A importância da paternidade ativa

A paternidade ativa é um termo muito falado ultimamente. Embora muitos pais já a pratiquem, muita gente não sabe o que quer dizer. De forma simples significa que o pai, assim como a mãe, tem deveres e obrigações com seus pequenos, não só em aspectos legais, mas também no desenvolvimento social e emocional dos filhos. É um movimento em que o homem deixar de ser apenas o provedor e passa a ser também cuidador, assim como a mulher passa ser também provedora e cuidadora.

Ser um pai presente e dedicado influencia de forma positiva o desenvolvimento de seus filhos. A participação dos pais é fundamental para formação da autoestima e passagem de valores importantes que nos acompanham toda a vida. A paternidade ativa pode ajudar também na quebra da visão antiquada da sociedade de que a criação dos filhos é de responsabilidade da mulher.

Ninguém nasce sabendo como ser um bom pai, pois é um exercício diário. Praticar uma paternidade ativa aproxima pais e filhos em um aprendizado mútuo e constante. São atitudes importantes de um pai ativo:

  • Manter uma relação próxima e afetuosa, que vai além do apoio financeiro.
  • Dividir com a mãe as tarefas e cuidados com o filho e também com a casa.
  • Ter participação no dia a dia na criação de seu filho, trocando fraldas, dando comida, colocando para dormir.
  • Buscar estar presente em todos os momentos desde a gravidez.
  • Incentivar o desenvolvimento do seu filho lendo histórias, ensinando, brincando, acompanhando na escola, cantando, apoiando, escutando e dando conselhos.

É isso aí, gente!

Não existe fórmula para ser um pai ativo. As dúvidas são naturais, o que realmente importa é acreditar no amor e se dedicar ao seu filho <3

Via: Olhar Materno

Equipe Brandili

Escrito por Equipe Brandili

A Brandili é muito mais do que uma fábrica de roupas, é uma empresa que trabalha com amor, carinho e muita dedicação.

Comente!