É mamãe, se você está quase se acostumando com o comportamento do seu bebê e, de repente, as coisas começam a mudar, pode estar acontecendo um salto de desenvolvimento. Não são mudanças que ocorrem de um dia para o outro, mas, mesmo assim, costumam surgir em um piscar de olhos.
Para te ajudar a se orientar nesse processo e entender melhor o que está acontecendo, preparei um conteúdo completo sobre todos os saltos de desenvolvimento. Saiba o que é, qual a diferença entre eles e o pico de crescimento, as características de cada fase e dicas para lidar com as situações que podem surgir na maternidade real. Aproveite!
Conteúdo
O que é um salto de desenvolvimento?
Para ser bem direto, vamos pensar nos saltos de desenvolvimento como momentos de insights dos bebês. Sabe aquela ideia brilhante ou aquela luz que ilumina o seu pensamento e clareia tudo? Então, é exatamente assim que os bebês se sentem, mas com um nível menor de linha de raciocínio, é claro.
Cada descoberta durante um salto de desenvolvimento eleva as habilidades cognitivas das crianças a um novo patamar e, como consequência, mudanças de comportamento são cada vez mais frequentes. Se você tiver um bebê high-need, vai precisar de ainda mais cuidado e atenção durante os saltos de desenvolvimento.
Diferença entre saltos de desenvolvimento e pico de crescimento
O pico de crescimento é aquela fase em que o bebê cresce fisicamente tão rápido que, até para quem convive diariamente, chega a ser uma surpresa. Os saltos de desenvolvimento envolvem a aquisição de novas habilidades: aprender a falar, a rolar, a engatinhar e outras são marcos que ampliam as perspectivas do bebê.
O progresso da inteligência emocional também está diretamente ligado a esses aspectos. Por isso, é normal que a criança tenha algumas crises de choro, fique mais carente e até apresente alterações no sono.
Quando acontecem os saltos de desenvolvimento do bebê?
Desde o nascimento até aproximadamente os dois anos. Ao todo, podemos dividir os saltos em 11. É quase 1 a cada 2 meses. Veja a seguir por quais deles o seu bebê já passou e o que está por vir!
1º salto de desenvolvimento – Com 1 mês
No primeiro salto de desenvolvimento, os bebês começam a processar estímulos sensoriais de forma mais complexa. Eles podem se tornar mais sensíveis ao ambiente ao seu redor, o que resulta em maior irritabilidade e mudanças no padrão de sono.
Qualquer som ou toque repentino costuma causar um susto e despertar um turbilhão de emoções, por isso, toda a delicadeza do mundo é importante nesse momento. Você também pode estar passando por um momento difícil e frágil conhecido como baby blues. É importante que você se cuide e dê importância ao seu bem-estar.
2º salto de desenvolvimento – Com 2 meses
Você vai notar que o seu bebê demonstra maior interesse pelo mundo ao seu redor. Ele vai passar mais tempo acordado, observando objetos e rostos, você pode até vislumbrar um sorrisinho em resposta a estímulos visuais.
Os vínculos afetivos começam a se fortalecer, e o timbre da sua voz já significa conforto e segurança para ele. Estreitar os laços é importante, mas também é imprescindível se preparar para o bebê não sentir tanto quando você voltar a trabalhar, se for o seu caso.
3º salto de desenvolvimento – Com 3 meses
Durante o terceiro salto, os bebês começam a desenvolver habilidades sociais mais complexas. Eles podem começar a interagir mais ativamente com os pais e cuidadores, respondendo a sons e sorrisos com balbucios e movimentos. Esse é um bom momento para começar a estimular o bebê a falar. Existem diversos recursos simples e eficazes que ajudam no progresso a partir daqui.
4º salto de desenvolvimento – Com 4 meses
Nesse salto, os bebês começam a demonstrar maior controle sobre seus movimentos. Eles costumam começar a se virar de barriga para cima, a segurar objetos com mais firmeza e a demonstrar mais curiosidade pelo ambiente ao seu redor.
A coordenação motora fina está começando a se progredir, e o movimento de pinça, assim como o fortalecimento da musculatura dos braços, pernas e pescoço, também deve ser estimulado.
5° salto de desenvolvimento – Com 6 meses
Durante o quinto salto, os bebês passam por um período de maior evolução cognitiva. Eles podem começar a entender relações de causa e efeito, demonstrar mais interesse por brinquedos interativos e começar a experimentar com sons e vocalizações.
Cada vez mais, o mundo ao redor começa a fazer sentido e as conexões neurais vão aumentando rapidamente no cérebro dos bebês. Você vai começar a presenciar pequenas ações e atitudes que vão te surpreender no desenvolvimento. Lembre-se que qualquer evolução deve ser motivo para comemorar e celebrar!
6º salto de desenvolvimento – Com 7 meses
Nesse salto, os bebês passam por um período de maior habilidades motoras. Eles podem começar a se movimentar mais ativamente, rolar, sentar sem apoio e demonstrar interesse em explorar o ambiente de formas mais independentes.
Essas habilidades também dizem respeito a evolução da coordenação motora, fundamental para controlar e ter consciência do próprio corpo no espaço.
7º salto de desenvolvimento – Com 9 meses
Durante o sétimo salto, os bebês começam a demonstrar maior consciência do mundo ao seu redor e a estabelecer uma relação maior com suas emoções. Ou seja, eles já conseguem expressar vontades e sentimentos por meio de comportamento. Demonstrar sinais de ansiedade e desconforto na presença de estranhos pode ser um sinal desse salto de desenvolvimento.
8º salto de desenvolvimento – Com 11 meses
Nesse salto, os bebês passam por um período de maior avanço da linguagem e da comunicação. Eles costumam começar a entender e a responder a comandos simples, a balbuciar palavras e a expressar suas necessidades de forma mais clara.
Continue estimulando a linguagem verbal e não verbal com ele. A partir daqui, a evolução vai ser cada vez maior e mais rápida, e usar os estímulos certos colabora muito no desenvolvimento da comunicação e da autonomia das crianças.
9º salto de desenvolvimento – Com 1 ano e 1 mês
Durante o nono salto, já depois do primeiro aniversário, os bebês começam a demonstrar maior independência e autonomia. Eles costumam andar com ajuda, mostrar preferências mais claras por certos alimentos e ter maior determinação ao explorar o ambiente.
Para desespero geral da nação de mamães, qualquer segundo de descuido pode significar um sumiço. Seu radar de atenção precisa estar cada vez mais atento para garantir a segurança do seu pequeno explorador. Contar com uma rede de apoio nesses momentos também é fundamental para dar conta de tudo e cuidar de si.
10º salto de desenvolvimento – Com 1 ano e 2 meses
Nesse salto, os bebês passam por um período de maior desenvolvimento emocional. Eles começam a demonstrar sinais de apego mais complexos, como buscar conforto ativamente, demonstrar sinais de frustração e imitar comportamentos adultos.
Aqui, o exemplo e a parentalidade consciente são conceitos que devem fazer parte da rotina familiar para fornecer estímulos positivos que contribuam ativamente no avanço das crianças.
11º salto de desenvolvimento – Com 1 ano e meio até 2 anos
Durante o décimo primeiro salto, os bebês passam por um período de maior evolução cognitiva e social. Eles podem começar a demonstrar mais compreensão de regras sociais, mostrar preferências mais claras por certas atividades e começar a desenvolver interesses mais específicos.
Logo, eles já estarão preparados para iniciar a adaptação escolar, sair um pouco de perto dos pais, estabelecer novas conexões sociais e se jogar no mundo para viver uma vida linda — ok, vamos com mais calma. Antes de chegar lá, saiba como identificar os saltos de desenvolvimento do seu filho.
Como identificar um salto de desenvolvimento?
Cada salto é um verdadeiro turbilhão de emoções, sensações e sentidos para os bebês. Alguns comportamentos podem se tornar mais evidentes durante esses períodos, como:
-
Aumento da irritabilidade;
Maior demanda por atenção;
-
Alterações no sono;
Aquisição de novas habilidades motoras ou cognitivas;
-
Mudanças no padrão de alimentação.
Se você sentiu aquele friozinho na barriga, não se preocupe. Eu também preparei uma lista com dicas para te ajudar a lidar com os saltos de desenvolvimento. Aproveite e veja outras dicas para organizar a sua rotina doméstica com o bebê e fique mais tranquila!
3 dicas para ajudar o seu bebê a lidar com saltos de desenvolvimento
Nada melhor do que contar com algumas orientações que vão fazer com que essa fase seja mais tranquila. Confira 3 aqui:
-
Ofereça apoio e segurança: durante os saltos de desenvolvimento, o bebê pode se sentir inseguro. Oferecer apoio e segurança emocional é fundamental para ajudá-lo a lidar com essas mudanças;
-
Estimule o aprendizado: proporcione estímulos adequados para que o bebê possa explorar e progredir suas novas habilidades. Brinquedos e atividades que incentivem o desenvolvimento motor e cognitivo são essenciais;
-
Mantenha a rotina: apesar das mudanças, manter uma rotina consistente pode trazer conforto e previsibilidade para o bebê, ajudando-o a lidar com as transições.
Qual o salto mais difícil do bebê?
Não existe um consenso sobre qual salto é o mais difícil, pois cada bebê reage de maneira diferente a cada fase. No entanto, os saltos que envolvem grandes avanços, como aquisição da linguagem e locomoção, são desafiadores para o bebê.
Quanto tempo dura um salto de desenvolvimento?
Os saltos de podem variar em duração, mas geralmente duram de alguns dias a algumas semanas. Não encare cada salto como um evento separado, quando mais envolvida você estiver, mais fluido será o processo e maior será o desenvolvimento das crianças.
Agora que você entende melhor os saltos de desenvolvimento do bebê, está mais preparada para acompanhar e apoiar seu filho durante essas fases emocionantes e desafiadoras. Leia o conteúdo com dicas de como fazer o bebê dormir a noite toda e promova mais conforto para ele durante os saltos de desenvolvimento. Boa leitura!