Início » Gravidez » 17ª semana de gravidez: dicas, cuidados, informações e mais

17ª semana de gravidez: dicas, cuidados, informações e mais

5 minutos de leitura

Com 17 semanas de gravidez, grandes mudanças acontecem com o corpo da mãe e com o desenvolvimento da criança. O bebê já possui as papilas gustativas, sabendo diferenciar gostos, além da completa formação dos órgãos sexuais, sendo possível identificar o sexo da criança por meio de um ultrassom.

Os seios da futura mamãe podem começar a incomodar um pouco mais. Alguns sintomas como mal-estar, prisão de ventre, azia, sensibilidade nas gengivas e dores na costa e cabeça podem se intensificar um pouco devido ao desenvolvimento acelerado do feto e da mudança corporal necessária para a chegada do bebê.

Quer aprender tudo sobre as 17 semanas de gestação? Este post é o lugar certo para você entender as principais mudanças no corpo da mulher, o desenvolvimento do bebê, os cuidados, as dicas e muito mais. Continue lendo e confira o post completo!

Desenvolvimento da criança

Ao completar 17 semanas de gravidez, o bebê está em pleno desenvolvimento dentro da barriga. Nessa fase, ele ganha peso rapidamente, podendo chegar a aproximadamente 200 gramas e cerca de 17 cm de comprimento. Vale ressaltar que essa informação pode variar de feto para feto, sendo o obstetra o responsável por cuidar de cada caso.

É comum o bebê se mexer bastante durante esse período, mas algumas mamães podem começar a sentir apenas nas semanas seguintes, principalmente se você está grávida pela primeira vez. A maioria das mães, porém, tem a sensação por volta da 17ª semana, pois o tamanho dele aumenta consideravelmente.

Durante as 17 semanas, começa-se a formação do tecido gorduroso no feto, que é de extrema importância para a proteção dos órgãos, além de ajudar a manter o calor e a energia necessária para o seu desenvolvimento. O bebê também já está com seu sistema respiratório praticamente completo: a traqueia, os bronquíolos, os brônquios e os pulmões já se encontram desenvolvidos.

O seu pequeno ou pequena já consegue fazer movimentos de deglutição e sucção para beber o líquido amniótico, que é um líquido que envolve o embrião e o protege contra possíveis infecções, além de proporcionar sua nutrição e maturação.

gestante de 17 semanas sentada no sofá

Mudanças no corpo da mulher

As principais mudanças no corpo da mãe durante a 17ª semana de gestação estão ligadas ao aumento de peso devido ao rápido desenvolvimento do feto e a alta sensibilidade nos seios, que podem ficar mais escuros também. Além disso, a barriga começa a crescer cada vez mais, com isso, algumas mamães podem começar a ter estrias.

Existem diversos tratamentos disponíveis que podem ser realizados depois do parto. O importante é sempre manter a pele hidratada com cremes e outros produtos que não tenham contraindicações.

Com o passar das semanas, o corpo feminino começa a se modificar para receber o bebê no parto. Nesse momento, é importante entender que essas mudanças são naturais, principalmente aquelas relacionadas ao corpo e ao emocional. Por isso, o acompanhamento médico e comportamental são extremamente necessários em todo período gestacional.

Muitas mulheres relatam que se sentem mais dispostas para fazer diversas atividades. O exercício Kegel pode ser uma ótima opção, pois é extremamente recomendado por inúmeros médicos.

gestante de 17 semanas medindo a barriga com uma fita métrica

Dicas e cuidados na 17ª semana de gestação

Uma das principais dicas para a 17ª semana é adotar uma dieta para gestante, de preferência, uma que seja indicada por uma especialista na área. Comer alimentos saudáveis faz com que você tenha uma gravidez mais tranquila e saudável do início ao fim. Além disso, sua prática também acaba desempenhando um papel importante para reduzir os principais sintomas desse período.

A prática de exercícios físicos também é importante. Eles ajudam a aliviar diversas dores e fadigas sentidas durante a gestação, dessa forma, atuam preparando o corpo para o momento tão esperado, o parto. Daqui em diante, as dores nos pés e o inchaço podem começar a aparecer. Adquira tênis e outros calçados confortáveis para diminuir o desconforto causado nessa e nas próximas semanas.

Por último, as gengivas podem ficar mais sensíveis, causando sangramentos com mais facilidade. Adquira escovas de dente com cerdas mais macias, elas irão proporcionar mais conforto durante a escovação.

Principais sintomas

Os sintomas da 17ª semana de gestação podem variar bastante de gestante para gestante. De maneira geral, grávidas costumam sentir as seguintes sensações:

  • Dor de cabeça;
  • Inchaço nas mãos e nos pés;
  • Prisão de ventre;
  • Estrias;
  • Má digestão e azia;
  • Dores na gengiva;
  • Tontura;
  • Dores na pelve.

Uma dica muito importante: jamais tome medicamentos sem ler a bula das respectivas embalagens, pois eles podem ter contraindicações para gestantes. Se preciso, consulte o médico que cuida da sua gravidez para obter mais informações.

gestante de 17 semanas com sinais de desconforto devido a gravidez


Estar atenta aos principais acontecimentos da 17ª semana de gestação é importante para o desenvolvimento saudável da criança e da mãe que está passando pela gravidez. Continue acompanhando as próximas semanas nos conteúdos que você encontra aqui, no blog da Brandili.

Confira os principais sintomas, cuidados e informações da 18ª semana de gravidez. Organizamos um conteúdo completo para você se preparar para a próxima semana. Confira!

Referências

Avalie este post
Compartilhe:
Carla Bucci

Autor: Carla Bucci

Graduada em Jornalismo pela Universidade Regional de Blumenau (FURB), reside na cidade de Blumenau. É apaixonada por moda e pelo desenvolvimento de textos criativos. Para achar as melhores pautas do universo infantil, está sempre ligada nas redes sociais.

Deixe um comentário