Início » Dicas » Ih, sujou! Aprenda como tirar a mancha de cocô da roupa do bebê!

Ih, sujou! Aprenda como tirar a mancha de cocô da roupa do bebê!

5 minutos de leitura

Saber como tirar mancha de cocô da roupa do bebê é uma habilidade que toda mamãe e papai devem ter, pois mais cedo ou mais tarde esse tipo de acidente acontece. Episódios assim são completamente normais! O que ninguém quer é perder aquele look fofinho só por causa de uma mancha, não é? 

A boa notícia é que isso é feito em poucos passos, sem muita dor de cabeça e só usando coisas que você já tem em casa! Para te ensinar a fazer a limpeza correta, sem danificar a roupa do bebê, nós da Brandili preparamos esse tutorial super simples para você! Continue a leitura e aprenda com a gente: 

Como tirar mancha de cocô da roupa do bebê em 4 passos simples

As manchas de cocô nas roupinhas dos bebês são comuns, pois acidentes acontecem! Ainda mais no período do desfralde, quando a criança e os pais ainda estão se acostumando com a substituição das fraldas pelo vaso. 

Leia também o nosso post que ensina como desfraldar seu filho da maneira correta, pois as dicas por lá também podem ser de grande ajuda! 

Sem mais delongas, vamos para o tutorial simplificado: 

Passo 1: Leve já para o molho em água fria!

A água quente tem a capacidade de fazer a mancha se impregnar ainda mais no tecido e, em alguns casos, se torna impossível de removê-la. Por outro lado, a água fria é perfeita para fazer o tratamento das manchas! 

Se tiver cocô em excesso na roupinha, você pode tirar o que conseguir usando uma colher descartável – ou qualquer instrumento que funcione dessa forma – e descartando-o na privada do banheiro. 

Se não puder fazer a limpeza da peça assim que a criança sujar, o melhor que você pode fazer é colocá-la, no mesmo momento, no molho com água fria e deixar por lá até você ter tempo para cuidar da peça. Não tem problema algum!

Quando chegar a hora de tirar a mancha, a peça vai estar nas condições ideais para esse trabalho e o processo será muito mais fácil, pode confiar!

Passo 2: Esfregue com detergente

Sim, o detergente da cozinha mesmo! Você não vai precisar de nenhum outro produto especial, como tira manchas, alvejantes ou nada do tipo. 

Nos primeiros meses de vida, quando a criança se alimenta exclusivamente do leite materno, seu cocô acaba tendo uma forma específica, bastante oleosa. Para retirar sujeiras oleosas, nada melhor que detergente!

Portanto, tudo o que você precisa fazer após tirar a peça do molho em água fria é adicionar um pouco de detergente no local da mancha e esfregar um pouco com uma escova que você utiliza para a lavagem de roupas. 

Se não tiver uma escova, você pode esfregar com os dedos também. Não vai ser um dos momentos mais glamourosos da maternidade, mas logo ele passa, ok? 

Após esfregar, mergulhe a peça na água fria novamente e enxágue. Se necessário, você pode repetir esses passos algumas vezes, mas não se preocupe em tirar a mancha completamente ainda, pois a peça será lavada na máquina! 

Passo 3: Lave normalmente

Sem cerimônias: apenas coloque a peça para lavar na máquina como você faz normalmente. Não precisa de detergentes, lava roupas ou tira manchas especiais. Apenas lembre-se de não usar água quente na máquina de lavar. O melhor é a água fria ou até mesmo a morna!

Nesse momento, você pode seguir as instruções do nosso post que ensina como lavar roupa de bebê corretamente, que é sucesso! 

Se a roupinha sair da máquina com alguma mancha amarelada, não precisa se desesperar. Você ainda vai ter outra ferramenta poderosíssima: o sol!

Passo 4: Deixe secar no sol 

O último passo do nosso processo simplificado é deixar que a peça manchada seque ao sol. Os raios UV são poderosíssimos e farão com que o restinho das manchas amareladas desapareçam completamente, inclusive das roupinhas brancas! 

Mesmo se o dia estiver nublado, você pode deixá-las expostas ao tempo que os raios solares entram em ação. Se estiverem em contato direto com o sol o resultado será, com certeza, mais rápido, mas no fim das contas até se você deixar num ambiente dentro de casa, com o sol entrando pela janela, ainda funciona! 

E é isso! Com esses quatro passos simples, sem utilizar produtos químicos abrasivos ou muito diferentes do que você tem em casa, você já sabe como tirar a mancha de cocô da roupa do bebê. 

Esses passos, inclusive, funcionam com fraldas de pano e com a roupa da mamãe também. Afinal, no momento da amamentação, o cocô pode vazar da fralda e manchar as suas peças!

Ou seja, enquanto o desmame e o desfralde ainda não acontecerem, saber esses passos de cor pode salvar as suas roupas preferidas, então tome nota! 

Para mais dicas como estas, que vão te ajudar a viver a maternidade com confiança, continue aqui no blog da Brandili. Que tal conhecer nosso post que mostra o passo a passo de como higienizar os brinquedos do bebê? Essa limpeza também é essencial para a saúde dos pequenos.

Te esperamos por lá!

3.8/5 - (Total de avaliações: 13)
Compartilhe:
Jefferson Back

Autor: Jefferson Back

Graduado em Publicidade e Propaganda pela Unisociesc Blumenau, atua no universo digital há quase dez anos. Pós-graduando em Neuromarketing e Brandsense pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), é fascinado pelo mundo da comunicação e comportamento humano.

Deixe um comentário