Início » Datas comemorativas » 9 brincadeiras para se divertir no Réveillon em família

9 brincadeiras para se divertir no Réveillon em família

8 minutos de leitura

Que comemorar a chegada do ano novo com os amigos e familiares é uma excelente pedida nós já sabemos, não é mesmo? No entanto, em alguns momentos essa celebração pode ficar tediosa e pouco participativa.

As brincadeiras para o Réveillon em família são atividades divertidas, leves e descontraídas que promovem a interação entre os presentes na festa da virada do ano para torná-la mais dinâmica e agradável.

Para evitar que os convidados da sua festa fiquem com sono antes mesmo da meia-noite, aposte em algumas brincadeiras para o Réveillon em família, que além de divertirem a todos, criarão memórias divertidas e afetuosas para o ano seguinte.

1. Adivinhe as resoluções

Para realizar essa brincadeira, você vai precisar de pedaços de papel previamente cortados, algumas canetas e uma tigela.

Com os materiais em mãos, convoque as crianças da família e peça-lhes para escrever uma resolução para o ano novo no papel e adicioná-los na tigela.

Com todos os papéis depositados neste lugar, a brincadeira é iniciada. Para isso, basta tirar um dos papéis por vez e ler a resolução, que as crianças devem adivinhar por quem foi escrita.

Quem acertar ganha aquele papelzinho e, ao fim, o vencedor será aquele que acumular o maior número de acertos.

2. Mural de recados

Separe um local na entrada da sua festa de Réveillon para colocar um mural e peça que os convidados escrevam um recado para um amigo ou familiar especial que está no evento.

Depois, pendure todos os recados nesse mural, para que todos possam ler e se emocionar com as demonstrações de afeto.

Se você tiver uma câmera polaroid, poderá tirar fotos dessas pessoas para pendurar também.

3. Cartinhas especiais

Que tal uma cartinha especial que acompanha um doce maravilhoso? Essa dinâmica precisa de bombons ou outro docinho de sua preferência, cuja quantidade irá depender do número de pessoas que vão participar do seu evento.

Separe também papéis e canetas para você, ou outra pessoa que conheça bem os familiares, escrever as mensagens.

A cartinha deve ser breve, exaltando as características positivas daquele familiar e traços marcantes de sua personalidade.

Na dinâmica, cada participante pegará uma cartinha e a lerá para o grupo antes de entregar o bombom para aquela pessoa que mais tem a ver com a descrição da carta.

Esta é uma das melhores brincadeiras para o Réveillon em família, pois é um momento especial que envolve emoção e, ao mesmo tempo, adoça a vida dos seus afetos — tanto com boas palavras a seu respeito, quanto com um docinho delicioso como o chocolate.

4. Bingo

Jogo simples que todos conhecem, inclusive os mais velhos, o bingo não precisa de grandes prêmios para ser superdivertido e animar todos os participantes da sua festa de ano novo.

Você pode escolher se as cartelas serão gratuitas ou se serão compradas por seu convidado — por um valor que pode ser convertido em uma boa ação social, o que acha?

Inclusive, pode ser parte da premiação a escolha de uma causa ou instituição para a qual o valor arrecadado com a venda das cartelas será doado.

Caso opte por um jogo gratuito, você pode preparar brindes simples e afetuosos para os ganhadores de cada partida do bingo.

O importante é que todos aproveitem a brincadeira e se divirtam bastante com uma das mais animadas brincadeiras para o Réveillon em família, que pode incluir participantes de todas as idades.

5. Carta dos desejos

Dentre todas as brincadeiras para o Réveillon em família sugeridas, essa é a que faz mais sucesso e que todos vão querer participar. Até porque, todos possuem algum desejo para realizar no ano seguinte.

Muitas pessoas costumam escrever seus desejos e metas em seus cadernos ou agenda, entretanto, dessa vez será diferente.

Distribua um pequeno pedaço de papel e caneta para todos que desejam participar da brincadeira.

Cada um deve escrever tudo o que deseja realizar no próximo ano, porém, não podem levar o papel embora.

Os papéis devem ficar armazenados em um recipiente e só serão abertos no próximo Réveillon, quando todos poderão avaliar o que foi concretizado e o que segue como meta para o ano seguinte.

Essa é uma excelente maneira de manter o ciclo de brincadeiras para o Réveillon em família, mas para não haver confusão na próxima festa de ano novo, o ideal é que os participantes coloquem seus nomes no papel para que seja possível saber a quem pertence cada um.

6. Quem tira a foto mais engraçada?

Ótima maneira de tirar boas risadas dos integrantes mais novos da família e capturar um momento de felicidade, é apostar numa brincadeira que registre as imagens do momento.

Para isso, peça a cada uma das crianças que façam caretas e tire individualmente a foto delas em seu celular ou câmera. Depois, conecte com uma TV ou outro dispositivo que possa mostrar essas fotos para todos os convidados presentes.

Para animar ainda mais as crianças, antes de expor as imagens ao público, informe que a foto que receber mais risadas será a ganhadora.

Se quiser, você pode fazer um prêmio para o dono da foto vencedora, mas o ideal é oferecer mimos para todas as crianças que participaram também.

O melhor dessa brincadeira é que depois você poderá salvar essas fotos das brincadeiras para o Réveillon em família e guardar como memória desse momento agradável.

7. Contagem regressiva do balão

Mais do que uma brincadeira, essa dinâmica vai servir para impulsionar outras atividades para o Réveillon em família.

A ideia aqui é escolher algumas atividades que você ache interessantes para esse evento familiar e separá-las em balões que, a cada hora, serão estourados e o papel dentro indicará o que deve ser feito para divertir o núcleo.

Você precisará de balões para encher, alguns pedaços de papel e uma caneta. Para as atividades, a criatividade pode correr solta e você pode adaptar aos costumes da sua família. Assim, todos ficarão felizes em participar.

É uma das mais interativas brincadeiras para o Réveillon em família, que pode manter as crianças entretidas durante o dia todo, além de conseguir fazer com que os adultos voltem a ser crianças.

8. Recordar os crescimentos do ano

É uma brincadeira com uma retrospectiva do ano de uma forma interativa e mais divertida. Pode ser feita com objetos, desenhos, palavras ou fotos e vídeos dos familiares.

Com palavras é a forma mais fácil de entender e conseguir simplificar a forma de jogar, então vamos explicar como funciona.

Trata-se de escrever palavras em pares de papéis, pode ser: amor, gratidão, e termos parecidos, relacionados a um sentimento.

Cada integrante escolherá um papel que terá um desses termos escritos e guardará em sua mão, enquanto o par do papel, ou seja, outro papel com a mesma palavra escrita, ficará com o responsável por guiar a dinâmica.

Para começar a brincadeira, o responsável por comandá-la deve embaralhar todos os papéis enquanto uma música toca e, ao parar a música, escolherá um papel.

Ele revelará o que está escrito e a pessoa com a mesma palavra em seu próprio papel deve contar uma história referente ao que foi vivido nesse ano passado que tenha a ver com a palavra.

Essa é uma das mais divertidas brincadeiras para o Réveillon em família, que traz maior conexão entre as pessoas e possibilita que todos compartilhem momentos que foram marcantes para seus afetos.

9. Cápsula do tempo

Viver o hoje é algo normal e sem muitas surpresas. Crianças já conhecem o mundo desta forma e se acostumam diariamente com as mudanças.

No entanto, os adolescentes, adultos e idosos tiveram mais experiências na vida e observaram mudanças maiores, desde quando eram pequenos até sua idade atual.

Essas experiências foram marcadas por mudanças, tanto no mundo quanto na vida pessoal de cada um. Quem nasceu em uma época em que não havia celular, hoje faz uso dele para tudo.

Se esse simples exemplo é considerado uma grande mudança para as gerações mais antigas, imagina o que perceberão quando revisitarem o passado daqui a 20 anos.

Partindo dessa reflexão, é possível perceber como vale a pena construir uma cápsula do tempo. Nela, podemos escrever uma carta sobre nossa vida atual e o que esperamos para o futuro, falar de nossos sentimentos ou projetar o futuro que idealizamos para nós mesmos.

Se for possível, incluir alguns objetos de cada pessoal também ajuda a criar o vínculo com o passado para quando a cápsula for aberta. Ponha em uma garrafa ou recipiente que proteja o que vai colocar dentro.

Aliás, essa cápsula do tempo deve ser enterrada ou muito bem guardada em um local, onde não seja mexida por ninguém até a data estipulada.

Essa é uma atividade muito legal. Focamos muito no Natal e esquecemos que podemos fazer brincadeiras de Réveillon para entreter os integrantes da família de todas as idades.

Experimente essas dicas e com certeza essa tradição entrará para sua lista todos os anos! Para te ajudar em outros aspectos da festa, preparamos esses conteúdos:

Avalie este post
Compartilhe:
Jefferson Back

Autor: Jefferson Back

Graduado em Publicidade e Propaganda pela Unisociesc Blumenau, atua no universo digital há quase dez anos. Pós-graduando em Neuromarketing e Brandsense pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), é fascinado pelo mundo da comunicação e comportamento humano.

Deixe um comentário