconfortáveis.

2. Reproduza um ruído branco

Outra tática para fazer as crianças dormirem são os ruídos brancos, conhecidos também como os chiados que se assemelham aqueles que a TV faz quando não está conectada a antena.

Por mais simples que pareça, há um segredo por trás dessa tática. É simples, na barriga da mamãe, os pequenos escutavam sons similares no útero. Logo, ao ouvir novamente, eles se sentem mais confortáveis e seguros.

Existem vários tipos de ruídos, o branco é o mais indicado para os recém-nascidos. Você pode encontrar áudios como esse em diversas plataformas, como no YouTube, Spotify e outros.

3. Deixe o quarto confortável

Deixar o quarto confortável é fundamental para garantir que as crianças durmam com mais facilidade. Nesse caso, a temperatura não pode estar muito fria e nem muito quente, afinal, os bebês são muito mais sensíveis do que nós, adultos. Por esse motivo, se você tem condições, investir em um ar-condicionado pode ser uma boa opção.

Principalmente a noite, certifique-se de deixar as janelas fechadas para não entrar muito vento, mantenha o quarto escuro para o neném não acordar com facilidade e utilize uma babá eletrônica para monitorar quando ele ou ela acordar.

bebê deitado na cama confortável após tomar banho

4. Coloque roupas confortáveis no bebê

Outro ponto que ajuda fazer o bebê dormir a noite toda é sempre optar por roupas confortáveis, aquelas que não apertem demais e possuem um tecido leve e de qualidade. Caso contrário, o bebê se sentirá muito apertado e provavelmente acordará muitas vezes durante a madrugada.

Que tal dar uma atualizada no guarda-roupa infantil? Acesse o nosso conteúdo sobre roupas neutras para bebê e confira os melhores modelos para deixar o seu filho mais confortável. Confira!

5. Troque a fralda antes do neném dormir

Ao colocar a criança no berço para dormir, sempre se certifique de olhar a fralda para ver se ela não está suja. Acredite: a fralda suja é um grande motivo de incômodo para a criança e, provavelmente, fará ela acordar a noite e, dessa forma, atrapalhar o seu sono.

mãe trocando a fralda de um bebê antes de colocá-lo para dormir

As fraldas de pano ou ecológicas estão voltando com tudo. Além de serem mais confortáveis do que as convencionais (que encontramos em mercados e farmácias), elas são uma opção mais sustentável, barata e com alta capacidade de absorção. 😉

6. Embrulhe o bebê para dormir

Os bebês recém-nascidos, com até 5 meses, precisam estar muito bem acolhidos para conseguir dormir durante a noite. Nessa idade, eles possuem um reflexo de sobressalto que normalmente acontece durante o sono, dando a impressão de que estão caindo.

Para evitar essa situação desagradável, a dica é embrulhar o bebê em uma posição encolhida, como a que se encontrava na barriga da mãe. Utilize uma manta ou um cobertor e embrulhe, mas sem apertar demais, ok? Dessa maneira, você garante que a criança durma em paz sem acordar assustada.

7. Crie uma rotina de banho

O banho também pode influenciar diretamente na qualidade de sono do bebê. Por esse motivo, crie uma rotina de banho com horário e procedimentos que aproximem a criança de você. Banhe o pequeno em seu colo, coloque uma música infantil, coloque brinquedos na banheira, entre outros.

Essa rotina pode ajudar o seu filho(a) a ficar mais tranquilo(a) para a hora de dormir. Ah, e após o banho, lembre-se de lavar a roupa do bebê, beleza?

8. Conte historinhas

Na barriga, os bebês já sabem distinguir a voz dos seus pais. Ao nascer, ouvir pode proporcionar o conforto e a segurança que eles precisam para ficar mais calmos. Use isso toda noite para fazer os pequenos dormirem, principalmente, aqueles que são mais agitados.

E de fato: contar historinhas é uma excelente forma de acostumar a criança com a hora certa de dormir.

Aqui, você pode contar desde as lendas folclóricas brasileiras, até as histórias infantis mais clássicas, como Chapeuzinho Vermelho, Branca de Neve, entre outros.

mãe sentada no sofá contando histórias para o filho

9. Cante ou coloque músicas de ninar

A música é, sem dúvidas, uma das coisas mais maravilhosas do mundo. Até mesmo, para os bebês, que ainda pouco sabem sobre o mundo, mas já conseguem entender que determinados sons estimulam o seu sono.

Se você não tem dotes para cantar, use a nossa playlist de músicas para ninar a seu favor. Escolhemos as canções mais conhecidas e adoradas pelas crianças. Olhá só:

10. Dê mamá antes da hora de dormir

Dar mamá ao bebê é uma ótima tática para você que quer fazer ele dormir mais rápido. Ao estar saciado, demora mais tempo até que acorde com fome para se alimentar novamente. Um aviso importante é que o pequeno ou pequena não pode dormir enquanto é alimentado, tá bom? Então, fique atenta, porque isso é algo bem comum de acontecer.

É importante evitar que isso aconteça, porque, em casos assim, a criança pode engasgar com o leite ou, até mesmo, criar uma certa dependência — fazendo com que ele só consiga dormir enquanto estiver mamando.

Ao perceber que já está ficando cheio, tire os seios com cuidado, coloque-o para arrotar e em seguida o leve para o berço para dormir. Se o seu bebê prefere a mamadeira, acesse o link e saiba mais sobre o assunto.

11. Deixe o berço preparado

Se organizar com antecedência para a hora do sono é muito importante. Prepare o berço do bebê antes de colocá-lo para dormir, separe as mantas, o travesseiro e já deixe o ambiente climatizado. Assim, ele ficará mais confortável e pegará no sono muito mais rápido.

neném dormindo em uma cama branca

É válido lembrar que, principalmente, os recém-nascidos não precisam de muitas coisas no berço. Muitas mantas, cobertores e travesseiros podem oferecer risco de asfixia. Por isso, opte apenas por coisas básicas que eles precisam para dormir com segurança.

12. Faça massagens relaxantes no bebê

As massagens podem ser um truque ótimo para você que está procurando como fazer o bebê dormir bem durante a noite. Faça massagens nas perninhas, mãos, braços e nas costas.

Em nosso blog, você encontra um conteúdo perfeito sobre massagem shantala, uma técnica para cuidar do bebê com carinho e proporcionar mais conforto, melhorando sua qualidade de vida e de sono. Acesse e confira!


Esperamos que tenha gostado do conteúdo e anotado todas as dicas de como fazer o bebê dormir bem a noite toda. Em nosso blog, você encontra diversos conteúdos sobre maternidade que podem ser do seu interesse. Continue navegando e descubra como aliviar o desconforto dos dentes nascendo no bebê.

Até a próxima!

Avalie este post
Compartilhe:
Carla Bucci

Autor: Carla Bucci

Graduada em Jornalismo pela Universidade Regional de Blumenau (FURB), reside na cidade de Blumenau. É apaixonada por moda e pelo desenvolvimento de textos criativos. Para achar as melhores pautas do universo infantil, está sempre ligada nas redes sociais.

Deixe um comentário