Início » Educação Infantil » O Tik Tok é perigoso para as crianças? Veja quais cuidados tomar!

O Tik Tok é perigoso para as crianças? Veja quais cuidados tomar!

7 minutos de leitura

O que torna a nova geração de crianças diferente das passadas é que cada vez mais elas estão conectadas e o acesso a tablets e smartphones começa desde os primeiros anos de vida. Com esse fácil acesso, elas estão mais suscetíveis às redes sociais que estão na moda. Será que o Tik Tok é perigoso para os pequenos?

Essa é uma dúvida cada vez mais comum entre os pais, o que é bastante normal. Na era da internet tudo acontece muito rápido e o que faz sucesso hoje, amanhã pode cair no esquecimento.

Com o fácil acesso ao que está na internet e também as exposição, as crianças podem sim encontrar algum risco no Tik Tok, por isso é muito importante que os pais e responsáveis estejam sempre atentos ao que seus filhos veem e compartilham na rede social.

A febre do momento, que tem chamado atenção das crianças no mundo inteiro é o Tik Tok. Um aplicativo de vídeos curtos, com opções de filtros divertidos, músicas e edições diferenciadas.

Se você também tem dificuldade de acompanhar as novidades do momento ou até já ouviu falar no Tik Tok, mas não sabe exatamente o que é e nem como funciona, continue a leitura para tirar as suas dúvidas e saber que cuidados tomar com os pequenos nesta rede social.

O que é o tik tok?

O Tik Tok é uma rede social Chinesa que faz parte das criações da empresa ByteDance. Basicamente ela é uma rede de criação e compartilhamento de vídeos, que vem crescendo estrondosamente no mundo inteiro.

Os vídeos podem ter duração entre 15 e 60 segundos e contam com diversos recursos como a inserção de músicas, galeria de filtros divertidos e transições e edições que fazem com que os vídeos fiquem mais dinâmicos. 

É justamente esse dinamismo que permite que o usuário possa viralizar e atingir um grande alcance, sendo visto por milhares de pessoas. Os vídeos que fazem mais sucesso na rede social são dancinhas, dublagens divertidas de filmes e séries e também os desafios. 

O aplicativo foi criado em 2016 com o nome de Douyin, na época só era possível gravar vídeos de até 15 segundos de duração. No ano seguinte, 2017, o aplicativo foi rebatizado para Tik Tok e desde 2019 tem sido uma febre mundial. O sucesso é tanto que apenas no primeiro trimestre de 2020 ele atingiu a marca de aplicativo mais baixado.

De acordo com termos e diretrizes do aplicativo, para fazer parte é necessário ter pelo menos 12 anos de idade, os menores de 18 anos precisam ter a autorização e consentimento dos pais. Mas apenas mudando o ano de nascimento é possível que uma criança com menos de 12 anos possa ingressar tranquilamente na rede social. 

Por conta do enorme sucesso no mundo inteiro, no último ano o aplicativo foi acusado de espionagem, por ter acesso e roubar os dados dos seus usuários. A empresa desmentiu a acusação.

menina conversando pelo celular

Tik Tok e as crianças brasileiras

O sucesso do aplicativo não ficou restrito apenas aos adolescentes e adultos e conquistou também a criançada, principalmente as brasileiras. A prova disso é que uma pesquisa recente realizada pelo AppGuardian, aplicativo de controle parental, mostra que a rede social está no Top 10 de redes mais baixadas e já reúne milhões de usuários.

Outro dado que a pesquisa levantou é a média de horas de uso mensal, que tem sido de pelo menos 11 horas. 

Além do vício e da grande quantidade de tempo destinada ao aplicativo, o Tik Tok também pode trazer outros riscos para os pequenos. E um dos principais é justamente a exposição do que as crianças postam e também do fácil acesso a conteúdos que nem sempre são destinados a sua faixa etária.

Se quiser saber um pouco mais sobre os recursos e como usar o aplicativo, temos um post sobre o Tik Tok aqui no blog.

Mas então o que fazer para garantir a segurança das crianças e evitar que elas fiquem expostas ao perigo ou a pessoas mal intencionadas?

criança mexendo no celular

Função Controle de Pais

Para diminuir mais ainda os riscos aos pequenos e também fazer com que o aplicativo se torne menos perigoso, desde fevereiro de 2020 foi liberada no Brasil uma atualização que permite o recurso “Controle de Pais”.

Para ativar o recurso, os pais e as crianças precisam ter o aplicativo instalado em seus smartphones ou tablets. Com a Sincronização Familiar é possível personalizar as configurações do aplicativo como os pais acharem melhor.

Alguns dos recursos disponíveis no modo “Controle de Pais” são:

Mensagem direta: menores de 16 anos não podem enviar e nem receber mensagens diretas. Desde abril essa função virou padrão no aplicativo;

Gerenciamento do tempo de tela: permite que os pais ou responsáveis da criança possam definir a quantidade de tempo que elas podem usar o aplicativo diariamente. Passado o tempo, o Tik Tok encerra e só tem o acesso liberado no dia seguinte, na hora estipulada;

Modo restrito: os pais podem definir o que os filhos podem ver e censurar conteúdos que julguem impróprios.

Outra maneira que o aplicativo encontrou foi o de convidar influenciadores que fazem sucesso com o público infantil para divulgar as vantagens dos recursos para os pequenos e também mostrar que no tempo fora das redes eles podem fazer outras atividades como brincar ou ler um livro.

Se quiser sugestões de livros para os pequenos, temos um conteúdo incrível aqui no blog com 6 livros infantis que fazem sucesso.

Outros cuidados que os pais devem tomar com as crianças no Tik Tok

Mesmo com os recursos de sincronização familiar e controle de pais disponíveis no próprio aplicativo, outros cuidados também devem ser tomados:

Esteja sempre atento ao que seu filho faz

O principal cuidado para os pais e responsáveis é estar sempre atento ao que os seus filhos estão vendo nas redes sociais e qual o tipo desse conteúdo. Além de saber o que acontece, também é uma excelente maneira de participar mais ativamente da vida dos pequenos e também estreitar os laços.

Crie uma conta para você

Outra excelente maneira de acompanhar o que as crianças estão fazendo nas redes sociais é criar uma conta para você também. Dessa forma, você consegue ficar de olho nas novas tendências e ainda verificar o que tem chegado de streaming para as crianças. 

Diálogo

Não adianta proibir ou simplesmente falar que o seu filho não pode ver aquele tipo de conteúdo sem explicar o porquê. Nesse momento o diálogo é muito importante e é uma maneira para que as crianças compreendam os riscos que podem estar expostas.

O Tik Tok pode trazer alguns riscos aos pequenos, mas com atenção redobrada e com a ativação do recurso de controle de pais é possível que seus filhos possam se divertir usando o aplicativo sem correr riscos.

mãe conversando com filha na cama

Gostou das dicas? Aproveite também para ler o nosso conteúdo com dicas para fazer origamis e se divertir com a criançada. Até o próximo post!

Fontes das imagens: Pexels | Pinterest

5/5 - (Total de avaliações: 2)
Compartilhe:
Jefferson Back

Autor: Jefferson Back

Graduado em Publicidade e Propaganda pela Unisociesc Blumenau, atua no universo digital há quase dez anos. Pós-graduando em Neuromarketing e Brandsense pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), é fascinado pelo mundo da comunicação e comportamento humano.

Deixe um comentário