Início » Maternidade » Como aumentar a produção de leite materno naturalmente

Como aumentar a produção de leite materno naturalmente

6 minutos de leitura

Amamentar logo após o nascimento, manter uma frequência regular, oferecer ambos os seios e extrair o leite são ideias de como aumentar a produção de leite materno de maneira rápida sem que você precise se preocupar com a sua saúde e com a saúde do seu bebê.

Como a gente bem sabe, o leite materno é a melhor fonte de nutrição para um recém-nascido, fornecendo todos os nutrientes essenciais para um crescimento saudável. Desde a gravidez, seus seios já passaram por diversas mudanças hormonais e estruturais para se prepararem para a amamentação.

Vamos explorar com mais detalhes essas e outras dicas para que você consiga fazer o aleitamento materno de maneira tranquila e suficiente. Boa leitura!

1. Aumente a frequência das mamadas

Quando você sentiu que precisava de mais leite para suprir as necessidades do seu bebê, com certeza, uma das primeiras perguntas que deve ter surgido na sua mente é: o que estimula a produção do leite materno? A resposta pode até surpreender, mas quanto mais você amamentar, mais leite terá para oferecer ao seu bebê. Entenda melhor:

mulher amamenta criança em um campo de girassóis

O que estimula a produção do leite materno?

Amamentar. Quanto mais você amamentar, mais as células produtoras de leite serão excitadas pelo ato de sugar do bebê, aumentando gradativamente a produção de leite materno. Desde o colostro, é importante que o bebê pegue no seio regularmente.

A sucção estimula as glândulas mamárias, o que leva à liberação de hormônios, como a prolactina e a ocitocina. A prolactina é responsável por iniciar e manter a produção, enquanto a ocitocina ajuda na liberação de leite e faz o útero se contrair, diminuindo a incidência de sangramentos.

Essas são algumas das vantagens de amamentar que você encontra no material do Ministério da Saúde em parceria com a Unicef para promover o aleitamento materno.

2. Alterne os seios na mesma mamada

Para que você possa ajudar o seu organismo a como produzir leite de maneira mais equilibrada entre os dois seios, o ideal é oferecer as duas mamas para o bebê em uma mesma “sessão” de aleitamento.

foto em close de bebê sendo amamentado pela mãe

Isso vai estimular a produção de ambos os lados e fazer com que você sempre tenha alimento para oferecer ao seu bebê. Além disso, evita que o bebê fique muito acomodado, sonolento e não sugue o leite com vigor para aumentar a produção.

3. Extraia o leite regularmente

Além da amamentação, extrair o leite materno é uma boa estratégia para estimular a produção. Você pode extrair manualmente ou usar uma bomba para estimular as glândulas, simulando o movimento e evitando a sucção não nutritiva.

mulher retira leite dos seios enquanto bebê se alimenta na mamadeira

Faça isso quando sentir que o peito está cheio ou empedrado. Além de ajudar na produção, esse ato simples pode evitar problemas como dor e outros incômodos por conta do excesso de leite.

Lembre-se que você também tem direitos durante o aleitamento materno, inclusive sobre a amamentação no trabalho. Esteja ciente e exerça os seus direitos de mãe.

4. Inclua na dieta alimentos que podem ajudar na produção de leite

Alguns alimentos podem ajudar a aumentar a produção de leite materno por conta de certos nutrientes e compostos encontrados neles. Conheça alguns alimentos que você deve incluir na sua dieta pós-parto para aumentar a produção de leite:

mãe prepara salada com o filho sentado ao lado

O que comer para ter bastante leite para amamentar?

  • Aveia: a aveia é rica em ferro e fibras, o que ajuda a aumentar a produção de leite;
  • Sementes de linhaça: as sementes de linhaça contêm fitoestrógenos, ácidos graxos e ômega-3 que, além de serem elementos que colaboram para a sua saúde, ajudam na quantidade e na qualidade do seu leite;
  • Espinafre: o espinafre é uma excelente fonte de ferro e vitamina A, importantes na produção de leite.

5. Conheça o poder das plantas e das ervas naturais

Além disso, existem alguns suplementos herbais que são formas ideais de como aumentar a oferta de leite para o seu bebê também. Antes de qualquer atitude, lembre-se sempre de consultar o seu médico para se certificar de que o caminho escolhido por você é o mais adequado no seu caso para a produção de leite.

mãe e filha fazem bolacha juntos

O conteúdo que listamos a seguir tem o intuito de esclarecer algumas propriedades de plantas que podem ajudar na produção do seu leite. Os mais comuns são:

  • O chá de erva-doce que pode ser benéfico também para reduzir as cólicas do bebê;
  • O feno-grego que é uma erva medicinal secular que estimula a produção de leite;
  • O chá de alecrim, com propriedades antioxidantes e que também é popularmente conhecido por fornecer elementos para o organismo que favorecem a formação do leite materno.

6. Dê atenção especial para a hidratação

A hidratação adequada e o descanso são fundamentais para produzir um leite materno saudável para o seu bebê. Certifique-se de beber bastante água ao longo do dia para se manter hidratada, isso é muito importante, sobretudo se o seu bebê ainda for recém-nascido.

mãe brinca com o bebê em um pufe

Descanse sempre que possível e procure ajuda para cuidar do seu bebê para que você possa ter os seus momentos de autocuidado. Lembre-se que cuidar de si é essencial para poder oferecer o seu melhor ao bebê.

7. Experimente posições e técnicas para estimular produção do leite

Existem várias posições e técnicas de amamentação que nos ajudam a entender como aumentar a produção de leite. Experimente diferentes posições para encontrar a mais confortável para você e para o bebê.

mãe amamenta bebê na cama

Algumas posições populares incluem a posição do berço, a posição do cavalinho e a posição de futebol. Se necessário, vá fazendo ajustes delicados na pega do bebê para garantir que ele esteja sugando de uma maneira que estimule bastante as suas glândulas mamárias.

Com as nossas dicas, você tem recursos valiosos para aumentar a produção do leite materno e oferecer o melhor para o crescimento e o desenvolvimento do seu bebê. Se você está enfrentando dificuldades com a produção de leite materno, não hesite em buscar ajuda de um profissional de saúde ou de um especialista em amamentação.

Eles poderão fornecer orientações personalizadas para o seu caso e apoio durante essa fase tão importante e fundamental da maternidade. Lembre-se: cada mãe e cada bebê são únicos, por isso, é preciso ter calma e paciência até encontrar as soluções ideais para vocês.

Continue no blog e conheça passos para fazer o desmame gentil em casa e já vá se preparando para a próxima fase da maternidade!

Avalie este post
Compartilhe:
Carla Bucci

Autor: Carla Bucci

Graduada em Jornalismo pela Universidade Regional de Blumenau (FURB), reside na cidade de Blumenau. É apaixonada por moda e pelo desenvolvimento de textos criativos. Para achar as melhores pautas do universo infantil, está sempre ligada nas redes sociais.

Deixe um comentário