Início » Atividades » Música de ninar: 15 opções para o bebê dormir

Música de ninar: 15 opções para o bebê dormir

8 minutos de leitura

A hora de dormir é um dos momentos mais importantes para o bebê e, com a ajuda das músicas de ninar, você pode proporcionar um tempinho ainda mais gostoso para ele. Por meio de uma playlist completa, é possível fazê-lo descansar com tranquilidade e por mais horas, o que torna essa uma excelente opção para montar uma rotina noturna saudável.

Todos os bebês precisam se sentir seguros e confortáveis para se entregarem ao sono. Por isso, preparamos uma playlist completa com diversas canções especiais que auxiliarão nesse importante momento, confira:

1. Brilha, Brilha, Estrelinha

A chamada Brilha Brilha Estrelinha tem cerca de 12 alternâncias para colocar no momento de fazer o bebê dormir por mais tempo. Ela tem uma melodia bem tranquila, agradável e que certamente o ajudará a ter uma noite de sono confortável e aconchegante.

Além disso, aplicar músicas permite que a criança tenha desenvolvimento da linguagem enquanto escuta as canções antes de dormir. Não à toa, essa é uma excelente forma de proporcionar relaxamento ao mesmo tempo que auxilia na memorização oral.

2. Aquarela

Acreditamos que você ouviu muito essa música em sua infância e parte da adolescência. Afinal, Aquarela, do cantor Toquinho, sempre foi usada em atividades artísticas na escola e era uma forma de ajudar as crianças na concentração e na criatividade.

Por ser uma música rítmica que trabalha a imaginação, a criança consegue pegar no sono com mais facilidade. Ela esquece de tudo ao seu redor para se concentrar apenas na melodia agradável proposta pela composição.

3. Se Essa Rua Fosse Minha

Uma música para dormir bem relaxante, calma e que conta uma história interessante sobre uma rua. Por ser lenta, você pode cantá-la ao bebê enquanto o faz dormir e deixar a melodia tocando na nossa lista de reprodução.

Essa é uma das principais canções populares brasileiras, muito aplicada em sala de aula, mas que é frequentemente usada para fazer o bebê pegar no sono. Se você quer uma melodia mais leve, menos agitada e que o ajude a relaxar, Se Essa Rua Fosse Minha é ideal para essa necessidade.

4. Somewhere Over the Rainbow

No português, Em Algum Lugar Além do Arco-íris, essa é uma canção bem calma e que se popularizou na voz de Israel Kamakawiwo’ole, que é a versão mais famosa. Mas a composição original de Harold Arlen e E.Y. Harburg foi criada para o clássico O Mágico de Oz, de 1939.

O conteúdo retrata os sonhos e a esperança de um mundo ideal, com amor e alegria. Gostamos muito da música tanto pela melodia quanto por sua história e é uma escolha perfeita para colocar quando o bebê está com sono, mas não consegue dormir.

5. Nana, Nenê

Mais um dos clássicos que fez parte das nossas vidas quando éramos crianças, Nana Nenê é uma opção perfeita para o bebê escutar antes de dormir. Ela possui um doce toque das teclas de pianos e transmite muita calmaria para os pequenos.

6. Seu Lobato Tinha um Sítio

A música conta a história de Lobato que possuía um sítio com muitos animais que adoravam brincar e fazer barulho durante o dia. Conte sobre os bichinhos que viviam no local para ajudar o seu bebê dormir enquanto canta a canção.

É uma forma de criar uma conexão mais forte com a criança, de ajudá-la a aprender mais sobre a natureza e o que ela oferece e de proporcionar uma educação positiva para o bebê. Além disso, o ato de contar histórias ajuda na imaginação e na criatividade, o que torna essa melodia perfeita para colocar regularmente.

7. Dorme, Dorme, Meu Filhinho

Para proporcionar aconchego e segurança ao bebê que está próximo de dormir, a canção Dorme, Dorme, Meu Filhinho é uma alternativa calmante. Ideal também para crianças que apresentam dificuldades para descansar durante a noite.

Mesmo que as canções sejam focadas para o descanso, enquanto o bebê está sendo estimulado a dormir, ele escuta os sons e consegue desenvolver melhor os sentimentos. Afinal, escutar música ajuda a ativar o hipocampo, a principal área responsável por nossas memórias, o que permite ao seu filho lembrar de melodias mesmo depois de mais velho.

8. Guarde na Mente

Tocada inteiramente no piano, a melodia de Theo Cancello é uma das mais bonitas para colocar durante a noite. Ela desperta diversos sentimentos positivos, gera conforto e permite que a criança durma sossegada até o dia seguinte.

Com pouco mais de um minuto de duração, ela é perfeita para ninar o bebê durante as sonecas diurnas também. Além disso, ajuda a evitar o ciclo vulcânico durante os primeiros meses das crianças. Parece interessante, não? Então, aposte em melodias mais relaxantes, que ajudam no momento do descanso e permitam que ele adormeça em instantes.

9. Oceano

Pertencente ao cantor Djavan, a composição Oceano tem uma mensagem muito bela e intensa, porém a música de ninar é tocada no piano — o que é ideal para ajudar o bebê adormecer em instantes e sem apresentar muita agitação.

bebê dormindo virada de lado com um ursinho perto

Você também pode cantarolar a letra para a criança, sabia? Os bebês têm uma conexão muito forte com a voz da mãe e, por isso, esse momento é o ideal para fortalecer o vínculo com seu filho.

10. Seu Anjo

Uma música de ninar que proporciona uma noite tranquila de sono ao bebê e que pode ser colocada diariamente. Ela também auxilia a acalmar em momentos em que seu filho se encontra mais agitado ou com irritação por conta das cólicas — muito comum nos primeiros dias de vida.

Nesses primeiros contatos, sempre converse com a criança e a acalente, pois, conforme a playlist for passando as músicas, ela conseguirá dormir sem dificuldades e acordar somente em momentos que sentir fome.

11. Bedtime Mozart

Essa é uma canção voltada para bebês de todas as idades, mesmo os recém-nascidos. A musicalização é fundamental na vida das crianças porque ajuda no desenvolvimento cognitivo e atenção, além de ser um poderoso calmante.

menina dormindo na cama com música de ninar

Todos os dias, você pode aplicar a nossa sugestão para ajudar o bebê a dormir por mais tempo. Afinal, canções ajudam a confortar o sono e trazem tranquilidade e segurança constantemente para o seu filho.

12. La La Lu

A música de ninar proporciona uma experiência única de união, cumplicidade e amor. Cantar também é uma maneira de confortá-lo, e ajudá-lo a adormecer rapidamente, de forma mais leve e menos estressante.

Além disso, dormir auxilia no desenvolvimento dos bebês e é uma das etapas mais importantes do seu filho. Portanto, uma boa noite de sono é indispensável para o desenvolvimento de qualquer criança, mesmo aquelas que possuem por volta de 8 anos e adoram brincar.

13. Feng Shui

Feng Shui é uma música de ninar adequada que ajuda o seu filho a descansar. Para ter sucesso nesse momento, coloque a melodia em um volume médio e conforme for passando os minutos, abaixe até que o bebê durma.

Recomendamos que acompanhe o ritmo que ele respira, pois, assim, você sabe quando é o momento adequado para diminuir o som. Contar histórias também ajuda a criança a dormir e você pode escolher temas lúdicos e relaxantes enquanto as músicas tocam.

14. Sambalelê

Sambalelê é uma música bem agitada, porém, quando tocada no piano, ela fica lenta e em som mais baixo, promovendo um sono rápido à criança. Se você conhecer a letra, pode cantá-la para o seu filho se sentir mais relaxado e tranquilo.

Ao ninarmos um bebê, não oferecemos apenas o nosso colo, mas todo conforto e segurança necessária que eles precisam. Com a música de ninar, você proporciona mais relaxamento e ajuda no controle dos sentimentos que estão em desenvolvimento.

15. Yesterday

Yesterday é uma das músicas mais bonitas pertencentes à banda The Beatles, além de ser uma das mais famosas. Tocada no piano, torna-se perfeita durante a noite para ninar o seu bebê despreocupadamente.

menino de seis anos dormindo no sofá com um violão na mão

 

Coloque a música de ninar todos os dias para fazer a criança descansar e entender que aquele momento foi feito para dormir. Dessa forma, cria-se uma rotina saudável, tranquila e menos estressante, pois o seu filho consegue relaxar e descansar por mais tempo.

Durante a hora de dormir, além de boas músicas que apresentamos, é importante que a criança esteja confortável para adormecer. Aproveite que está por aqui e conheça o moisés: o móvel perfeito para o seu bebê cochilar durante o dia.

Te esperamos por lá. Até mais!

5/5 - (Total de avaliações: 1)
Compartilhe:
Jefferson Back

Autor: Jefferson Back

Graduado em Publicidade e Propaganda pela Unisociesc Blumenau, atua no universo digital há quase dez anos. Pós-graduando em Neuromarketing e Brandsense pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), é fascinado pelo mundo da comunicação e comportamento humano.

Deixe um comentário