Início » Dicas » Lista de roupas para bebê de 1 ano: o que não pode faltar!

Lista de roupas para bebê de 1 ano: o que não pode faltar!

6 minutos de leitura

Quando as mamães estão grávidas e na espera do neném é muito comum encontrar por aí uma grande variedade de listas com o que não pode faltar no enxoval. Mas depois que eles crescem, as necessidades mudam e pouco se fala sobre isso. Se o seu baby está nessa fase, preparamos uma lista de roupas para bebê de 1 ano que vai te ajudar bastante.

O primeiro ano de vida do bebê passa rápido e ao longo desses 12 meses as necessidades vão mudando, de acordo com o desenvolvimento. Quando os pequenos completam um ano muita coisa muda, eles deixam de passar a maior parte do tempo deitados, começam a dar os primeiros passos e a soltar as primeiras palavras.

Junto com esse desenvolvimento, as roupinhas que eles usam começam a mudar e começa a ser necessário fazer novas compras. Eles não só crescem, como também passam a ficar mais ativos e agitados e algumas peças, que antes eram fundamentais, já começam a não fazer mais sentido. 

Se antes a temperatura corporal variava bastante e por isso eles tinham a necessidade de vestir algumas camadas de roupas, como body, calça culote e macacão. Agora eles já começam a sentir mais calor e já não precisam de tantas peças assim.

Se você é mamãe de primeira viagem, é normal ficar meio perdida, sem saber o que muda, o que deve ser mantido e principalmente, o que comprar. Mas essa dúvida também pode bater até mesmo em quem já passou por essa experiência antes. Então, continue a leitura para descobrir o que passa a ser indispensável agora.

O que muda para o bebê a partir de 1 ano?

Antes de irmos para a lista, é muito importante entender essa nova fase na vida do bebê, esse entendimento fará toda a diferença e também ajudará bastante no momento das compras e das escolhas.

É por volta de 1 ano que os bebês começam a andar e a ficar em pé sozinhos, eles desenvolvem mais ainda a sua coordenação motora e também a coordenação motora fina. Inclusive aqui no blog você aprende algumas atividades para fazer com os pequenos pra desenvolver a coordenação motora fina.

Nessa fase eles já começam a compreender ordens e comandos, já começam a falar as primeiras palavras e também a ter mais autonomia para comer. As brincadeiras já começam a mudar e eles adoram se esconder e empilhar objetos.

Como eles passam a ficar cada vez mais espertos e ativos, agora os sapatinhos deixam de ser apenas um acessório e tornam-se indispensáveis. Os bodys também já começam a sair de cena, dando lugar a roupinhas que facilitam mais ainda no momento de vestir, como os conjuntos. 

A partir de um ano e meio os bebês também já começam a apresentar sinais de que está chegando o momento de dar adeus às fraldas. As calcinhas e cuequinhas acabam virando também outra peça bastante importante.

Para tirar todas as suas dúvidas em relação ao desfralde, você pode ler um conteúdo completo aqui no blog com 9 dicas para passar por essa mudança tranquilamente.

Lista de peças indispensáveis à partir de 1 ano

A palavra de ordem no momento de escolher as roupinhas para os pequenos de um ano é priorizar peças que sejam confortáveis e permitam a mobilidade, e que também tenham boa qualidade, sejam versáteis e fáceis de tirar e colocar.

A quantidade de peças é algo muito pessoal e pode variar de mãe para mãe, já que existem mamães que são mais minimalistas e adeptas do menos é mais e outras que adoram ter uma grande variedade de peças para fazer mais e mais combinações. 

O clima também é outro fator que influencia bastante, afinal de contas se você mora no norte ou nordeste, que é calor praticamente o ano inteiro, não faz sentido investir em roupas de inverno, a menos que aconteça uma viagem. Já quem mora no sul e sudeste, precisa investir mais em roupas de frio do que de calor.

Como os pequenos crescem bem rápido e uma peça que cabe perfeitamente hoje pode daqui a algumas semanas ficar pequena, a dica é sempre investir em peças um pouco maiores ou que possam ser ajustadas, assim a roupa pode ser aproveitada por mais tempo e não se perde antes mesmo de ser usada.

No caso de roupas de estação, que costumam ter promoções com ótimos preços na estação oposta, a dica de comprar uma tamanho maior deve ser seguida mais ainda. Se está verão, a tendência é que as roupas de inverno fiquem mais baratas e vice versa.

Então, veja a nossa lista com que não pode faltar para te ajudar no momento das compras:

  • Calcinhas;
  • Cuecas;
  • Meias;
  • Tênis;
  • Chinelo;
  • Sandália;
  • Alpargata;
  • Bota. 

Dica extra!

Tão importante quanto o conforto é investir em peças que ofereçam segurança aos pequenos. Então, evite roupas com cordões e capuz, laços, botões e outras aplicações. Esses pequenos detalhes que podem deixar a roupinha mais estilosa, podem causar acidentes.

Com essas dicas, o momento das compras para o segundo enxoval do bebê será muito mais fácil e assertivo.

Não deixe de conferir o nosso conteúdo sobre tamanho de roupa infantil e aprenda a escolher sem erros! Até o próximo post! 

5/5 - (Total de avaliações: 1)
Compartilhe:
Jefferson Back

Autor: Jefferson Back

Graduado em Publicidade e Propaganda pela Unisociesc Blumenau, atua no universo digital há quase dez anos. Pós-graduando em Neuromarketing e Brandsense pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), é fascinado pelo mundo da comunicação e comportamento humano.

Deixe um comentário