Início » Educação Infantil » Musicalização infantil: como ela funciona na educação

Musicalização infantil: como ela funciona na educação

8 minutos de leitura

A musicalização infantil se apresenta na educação por meio de jogos, brincadeiras e atividades lúdicas que estimulam o contato com o universo musical e as propriedades do som. Isso pode ser feito desde os primeiros meses de vida das crianças, afinal, de acordo com muitos pesquisadores, ela contribui para um melhor desenvolvimento cognitivo e emocional delas.

Como mães e pais zelosos, queremos sempre o melhor para os nossos filhos. Então, te convidamos a se aprofundar mais nesse assunto para entender o quão importante pode ser a musicalização na educação infantil e as abordagens adequadas para cada faixa etária.

Afinal, o que é musicalização infantil?

A musicalização infantil pode ser considerada como uma pré-escola da música. Nessa fase, a criança ainda não vai estudar um instrumento, mas vai ter contato com vários deles por meio de um conjunto de brincadeiras e atividades lúdicas.

A interação da criança com a música faz despertar sua sensibilidade musical. A partir disso, ela começa a explorar um novo mundo de sons e ritmos, no qual poderá usar toda a sua criatividade infantil como cocriadora das atividades e, até mesmo, desenvolver habilidades sociais enquanto vivencia a experiência com seus colegas.

Como aplicar a musicalização na rotina das crianças?

A musicalização pode ser aplicada por meio de diversas atividades, como brincadeiras envolvendo canções, formação de coral infantil, apreciação musical ao som do piano e do violão, bandinha rítmica, dentre tantas outras. Nesse mundo lúdico, até mesmo objetos do dia a dia podem servir de instrumento, como é o caso de uma percussão de copos de plástico.

Algumas escolas já contam com a musicalização na educação infantil como parte do seu currículo. Além disso, as famílias também podem ampliar a vivência das crianças com a música em casa ou em cursos oferecidos por instituições especializadas nesse segmento e que possuem ambientes preparados para essa finalidade, além de profissionais altamente capacitados.

pai e filho tocando um mini violão com um sorriso no rosto

Quais são os benefícios da musicalização infantil?

A musicalização infantil pode ser muito benéfica para a criança. Ela ajuda não somente a desenvolver o gosto pela música, mas também estimula a aprendizagem, a inteligência emocional, a psicomotricidade, o convívio em sociedade, a criatividade e tantos outros aspectos que hoje são estudados por pesquisadores da área.

É o caso do músico e médico neurologista Mauro Muszkat, que vê uma influência positiva da musicalização no desenvolvimento infantil. Em um artigo para a revista Literartes, da USP, ele afirma que:

“O contato com a música desde cedo faz a criança desenvolver um cérebro biologicamente mais conectado, fluido, emocionalmente competente e criativo.”

Vamos entender melhor como isso ocorre em algumas áreas:

Ajuda no desenvolvimento cognitivo

Já é comprovado cientificamente que a atividade musical envolve os dois lados do cérebro. Isto é, o hemisfério esquerdo, ligado ao raciocínio lógico, e o hemisfério direito, associado à emoção. Então, ao receber estímulos no processo de musicalização, a criança utiliza várias áreas cerebrais na sua apreciação e na identificação das propriedades do som, o que reflete prontamente no desenvolvimento da linguagem infantil.

A partir da vivência com a música, a aprendizagem infantil é ampliada e tem impacto positivo até em outras disciplinas escolares, como português e matemática. Isso acontece porque ela estimula o raciocínio lógico, a ordenação sequencial e o conhecimento de sistemas de linguagem.

três crianças em uma sala de musica

Estimula a criatividade durante a infância

Se a criatividade já é parte inerente da infância, com a musicalização, ela se torna ainda mais forte. A presença da arte na rotina incentiva a criança a raciocinar melhor e a se sentir livre para criar e ser capaz de reinventar o mundo em que vive.

A técnica musical é ensinada às crianças de maneira simples e natural durante a aula de musicalização. Assim, elas são estimuladas a usar a criatividade para propor soluções e criar seus próprios conceitos e percepções.

Incentiva a concentração e a memória

A musicalização infantil também ajuda na concentração e na memória. A experiência musical faz a criança mergulhar em um universo multissensorial, no qual a sua atenção fica voltada para o que está sendo vivido. Afinal, a música ativa diversos sentidos, ainda mais se vivenciada em um ambiente preparado para isso, onde a criança pode se sentir à vontade e ter contato com instrumentos, brinquedos e objetos lúdicos.

Enquanto isso, conceitos e técnicas musicais são ensinadas e, ao longo de novas atividades, precisam ser reforçadas e, simultaneamente, recuperadas, o que estimula a capacidade de memorização das crianças.

Melhora a coordenação motora

A musicalização também é benéfica para a coordenação motora. Isso porque ela estimula a consciência corporal tanto no contato com os instrumentos como em brincadeiras e atividades dançantes nas quais se explora o movimento e o reconhecimento do espaço.

Então, quando a criança é incentivada a marcar o pulso da música batendo os pés, as mãos ou tocando um instrumento de percussão, ela aprende a controlar os movimentos do seu próprio corpo, começa a ganhar agilidade e, assim, passa a aprimorar a sua coordenação motora.

Trabalha a confiança infantil

A ludicidade existente nas atividades de musicalização incentiva a criança a se expressar de forma livre e aumenta a confiança infantil para expor sua forma de ver e sentir o mundo. Assim, sem que a criança perceba, sua autoestima vai sendo trabalhada toda vez que ela consegue vencer os desafios de aprender e de executar uma nova tarefa musical.

Isso é feito tanto de forma individual como coletivamente, pois a musicalização é trabalhada em grupos, o que permite o contato da criança com seus pares e estimula a socialização, a colaboratividade, o respeito ao outro e a inteligência emocional.

Como funciona a musicalização de acordo com cada fase da criança?

Cada fase da criança requer da musicalização infantil atividades adequadas para sua faixa etária. Então, são criados estímulos específicos para despertar o interesse e ajudar no desenvolvimento das crianças em diferentes idades.

Todo o trabalho começa com a sensibilização à música e, aos poucos, são acrescentadas atividades para conhecer os instrumentos e ampliar as habilidades musicais. Vamos entender melhor como isso é abordado nos grupos etários em que se subdivide um projeto musicalização na educação infantil:

menino tocando piano na sala de jantar da casa

Crianças de 6 meses a 3 anos

Nessa fase em que as crianças ainda são consideradas bebês, a musicalização funciona como um facilitador para a aprendizagem do mundo externo e contribui para estimular a psicomotricidade, a sociabilidade, a afetividade, a fala e outros aspectos.

Para os grupos dessa faixa etária, são oferecidas atividades que envolvam o canto, o contato com instrumentos como a flauta, o piano, a percussão e o violino, além de brincadeiras que encorajam a movimentação corporal.

Crianças de 3 anos a 4 anos

As crianças entre 3 e 4 anos avançam um passo a mais no aprendizado musical. Isso é feito sempre com muita ludicidade para que esse resultado seja alcançado de forma natural e incentive também a expressividade e a criatividade infantil.

Alguns conhecimentos sobre as características dos instrumentos começam a ser apresentados às crianças dessa idade. Ainda, os jogos e as brincadeiras passam a trabalhar com conceitos básicos de música, como altura, duração, timbre, intensidade e pulsação.

+ Conheça todas as 15 princesas da Disney: ordem cronológica e resumo

Crianças de 4 anos a 5 anos

Já a musicalização oferecida para essa faixa etária, dos 4 aos 5 anos, pode ser considerada uma etapa pré-instrumental. Nela, a criança vai ter contato com o canto coral e também começa a ser introduzido o ensino da linguagem musical em si.

Isso é feito por meio dos jogos e atividades que, nesse estágio, têm o intuito de aproximar a criança da notação musical e apresentam-na as figuras rítmicas e melódicas — o que futuramente facilitará o aprendizado das partituras.

Portanto, como vimos aqui, a musicalização é realmente uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento infantil e, ao mesmo tempo, pode ser uma experiência encantadora e muito deliciosa para as crianças que a vivenciam. Então, não perca tempo e matricule logo o seu filho na musicalização infantil!

Quer descobrir outras formas de desenvolver o seu filho de uma forma lúdica? Como sugestão, recomendamos nosso conteúdo sobre o tangram: uma brincadeira lúdica e educativa.

Até a próxima!

Avalie este post
Compartilhe:
Jefferson Back

Autor: Jefferson Back

Graduado em Publicidade e Propaganda pela Unisociesc Blumenau, atua no universo digital há quase dez anos. Pós-graduando em Neuromarketing e Brandsense pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), é fascinado pelo mundo da comunicação e comportamento humano.

Deixe um comentário