Início » Maternidade » Veja os sintomas e causas do canal lacrimal entupido no bebê

Veja os sintomas e causas do canal lacrimal entupido no bebê

6 minutos de leitura

A gente gosta mesmo é de ver nossos bebês saudáveis, sorrindo, cheirosinhos e vestindo aqueles bodies tão fofos que dá vontade de amassar! Mas às vezes os pequenos não ficam muito bem, e se o problema for nos olhinhos, pode incomodar bastante.

Os olhos são órgãos extremamente sensíveis, e nos bebês ainda mais. Por conta disso, os problemas de vista em bebês acabam sendo comuns, e alguns como a obstrução do canal lacrimal geralmente se resolvem espontaneamente, mas é preciso ficar atento porque se não for tratado, o problema pode se agravar.

Hoje, nós vamos falar exatamente sobre isso: canal lacrimal entupido em bebês. Você vai saber quais são os sinais e sintomas do entupimento, as causas e o que fazer quando isso acontece.

Quais os sintomas do canal lacrimal entupido?

Os principais sintomas do canal lacrimal entupido são pálpebras avermelhadas e inchadas com secreção verde-amarelada. Quando a limpeza das bactérias palpebrais não ocorre, podendo levar até a uma infecção do sistema ducto lacrimal, chamada dacriocistite.

Como dissemos, os problemas de vista em crianças acabam sendo comuns pela sensibilidade extrema que os órgãos em movimento têm. Além disso, nos primeiros meses e anos de vida, os bebês não conseguem expressar com exatidão os sentimentos e sensações. Cabe aos pais decifrar o que está acontecendo.

Nesses momentos o melhor recurso é a informação. Confira nosso conteúdo para conhecer os principais testes, sintomas e tratamento para o daltonismo infantil.

Como saber se o canal lacrimal do bebê está entupido?

Existem alguns indícios que podem ajudar a identificar se o canal lacrimal do bebê está entupido. Alguns sintomas são perceptíveis, outros precisam de exames para um diagnóstico mais preciso.

Montamos uma lista com algumas dicas para se considerar na hora de avaliar seu bebê.

1. Observe o comportamento do seu filho

Quando o canal lacrimal está entupido, o bebê fica ansioso, incomodado e irritado.

Observe se a criança está coçando os olhos com frequência, se os olhos ficam constantemente úmidos, com as pálpebras inchadas e muito lacrimejantes. Pode ocorrer o acúmulo de secreção porque as lágrimas não conseguem fazer a limpeza dos olhos.

bebê esfrega os olhos

Estas características são muito parecidas com as da conjuntivite e é comum as mães confundirem os problemas. Para ter certeza do que está acontecendo, é preciso ir a um oftalmologista pediátrico.

2. Preste atenção a possíveis inchaços nos olhos

O inchaço nos olhos é um dos sintomas mais perceptíveis quando o canal lacrimal está entupido. Você também vai perceber irritação com vermelhidão na pálpebra inferior. Os olhos podem amanhecer com os cílios colados por conta da secreção produzida durante a noite.

bebê recém nascido chorando deitado na cama

3. Veja se há muita secreção no olho

O excesso de secreção é um forte indicativo do entupimento do canal lacrimal, pois a lágrima é a responsável por, além de lubrificar, fazer a limpeza da secreção que se acumula nos olhos. Depois, a lágrima evapora, ficando só o suficiente para manter a lubrificação ocular.

Com o canal lacrimal entupido, a limpeza não acontece e a secreção se acumula, causando até o impedimento da abertura dos olhos do bebê.

4. Faça consultas frequentes com um pediatra

Ir regularmente ao médico pediatra é a melhor maneira de ficar tranquila em relação ao entupimento do canal lacrimal do bebê. Isso é muito comum e geralmente com o tempo, o desentupimento acontece naturalmente.

A obstrução do canal lacrimal é uma situação que acomete mais da metade dos recém-nascidos. Porém, apenas 20% chegam a causar alguma preocupação, como mostra um seminário da Fundação de Otorrinolaringologia.

Os maiores cuidados devem ser tomados quando a criança completa um ano e a situação persiste.

pediatra médico examina bebê no colo da mãe sentados na cama com estetoscópio

5. Confira se seu filho não está com a visão embaçada

Esse sintoma é mais evidente em crianças com mais de 12 meses. Já que os recém-nascidos ainda estão desenvolvendo e ajustando o sentido da visão.

Nos bebês maiores, observar como eles se comportam enquanto se deslocam ou se conseguem distinguir e alcançar objetos com precisão podem ajudar a detectar o sintoma de embaçamento da visão.

Todavia, se houverem dúvidas, o melhor a fazer é levar a criança para a avaliação de um profissional especialista que poderá precisar um diagnóstico e receitar o melhor tratamento.

bebê com placa de teste de visão no plano de fundo

O que causa infecção no canal lacrimal?

O que causa o entupimento e infecção do canal lacrimal é a falha na abertura de uma membrana na região da válvula de Hasner, que fica no canal lacrimonasal, próxima ao nariz.

Outras causas são:

  • Ausência do ponto lacrimal;
  • Estreitamento do sistema lacrimal;
  • Infecções;
  • Lesões ou trama nos olhos;
  • Pólipos nasais;
  • Não desenvolvimento do duto lacrimal.

O entupimento do canal lacrimal em bebês se resolve espontaneamente em 90% dos casos, segundo a Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica.

Nesses casos, existem tratamentos recomendados que podem ser feitos pelos próprios pais, porém é importante ficar atento a todos os sinais, pois pode haver fatores de risco por trás das causas.

Essa dica serve não só para esta situação específica, mas a tudo o que envolve o desenvolvimento do bebê e das crianças. Observar é um ato de amor. É importante se preocupar não só com os aspectos físicos do desenvolvimento infantil, mas também com os aspectos psicológicos. Entenda como o terapeuta infantil pode ajudar sua criança.

O que fazer quando o canal lacrimal do bebê está entupido?

A melhor forma é prevenir que o canal lacrimal entupa. Segundo a Oftalmologista Maria Carrari, do Instituto de Moléstias Oculares, pode-se fazer a higienização das vias, comprimindo o saco lacrimal, de baixo para cima, cerca de 4 vezes por dia e evitar a proliferação de bactérias na região.

mãe limpando os olhos do bebê com gases

Caso os sintomas já estejam visíveis, as massagens aumentam as chances de resolver o problema sem necessidade de um procedimento cirúrgico. Compressas com água morna e a limpeza dos olhos com soro fisiológico são tratamentos recomendados também.

A Brandili está sempre pensando em produzir conteúdos que ajudem as mamães e papais a esclarecer dúvidas, pegar dicas, tomar cuidados e principalmente dar muito amor aos bebês e crianças.

Por isso, nosso blog conta com dicas para mamães e papais, experientes ou não. Por exemplo, veja nossas dicas de conjuntos para crianças e se inspire!

5/5 - (Total de avaliações: 1)
Compartilhe:
Jefferson Back

Autor: Jefferson Back

Graduado em Publicidade e Propaganda pela Unisociesc Blumenau, atua no universo digital há quase dez anos. Pós-graduando em Neuromarketing e Brandsense pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), é fascinado pelo mundo da comunicação e comportamento humano.

Deixe um comentário