Início » Maternidade » 5 coisas úteis para bebê que você não pode deixar de fora do enxoval

5 coisas úteis para bebê que você não pode deixar de fora do enxoval

7 minutos de leitura

Na hora de montar o enxoval, existem algumas coisas úteis para o bebê que jamais devem ficar de fora. Entretanto, muitas mamães e papais podem ficar perdidos com tanta informação que recebem nesse momento. Comprar carrinho, cadeira para o carro, fraldas descartáveis, berço, móveis para o quarto… Tantas coisas!

Para te ajudar a não se esquecer de alguns itens realmente úteis na rotina com os pequenos, criamos uma lista que você deve ter em mente. Ou,ainda, caso queira presentear uma gestante com algo que ela vá usar muito, é possível utilizar essas dicas também! Olha só:

1. Fraldas de pano

Se você pensa que com as fraldas descartáveis estamos perto de deixar as fraldas de pano de lado, está completamente enganada! Desde o tempo das nossas mães e avós, essa é uma das coisas mais úteis para o bebê. Isso porque a fralda de pano é extremamente versátil e pode ser usada de diferentes formas!

Elas serão úteis para limpar o nariz ou a boquinha da criança, para cobri-la na hora de dormir quando não está tão quente para usar um cobertor, para cobrir o seio na hora de amamentar em público, para colocar no ombro e proteger a roupa da mamãe quando for embalar a criança depois de mamar e ela devolver um pouco do leite e tantas outras situações! 

Uma boa dica é garantir opções mescladas, que você possa diferenciar pelo tamanho ou pela cor. Assim, é possível separar direitinho quais são para limpar a meleca do bebê e quais você vai usar para cobrir o berço, por exemplo. 

2. Babador impermeável e com coletor de comida 

Fuja dos babadores de pano! Basta uma refeição colorida em um dia que o bebê está mais agitado e ele ficará encharcado e manchado em poucos instantes. O melhor mesmo são aqueles feitos em materiais impermeáveis, como os de borracha, silicone, ou mesmo os de tecido que são cobertos com uma camada extra. 

Os babadores impermeáveis não só protegem mais, como também são muito mais simples de lavar. É só colocá-los embaixo da água corrente, na torneira da pia ou do tanque mesmo e ele fica limpo sem muito esforço. Bem diferente do babador de pano, não é mesmo? 

Além disso, garanta aqueles que têm um espaço especial de armazenamento para os pedacinhos de comida que acabam escorrendo pelo babador. Assim, conseguimos evitar que a hora da refeição afete toda a roupinha e os arredores da criança. 

3. Termômetros

É natural que nos primeiros meses de vida, quando o sistema imunológico do bebê ainda está sendo construído, a criança fique doente com mais frequência. Entretanto, algumas mamães podem acabar se confundindo e achando que qualquer episódio em que a criança demonstre algum incômodo por meio do choro seja doença. Não é bem assim!

Como já contamos aqui no blog com nosso post sobre as fases de desenvolvimento da linguagem infantil, a criança usa por um bom tempo o choro para se expressar. Pode ser incômodo causado por febre ou simplesmente por querer colo. 

Por esse motivo, o termômetro é um dos itens mais úteis e importantes para se ter por perto do bebê. Com ele, mamães podem sempre monitorar a temperatura corporal do bebê e averiguar quando estiver com febre. Assim, é possível levá-lo ao médico quando realmente necessitar, ou simplesmente fazer os cuidados dentro de casa mesmo, se possível. 

4. Bolinhas de algodão e cotonetes

Antes de se tornarem mães, muitas mulheres não entendem muito bem a necessidade das bolinhas de algodão e dos cotonetes no kit do bebê. Entretanto, essas coisas também são extremamente úteis no dia a dia com os pequenos! 

O algodão principalmente, que pode ser usado para limpar os olhos do pequeno, aplicar ou retirar pomadas ou simplesmente limpar o cocô na hora de trocar as fraldas. Você pode usar o algodão no lugar dos lencinhos umedecidos e deixá-los apenas para quando estiver fora de casa, pois o algodão acaba sendo muito mais gentil com a pele do bebê

Já os cotonetes são úteis tanto para limpar o ouvido, quanto para aplicar alguns remédios ou simplesmente limpar outras partes do corpo do neném, como o umbigo por exemplo. 

5. Bodies e calças culote

É óbvio que as peças de roupa não podem faltar no enxoval, mas na nossa lista de coisas úteis para o bebê não poderíamos deixar de destacar duas peças super importantes que as mamães acabam usando quase todos os dias: os bodies e as calças culote. Por serem super úteis e usadas quase o tempo todo, é legal garantir uma boa quantidade!

Os bodies, como você deve saber, são aquelas blusinhas que possuem botões para serem fechados entre as penas da criança, por cima da fralda. Eles são bem versáteis e podem ser usados sozinhos ou combinados com outras peças, como os macacões. 

Dentro de casa, nos dias quentes, não existe peça melhor senão o body! E na hora que o bebê se sujar, basta desabotoar a peça e trocar a fralda de maneira bem prática. 

Quando estiver frio, podemos combinar o body com as calças jogger infantis – também chamadas de calças culote ou calças “mijão” por algumas pessoas. A peça protege as perninhas da criança e também é super prática para tirar quando for preciso trocar a fralda. 

Normalmente elas só são sustentadas pelo elastano na cintura, que não incomoda os bebês e não precisa de grandes esforços para tirar. Afinal, ninguém vai querer desabotoar um macacão com 10 botões e depois um body com um bebê chorando no meio da noite, pois essa é uma tarefa tão difícil quanto parece. 

Se você é mamãe de primeira viagem, tenha em mente que essas são algumas das coisas mais úteis para o bebê e que não podem estar de fora da sua lista de enxoval! Além dessas, é claro, existem muitas outras coisas que você provavelmente não esqueceria, como as fraldas descartáveis, shampoos, lenços umedecidos e afins. 

Quando for montar a sua lista de presentes para o chá de fraldas, pode contar com nosso post que te ajuda a criar a lista do chá de fraldas com a quantidade certa de pacotes e outros presentes. Que tal conferir esse conteúdo também? 

Essas e outras dicas sobre a maternidade e o cuidados com os bebês estão sendo postadas todas as semanas pela equipe Brandili. Volte sempre quando precisar de ajuda ou de inspirações para a moda infantil, ok? 

Esperamos te ver logo, até lá! 

5/5 - (Total de avaliações: 1)
Compartilhe:
Jefferson Back

Autor: Jefferson Back

Graduado em Publicidade e Propaganda pela Unisociesc Blumenau, atua no universo digital há quase dez anos. Pós-graduando em Neuromarketing e Brandsense pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), é fascinado pelo mundo da comunicação e comportamento humano.

Deixe um comentário