Aprenda como fazer o bebê dormir a noite toda com dicas da Brandili!

Ao contrário do que muitos pais desejam, infelizmente não existe uma receita mágica de como fazer o bebê dormir a noite toda. Nos primeiros meses de vida, não tem jeito: a criança acorda chorando várias vezes ao longo da noite! 

Ainda assim, chega uma hora que ela já está preparada e pode ser introduzida às noites de sono completas. Esse momento é aguardadíssimo pelos pais, pois podem voltar a descansar com mais tranquilidade também. 

No entanto, fazê-las dormir sem interrupções não é tarefa fácil. Você provavelmente já tentou e não obteve sucesso, estamos certos? Para te ajudar com isso, preparamos aqui algumas dicas de como fazer o bebê dormir a noite toda, veja só: 

Como fazer o bebê dormir a noite toda com 8 dicas infalíveis 

Antes de nossas dicas, é importante alinharmos algo bem importante: os bebês mais novinhos que dormirem “a noite toda”, na verdade, dormirão no máximo 6 horas diretas. Isso porque o organismo deles não está preparado para 8 horas de sono, como o dos adultos. 

Mas na prática, o que eu posso fazer para melhorar sua noite de sono? 

1. Construa uma rotina 

O que muitos não sabem é que os bebês são bastante apegados à rotina. Afinal, eles conhecem muito pouco do nosso universo e tudo o que sai de sua rotina é novo e desconhecido, gerando estranhamento.

Por isso, é importante que pais e mães se dediquem para construir um cronograma da casa junto dos pequenos como, por exemplo, ter uma hora certa para tomar banho, dar de mamar e colocar para dormir. 

2. A noite não é horário para brincar

Ao educar os pequenos sobre a rotina, outro ponto bastante importante é fazê-los entender desde cedo a diferença entre o dia e a noite. Para isso, você deve cuidar para que a casa esteja sempre bem iluminada no período diurno, além de estimular a criança brincando e interagindo com ela. 

Durante a noite, brincadeiras e agitações devem ser evitadas. Prefira falar com o bebê de forma mais branda para acalmá-lo e criar uma sensação de aconchego nas horas que antecedem o horário de dormir. 

3. Banho tomado e fralda limpinha

A fim de deixar a criança o mais confortável possível, um passo imprescindível antes da hora de dormir é dar um banho quentinho e trocar sua fralda. Assim, os pais garantem que os pequenos estão indo para a cama livres de qualquer incômodo. 

Afinal, você também prefere dormir com o corpo fresquinho e limpinho, não concorda? 

bebê banho tomado

4. Evite adormecê-la no colo

Nos primeiros meses de vida a criança está em uma fase que ainda não percebeu que o parto aconteceu e, por isso, estranha os momentos em que está longe de sua mãe e muitas vezes se acalma somente quando está em contato com ela. 

Nessa fase inicial de sua vida, o colo é importante e necessário. No entanto, a partir dos 4 meses de idade ela já tem uma consciência melhor desenvolvida e pode começar a ser colocada para dormir sem precisar de colo. 

Nossa dica é evitar fazê-la pegar no sono “ninando” pois a criança esperará acordar ainda no colo de sua mãe – o que não vai acontecer. Esse, inclusive, pode ser o motivo do seu filho acordar a noite chorando: ele acorda durante a noite e estranha o fato de estar sozinho no berço, que não é onde ele lembra de ter dormido em primeiro momento. 

5. O berço será sempre o melhor lugar

Já entendemos que o colo não é o lugar de fazer a criança dormir. Ligado a isso, precisamos entender que o carrinho, o chiqueirinho, as cadeiras de balanço ou mesmo a cama dos pais também não são os locais mais ideais para fazer seu bebê pegar no sono. 

O berço – ou moisés posicionado corretamente ao lado do quarto dos pais – é onde queremos que eles durmam a noite toda e, por isso, será lá que você vai fazer eles adormecerem. 

No início, é totalmente natural eles estranharem e reclamarem de serem colocados para dormir longe dos braços da mãe. O que você deve fazer nessa situação é ficar bem pertinho, ao lado do berço, conversando com o pequeno com a voz calma e branda, tranquilizando-o até que adormeça. 

6. Deixe o quarto mais escuro possível

Já ouviu falar que nosso corpo tem um “reloginho interno” que regula quando sentiremos sono e quando vamos acordar? Isso é real! Esse processo é chamado de ciclo circadiano e funciona com uma grande influência do ambiente à nossa volta. 

Para funcionar, nosso organismo percebe a luz do dia e entende que é hora de ficar ativo e atento. Na falta de luz, entende que está de noite e que essa é a hora certa de produzir a melatonina – o hormônio que nos induz ao sono. 

Sabendo disso, é essencial deixar o quarto dos pequenos no escuro na hora de dormir. Qualquer luz acionada por ali, principalmente as luzes artificiais de cores frias como o branco e o azul, podem atrapalhar a produção de melatonina por nosso corpo, ocasionando piores noites de sono. 

7. Deixe o bebê alimentado antes da hora de dormir

Após os 6 meses de idade, os pequenos começam a consumir novos alimentos – a fase que chamamos de introdução alimentar – e, por isso, podem se saciar com outros alimentos sem precisar acordar durante a noite para mamar. 

Comentamos sobre isso em nosso post sobre como planejar o desmame noturno da melhor forma, lá você pode ler e conferir outras dicas que te ajudarão na missão de fazer seu pacotinho de amor dormir a noite toda. 

Mesmo com a introdução alimentar, a amamentação antes de dormir é recomendadíssima para garantir a saciedade do bebê e permitir uma noite toda de sono sem sentir fome. 

amamentação

8. Vista-o com um pijama confortável

Outro fator bastante importante para o bem-estar da criança durante a noite de sono são as roupas utilizadas para a hora de dormir. Os pijamas, ao contrário do que alguns pensam, não é apenas estético! Na verdade, são roupinhas pensadas especificamente para garantir o conforto que as noites de sono precisam.

Garanta pijamas de tecidos leves e agradáveis, preferencialmente sem elásticos, zíperes, botões e outros detalhes que podem causar desconforto. Além disso, é essencial escolher aqueles que se adequam ao clima da estação: fresquinhos para os dias de calor e quentinhos para o inverno. 

Se precisar de inspiração, pode conferir nosso post com alguns pijamas divertidos e confortáveis para a hora de dormir.

Principais dúvidas sobre o sono dos bebês

Durante a maternidade, principalmente se essa for a sua primeira vez, é natural surgirem dúvidas sobre como os pequenos se comportam. Já que estamos falando de sono, separamos para você as respostas de algumas dúvidas mais frequentes nesse período, olha só:

Quantas horas um bebê costuma dormir por dia?

O tempo que um bebê passa dormindo ao longo de um dia varia conforme a idade. Os recém nascidos, inclusive, passam mais tempo tirando sonecas do que acordados nos primeiros dias de vida. Abaixo, preparamos uma tabela completa.

Tempo médio que os bebês dormem ao longo da infância:

Idade Tempo médio de sono diário
Recém-nascidos 16 a 20h
3 meses 15h
6 meses 14h
9 meses 14h
1 ano  13h
1 ano e meio 13h
2 anos 13h

Quando o bebê passa a dormir a noite inteira?

Perto dos três meses de idade você poderá perceber que seu filho está dormindo por um período mais longo, às vezes com apenas uma interrupção para mamar durante a noite. Perto dos seis meses, junto da introdução alimentar bem feita, você poderá fazer o desmame noturno e acostumá-lo a dormir a noite toda sem acordar com fome.

bebê dormindo

O que fazer com bebês que não dormem a noite?

Se enfrenta problemas com crianças que não estão dormindo a noite, observe o ambiente em que elas estão dormindo e procure diminuir as luzes e os sons. Além disso, faça com que gastem energia durante o dia para evitar agitações durante a noite. 

Caso os problemas para dormir persistam mesmo seguindo as dicas desse post, procure uma consulta com o pediatra para identificar se não há nada de errado com a saúde do pequeno. 

Mas quase sempre não há motivos para grandes preocupações. Seja paciente, ofereça suporte para o filho e muito amor. Logo ele se acostuma e vocês dois poderão desfrutar de noites de sono mais tranquilas. 

Agora que você já sabe como fazer o bebê dormir a noite toda, que tal conferir nosso post sobre os saltos de desenvolvimento infantil? Alguns deles inclusive podem ser fatores que atrapalham as noites de sono do seu filho!

Veja também nosso post com dicas de roupas de inverno infantil!

Escrito por Equipe Brandili

A Brandili é muito mais do que uma fábrica de roupas, é uma empresa que trabalha com amor, carinho e muita dedicação.

Comente!

Assuntos Relacionados