Início » Moda infantil » Armário cápsula infantil: porque investir e como montar

Armário cápsula infantil: porque investir e como montar

7 minutos de leitura

O armário cápsula infantil é uma estratégia para economizar nas roupas das crianças, pois elas crescem rápido e perdem as trocas com facilidade. Entenda os benefícios dessa técnica e como montar um guarda-roupa com o essencial e, assim, vestir os pequenos com roupas novas sem gastar muito, confira a seguir.

Motivos para investir no armário cápsula infantil

Um armário cápsula deriva da estratégia do guarda-roupa inteligente. Ambos são estratégias de moda para investir em roupas que realmente fazem sentido no dia a dia e, assim, evitar um acúmulo de peças que nunca serão utilizadas. Sabendo disso, veja os motivos para investir nessa estratégia:

Praticidade no cotidiano

Ter muitas opções só deixa em dúvida “qual troca eu coloco agora?” e quando se tem poucas peças, adianta o processo de escolher em alguns minutos, afinal de contas você não precisa ficar pensando demais em qual conjunto colocar (é esse ou esse mesmo), muito prático. Além disso, as crianças tendem a se apegar em determinadas peças e utilizarem por diversas vezes.

É rotativo

Você terá poucas roupas dentro do guarda-roupa, porém elas sempre se renovarão. Nos primeiros anos, você renovará as roupas a cada dois ou três meses. As roupas apertadas você pode doar à outras crianças ou vender na internet. Isso permite que a criança acompanhe as novidades da moda infantil.

Fácil para organizar

É fácil organizar, concorda? Há menos peças de roupas para dobrar e posicionar dentro do guarda-roupa, portanto você consegue organizar bodies, camisetas e shorts em uma gaveta única grande e as demais peças pequenas (acessórios, meias e peças íntimas) em um compartimento pequeno.

Economia com roupas

Os bebês têm saltos de desenvolvimento a cada mês e o crescimento físico também. É normal que as crianças percam as roupinhas RN que ganharam no chá de bebê logo nos primeiros meses – elas servirão na maternidade, alguns dias em casa e pronto, já precisa de peças maiores.

Por isso, não compensa investir em inúmeras peças se ficarão apertadas em breve. Com um armário cápsula você economiza muito!

3 dicas práticas para montar um armário cápsula

Você já tem os motivos para investir nessa estratégia de moda e, agora, você aprenderá como colocar em prática, confira as dicas eficazes abaixo:

1. Invista em peças jeans

As roupas jeans são curingas, ou seja, combinam com tudo. Por exemplo, uma calça jeans dialoga com todas as camisetas e blusas, sejam elas de manga longa ou curta, estampadas ou lisas, além de harmonizarem com tênis, sandália, sapatilha e outros calçados. Invista em calças, shorts ou saias jeans e multiplique os looks.

crianças sorrindo

2. Opte por roupas coloridas

Opte por vestir a criança com roupas coloridas porque as cores influenciam no desenvolvimento, astral e bem-estar infantil, além de deixar os pequenos com a estética da felicidade.

Por isso, invista em peças de roupas coloridas e estampadas com personagens, como Turma da Mônica ou os super heróis da Marvel.

crianças na praia vestindo  camisetas de super herói

3. Prefira tecidos de qualidade

Ao comprar uma roupa, olhe se o tecido é bom e confortável, pois as crianças podem vestir diversas vezes a mesma peça. Por isso, tenha o capricho de escolher peças com composição de algodão, antialérgicos e que sejam frescas e maleáveis, além disso os tecidos de qualidade não fazem bolinha com o tempo e são fáceis de lavar.

bebê menina sorrindo fotografando com vestido florido

Sugestão de armário cápsula

Considerando as atividades do dia a dia da criança, trouxemos algumas sugestões de armário cápsula para você se inspirar e, um conselho para você que tem gêmeos, não é necessário multiplicar por dois a quantidade de roupas, basta acrescentar duas peças a mais e pronto, afinal de contas os pequenos podem usar juntos. Com isso em mente, inspire-se nas sugestões:

Para meninos

Os meninos sempre foram mais fáceis de vestir do que as meninas, basta camiseta, calça e tênis e já estão preparados para tudo, seja brincar com os amigos na rua ou festinha de aniversário. Bom, essa praticidade começa aqui, confira o armário cápsula para meninos:

  • 3 calças jeans;
  • 3 shorts jeans;
  • 8 camisetas manga curta;
  • 3 camisetas manga longa;
  • 2 tênis;
  • 3 pares de meia;
  • 2 jaquetas.

Deixe para investir um pouco mais com coleções interativas, que proporcionam mais atratividade para os pequenos. Um exemplo é a Veste&Diverte, coleção da Brandili que além de oferecer a peça de roupa, conta com uma semente de manjericão para a criança plantar e contribuir com um planeta sustentável ou com brinquedos de montar.

duas crianças fotografando sorrindo

Para meninas

As meninas sempre tiveram inúmeras opções de roupas, concorda? Vestidos, blusas, camisetas, shorts e novidades a todo momento, e é possível aliar essa característica com o armário cápsula, veja:

  • 4 vestidos;
  • 5 camisetas manga curta;
  • 3 camisetas manga longa;
  • 2 saias jeans;
  • 2 shorts;
  • 2 calças jeans;
  • 2 tênis;
  • 1 sandália.

Veja também: o que não pode faltar no guarda-roupa de meninas

crianças meninas de mãos dadas sorrindo para a foto

Para bebês

Os bebês sujam muitas trocas de roupas ao longo do dia, por isso a quantidade de peças é maior que as sugestões anteriores. Vale dizer que as roupas do primeiro ano duram, em média, dois meses. Aqui é o momento em que a rotatividade será maior. Além disso, para criar um armário verdadeiramente inteligente, invista em 1 a 2 peças interativas e contribua para o desenvolvimento sensorial do bebê.

Tenha em mente que os números abaixo são uma base, quando sentir que ultrapassaram faça a limpa do guarda-roupa. Veja abaixo o que é essencial para um armário cápsula de bebês:

  • 4 bodies de manga curta;
  • 8 bodies de manga longa;
  • 6 macacões;
  • 3 pares de meia;
  • 2 sapatinhos.
bebês fotografando usando roupas coloridas temáticas

Já sabe como montar um armário cápsula infantil? Baseie-se nas sugestões acima e encaixe ao menos uma roupa de banho para garantir a hora do mergulho da criançada. Por fim, não compre roupas especiais (de festas, comemorações e eventos) com antecedência, pois a criança pode crescer mais que o esperado e perder a roupa sem nunca ter usado.

Continue com a gente. Aproveite para ler sobre as dicas de looks com tênis e confira as novidades para meninos e meninas da linha:

Baby

Primeiros passos

Infantil

Nos vemos logo, logo!

5/5 - (Total de avaliações: 1)
Compartilhe:
Jefferson Back

Autor: Jefferson Back

Graduado em Publicidade e Propaganda pela Unisociesc Blumenau, atua no universo digital há quase dez anos. Pós-graduando em Neuromarketing e Brandsense pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), é fascinado pelo mundo da comunicação e comportamento humano.

2 comentários em “Armário cápsula infantil: porque investir e como montar”

Deixe um comentário