Início » Educação Infantil » 13 itens que não podem faltar na lista de material escolar

13 itens que não podem faltar na lista de material escolar

8 minutos de leitura

A lista de material escolar é muito importante para o ano letivo da criança. São itens que auxiliam no desenvolvimento e estimulam a criatividade delas, podendo acompanhá-las durante todo o ano. A escolha dos materiais corretos é essencial para nada faltar quando a garotada começar a estudar.

menina estuda em um quarto com vários materiais escolares

Por esse motivo, ao ir às compras, uma dica valiosa é pesquisar bem as marcas mais confiáveis. Assim, você estará adquirindo produtos de qualidade, resistência e durabilidade. Não se esqueça de optar por modelos com desenhos e estampas infantis, esse é um ponto importante para eles.

Para te ajudar na escolha de materiais escolares, preparamos o conteúdo de hoje com 13 itens que não podem faltar na sua lista. Continue a leitura e confira!

1. Caderno

Para que o seu filho consiga anotar todas as matérias e conteúdos ministrados na aula, ele vai precisar de um bom caderno. Se a criança é pequena e ainda está passando pela adaptação escolar, os modelos menores, de tamanho 1/4, já devem servir. Conforme os anos forem passando, os modelos maiores poderão ser escolhidos.

garota escreve em um caderno enquanto está deitada no chão

Esse é o caso dos cadernos com várias matérias. Com um número maior de folhas e de repartições, eles são indicados para aqueles que já estão mais crescidinhos e possuem um número maior de disciplinas na escola, assim, conseguem se organizar devidamente, colocando todos os conteúdos em ordem.

Existem várias estampas disponíveis no mercado para comprar. As capas com desenhos infantis de personagens, heróis, princesas, jogos de vídeo game, animes, filmes e bandas certamente são os mais procurados pelos pequenos. Existem modelos adequados para cada faixa etária.

2. Apontador

Para que a criança consiga manter os seus lápis sempre afiados para escrever ou desenhar, é preciso ter um bom apontador no seu estojo. Uma sugestão é adquirir modelos mais resistentes, pois, dependendo da força feita, modelos em plástico muito simples podem quebrar com mais facilidade. Por isso, aqueles fabricados em metais podem ser uma ótima opção.

menina com camiseta listrada usa um apontador enquanto estuda na sala

Existem também apontadores que são acoplados a um depósito, assim, quando o lápis é apontado, a sujeira não cai no chão e acaba sujando a sala de aula.

3. Borracha

A borracha é mais um dos itens que não podem faltar na sua lista de compras de material escolar. Ela é principalmente usada na correção de erros de texto ou em algum traço feito em um desenho. Existem formatos diferentes e criativos que as crianças vão adorar, desde os retangulares mais comuns até os redondos, triangulares, em formato de coração e outros.

menino com blusa de pelúcia usa borracha sobre uma folha de papel

Os desenhos também podem ser um diferencial na hora da compra, modelos com carrinhos ou princesas são um destaque no conjunto do material. Existem opções coloridas em azul, rosa, verde, laranja e muitas outras.

4. Compasso

Quando as crianças começam a crescer e a enfrentar novos desafios na escola, novos materiais são adicionados na lista. O compasso é um bom exemplo. Com ele, é possível fazer círculos em tamanhos diferentes de maneira perfeita, basta fixar a ponta de metal no papel, abrir o compasso e movimentar a haste com o grafite.

mãe ajuda a filha a usar compasso

É comumente utilizado nas aulas de artes, geografia e geometria. Existem vários modelos de qualidades diferentes. Se você prefere algo mais resistente para durar o ano todo, os feitos em metal são os mais indicados.

Você também pode se interessar: Experiências divertidas e simples: 11 ideias educativas

5. Caneta

Se ele já está um pouco mais grandinho, certamente vai começar a usar canetas para escrever. Esse item vai ser um grande companheiro do seu filho durante todo o ano letivo. A dica é se precaver e comprar mais de uma opção, assim, quando acabar a tinta, ele poderá utilizar a outra.

meninas fazem o dever de casa enquanto os pais organizam a casa

O que poucas pessoas sabem é que até as canetas esferográficas possuem uma grande variedade de especificações que podem influenciar o tipo de uso. Confira alguns modelos:

  • Caneta gel: a tinta é mais aguada e algumas opções podem ter até um cheirinho — as meninas adoram;
  • Caneta tinteiro: é um pouco mais sofisticada do que as outras e mais indicada para desenhos técnicos;
  • Caneta rollerball: tem tinta à base de água e funciona como a esferográfica, mas deixa as anotações com um acabamento mais bonito;
  • Caneta esferográfica: a mais conhecida de todas, é a mais indicada para escrever o conteúdo da aula e responder questões da prova;
  • Caneta com ponta de feltro: disponível em várias cores, é feita a base de álcool. É ótima para grifar títulos ou partes de textos que são importantes.

6. Corretivo

Assim como o lápis, certamente a criança irá errar alguma palavra quando estiver escrevendo um texto com uma caneta. Para ajustá-la, precisará de um corretivo. Nesse tipo de material, existem opções que se referem aos formatos e aos modos de aplicação diferentes. Confira alguns deles:

  • Corretivo em fita: fácil e prático de usar, com esse modelo, o seu filho não precisa esperar secar para refazer o trecho do texto;
  • Corretivo em caneta: com tinta líquida, o seu formato é bem melhor para ser guardado dentro do estojo;
  • Corretivo líquido: é o tipo mais comum de corretivo e vem com a tinta em um pote com um pincel.

7. Lápis preto

O lápis, sem dúvida, é um item que a criança provavelmente usará todos os dias durante a aula, principalmente se ela estiver no ensino fundamental. Ele pode ser usado para fazer figuras, desenhos ou até mesmo para escrever, caso o pequeno já esteja passando pela alfabetização.

mãe trabalha no computador enquanto ajuda o filho a fazer o dever de casa

Existe uma infinidade de modelos para escolher, cada um com uma particularidade e tipo de uso diferente. São opções para desenhar, escrever, fazer trabalhos artísticos, sombras e muitos outros. Confira algumas definições que podem ser de grande ajuda para a sua lista de material:

A dureza do lápis é classificada em 4 tipos: B, H, F e HB.

  • 3B a B é indicada para desenhos à mão livre;
  • HB ou F é usada para desenhos lineares ou para escrever;
  • H ou 2H é ideal para desenhos mais técnicos.

8. Cola branca

A cola é um material importante que pode ser usado em praticamente em todas as disciplinas. É indicado que você procure por colas que sejam produzidas especialmente para uso escolar, que não tenham nenhum tipo de reagente químico tóxico.

menino usa cola branca para fazer um artesanato

Você pode encontrar em modelos líquidos ou em formato de bastão. A líquida demora um pouco para secar, mas é mais prática, já a em bastão seca mais rapidamente.

9. Lápis para colorir

Um item indispensável para os pequenos é o lápis de cor. Com eles, os desenhos ganham vida e a criança se sente livre para expressar toda a sua criatividade. É indicado para aqueles que estão nos primeiros anos da escola em atividades artísticas, assim como para estudantes mais velhos que tenham disciplina de artes.

menina usa lápis de cor para pintar enquanto senta no chão

É um item que, se cuidado de maneira adequada, pode durar bem mais do que apenas um ano letivo. Por esse motivo, a dica é investir em modelos com uma qualidade superior. Existem caixas com várias cores, podendo variar de dez a cem cores diferentes. Analise aquele que faz mais sentido para o seu filho.

10. Régua

A régua é um item versátil que pode ser utilizado em diversas funções. Na aula de matemática, por exemplo, pode servir para fazer cálculos mais complexos. Já na aula de português, pode ser uma grande ajuda para a criança sublinhar partes importantes de um texto para estudar depois.

criança usa régua para fazer o dever de casa

Existem diversos tamanhos e formatos, a opção com mais custo-benefício que você pode encontrar são as feitas em plástico. Mas não para por aí, existem as mais resistentes, como as de metal, que podem durar por anos.

11. Estojo escolar

Não basta comprar todos os acessórios da lista como lápis, caneta, borracha e apontador se o seu filho não tiver um lugar para conseguir guardá-los, não é mesmo? Por esse motivo, o estojo acaba sendo um amigo inseparável da criança nos momentos de organização onde ela precisa guardar os seus materiais.

criança procura material escolar dentro do estojo

Existem vários modelos feitos em materiais diferentes, como o plástico e o tecido, nesse caso, você compra aquele que mais combina com o gosto pessoal da criança. O tamanho também é importante, por isso, leve em consideração a quantidade de material que precisa ser armazenado no estojo, assim, você não vai comprar uma opção que não comporte todos os itens.

12. Mochila

A mochila é um item que precisa ser escolhido com o máximo de cuidado possível, pois é com ela que a criança vai transportar todos os materiais para a escola. Existem vários tamanhos e formatos diferentes para escolher, dos estampados com desenhos de princesa ou de herói até os mais discretos.

foto de meninos de costas para a câmera enquanto usam mochilas

Mas as características visuais devem ser levadas em consideração após uma análise de outras informações que são mais importantes. Para os mais novinhos, é indicado a utilização de mochilas com rodinhas, assim, eles conseguem levar todos os materiais com segurança sem prejudicar a coluna.

13. Tesoura

Mesmo nos primeiros anos, a tesoura pode ser um acessório importante para o desenvolvimento motor da criança, por isso, esse item não pode faltar na lista.

crianças usam material escolar enquanto estudam

No entanto, para crianças, os melhores modelos são aqueles que não possuem ponta. Assim, elas conseguem cortar todos os materiais com o máximo de segurança, sem riscos de se machucarem.


Esperamos que o conteúdo de hoje tenha sido útil para você escolher os materiais escolares do seu filho. Aqui na Brandili, você encontra outros assuntos relacionados, continue navegando e confira!

Leia também: Planilha de rotina para filhos: 6 dicas de como criar.

Avalie este post
Compartilhe:
Jefferson Back

Autor: Jefferson Back

Graduado em Publicidade e Propaganda pela Unisociesc Blumenau, atua no universo digital há quase dez anos. Pós-graduando em Neuromarketing e Brandsense pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), é fascinado pelo mundo da comunicação e comportamento humano.

Deixe um comentário