Início » Gravidez » Dieta para gestante: dicas para se manter saudável durante a gravidez

Dieta para gestante: dicas para se manter saudável durante a gravidez

6 minutos de leitura

Mamães, vamos conversar sobre mais um assunto importantíssimo? Estou falando dela: a alimentação durante a gravidez. Se você está grávida, tenho certeza que a sua maior preocupação é garantir que o bebê esteja recebendo todos os nutrientes necessários para um bom desenvolvimento — estou certa?

Para ter certeza que você está fazendo as coisas certas, é preciso buscar informações confiáveis e que possam te orientar nessa fase tão gostosa e delicada da sua vida. Para isso, você sabe que pode contar com a Brandili, né? A gestação é um dos temas mais recorrentes aqui no blog e temos conteúdos sobre partos, cuidados com o bebê e muito mais.

Hoje, vamos conversar um pouco sobre o que é uma dieta saudável para gestante, como funciona a variação de peso das mulheres durante a gestação, os problemas do ganho de peso excessivo na gravidez, como montar um cardápio saudável e o que você deve evitar comer enquanto.

Boa leitura.✨

Como é feita uma dieta saudável para gestante?

Segundo o artigo publicado na Revista Médica de Minas Gerais, uma dieta para uma gestante normal deve ser a mesma que a dieta para qualquer outra mulher adulta.

mulher grávida olha para o celular enquanto come um prato de salada

Afinal, uma alimentação saudável para gestante nada mais é do que um processo alimentar durante a gravidez que garante os nutrientes necessários para o organismo da mãe e do bebê. É importante lembrar que a gravidez é, sob todos os aspectos, um estado fisiológico, e teoricamente não necessita de um tratamento terapêutico específico.

O organismo da mulher grávida passa por muitas adaptações que garantem o desenvolvimento do bebê e ainda asseguram as necessidades biológicas da mãe durante os nove meses da gestação, no período pós-parto e no período de lactação.

A questão é que manter uma alimentação adequada, com uma rotina corrida e com tantas opções de fácil acesso para comer, às vezes pode ser uma tarefa complicada.

Procurar uma orientação profissional é a atitude mais recomendada, pois cada organismo tem necessidades específicas. Nesse caso, ter o acompanhamento de uma doula pode ser de grande ajuda durante a gestação.

Em aspectos gerais, procure controlar o seu peso com regularidade e melhore, dentro do possível, a qualidade dos alimentos que você está ingerindo durante a gestação.

Qual é o ganho de peso normal para uma mulher durante a gestação?

Conforme publicação em matéria no site do Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina, mulheres que estavam na normalidade do peso antes da gravidez devem ganhar entre 11 kg e 16 kg durante o período de gestação. Mulheres que estavam acima do peso quando descobriram a gravidez, precisam tomar um pouco mais de cuidado e não exceder os 11 kg de ganho durante os nove meses.

grávida em pé segurando uma balança portátil

Se o ganho de peso exceder essa média, a mãe precisa ficar atenta, pois essa condição pode trazer riscos e problemas à saúde do bebê.

Você já está vivendo essa fase maravilhosa? Saiba quais são os cuidados e principais dúvidas da 6ª semana de gravidez.

Quais são os problemas de ganho de peso excessivo na gravidez?

Não ter cuidados com a alimentação e acabar ganhando peso em excesso durante a gravidez pode ajudar a desenvolver patologias como a diabetes gestacional e o aumento da pressão, além de ser mais difícil retornar ao peso ideal depois do nascimento do bebê.

mulher grávida segue a dieta comendo iogurte

Você deve manter os mesmos cuidados com a sua saúde estando ou não grávida. Consulte seu médico e veja quais são as recomendações mais indicadas para o seu biotipo e a sua condição física.

Somente manter uma dieta saudável pode não ser o suficiente para que você consiga ficar dentro da margem de peso, com tantas alterações no seu organismo. Outro problema que o excesso de peso pode trazer é a dor nas costas durante a gravidez.

Justamente por esse motivo, as atividades fisicas devem continuar durante a gravidez. Aliás, você já ouviu falar sobre os exercícios de Kegel? Sem dúvidas, vale à pena saber mais para manter a saúde e o corpo em forma durante a gestação.

Como montar um cardápio saudável para gestante?

Em termos gerais, a dieta de uma grávida segue a mesma linha da dieta de um adulto na mesma idade. A única diferença é a necessidade da ingestão de uma quantidade um pouco maior de calorias: em torno de 300 quilogramas a mais por dia, segundo publicação do Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago.22

grávida sorri enquanto olha para o celular

A dieta deve ser balanceada, com ingredientes e produtos com um valor nutritivo equilibrado:

  • Frutas: pelo menos duas porções diárias;
  • Proteínas: 3 porções por dia em quantidades moderadas;
  • Derivados do leite: de três a quatro porções por dia;
  • Grãos integrais: até 10 porções diárias e bem servidas;
  • Vegetais: uma média de 4 porções diárias pelo menos.

Além dos alimentos que são praticamente obrigatórios em uma dieta saudável, como citei acima, é importante levar em consideração quais os principais produtos e alimentos a serem evitados durante a gestação.

É muito comum as grávidas sentirem desejo e até não sentir nenhum tipo de enjoo durante a gravidez. São detalhes que podem influenciar diretamente na sua dieta, e é preciso saber se controlar.

Quais alimentos devem ser evitados durante a gestação?

Para ter uma dieta gestacional equilibrada, você precisará evitar muitos produtos atrativos, afinal as coisas mais gostosas geralmente são as que mais possuem aditivos e ingredientes industrializados.

Muito cuidado com peixes crus e frutos-do-mar que podem conter parasitas nocivos à saúde do bebê. Outros tipos de carne mal passadas também devem ser evitados.

Em geral, todos os alimentos preparados com pouco tempo de cocção não devem ser consumidos pelos perigos de contaminação. Além disso, a ingestão de bebidas alcoólicas pode ser prejudicial ao feto, assim como o café em excesso. Entre outros, evite:

  • Embutidos crus;
  • Alimentos ultraprocessados;
  • Refrigerantes;
  • Chás de ervas;
  • Suplementos vitamínicos;
  • Queijos pastosos e frescos;
  • Brotos crus.

Ter uma dieta balanceada durante a gestação não é uma tarefa difícil e você nem precisará mudar completamente seus hábitos alimentares para se adaptar a esta fase. Mantenha uma alimentação frequente e moderada, e quando menos esperar estará com o seu bebê nos braços e com sua boa forma de volta.

Já é bom ir pensando como você vai fazer para sair sozinha com o bebê para retomar sua vida e sua rotina. Boa leitura!

Avalie este post
Compartilhe:
Carla Bucci

Autor: Carla Bucci

Graduada em Jornalismo pela Universidade Regional de Blumenau (FURB), reside na cidade de Blumenau. É apaixonada por moda e pelo desenvolvimento de textos criativos. Para achar as melhores pautas do universo infantil, está sempre ligada nas redes sociais.

Deixe um comentário