Início » Atividades » Descubra como montar um espaço de recreação infantil em 5 passos

Descubra como montar um espaço de recreação infantil em 5 passos

5 minutos de leitura

Os espaços de recreação infantil podem oferecer inúmeros benefícios, tanto para os pais quanto para os pequenos. Afinal, essas áreas super divertidas podem deixar os pais mais tranquilos enquanto os pequenos se divertem, estimulam a criatividade e a sua coordenação motora.

Montar um espaço infantil em casa ou em um estabelecimento pode ser muito mais simples do que realmente parece ser. O importante é ter um bom planejamento, definir o tamanho do espaço disponível, adquirir bons brinquedos e outras atitudes que visam a segurança e a diversão da criançada.

Quer saber como montar um espaço de recreação infantil em casa? Continue rolando a tela e confira o guia completo!

Como montar um espaço de recreação infantil?

Se você está querendo montar o seu próprio espaço para recreação infantil, mas não sabe como começar, não há com que se preocupar. Com um bom planejamento, você consegue garantir um ambiente divertido com vários brinquedos e que ofereça, acima de tudo, segurança para as crianças.

criança brincando com blocos de montar

Descubra como montar um espaço de recreação infantil a seguir:

1. Faça um planejamento

O planejamento é o momento em que você deverá pensar em todo o projeto do espaço de recreação infantil. Avaliar os diferentes caminhos, como o espaço disponível, como será o projeto, quantas crianças irão brincar, como organizar os brinquedos no ambiente, entre outras ações.

Se você está começando do zero e não tem nenhuma referência, uma boa dica é procurar um profissional que possa te ajudar nessa missão. Os arquitetos podem te ajudar no planejamento da obra, indicando os melhores caminhos, materiais e espaços lúdicos que não podem ficar de fora.

menina brincando em um espaço de recreação

2. Defina o espaço e o tamanho disponível

Defina um espaço adequado que seja de fácil acesso para as crianças. Avalie o tamanho e a disposição dos ambientes disponíveis em sua casa, como salas, quartos, varandas, jardins ou áreas externas. Escolha um local que seja espaçoso o suficiente para acomodar os brinquedos, equipamentos e atividades planejadas.

Outro ponto importante é priorizar a segurança do cômodo. Escolha um que seja livre de obstáculos, pontos de acesso perigosos, objetos cortantes ou pontiagudos e que seja longe de áreas onde há perigo de queda, como escadas ou piscinas.

Leia também: 10 brincadeiras para dentro do apartamento: saia do tédio!

3. Escolha o tipo de decoração

A decoração é um fator importante para um espaço de recreação infantil. Os estímulos visuais, táteis e auditivos promovem o desenvolvimento cognitivo das crianças, incluindo o reconhecimento de cores, formas, padrões e texturas.

Por esse motivo, explore a ampla paleta de cores infantis por meio de desenhos, formatos e texturas no seu espaço. Leve em consideração personagens, desenhos animados, planetas, dinossauros, entre outros, incentivando a curiosidade e a descoberta.

bebê em um espaço de recreação com tapete colorido

4. Compre bons brinquedos

Os brinquedos são a melhor parte. Adquira brinquedos lúdicos e divertidos para todas as faixas etárias. Ao montar um espaço de recreação infantil, é importante escolher brinquedos que atendam às diferentes necessidades e interesses dos pequenos, que principalmente ofereçam diversão, aprendizado e desenvolvimento, como a escalada infantil.

Além disso, existem outras categorias que você pode levar em consideração. Confira:

  • Brinquedos de construção: sabe aqueles brinquedos de montar? Então, eles são perfeitos para esse espaço. Peças de encaixar, quebra-cabeças e outros são sempre uma boa opção;
  • Brinquedos sensoriais: para os mais pequenos, os chocalhos, tapetes, brinquedos de encaixe e outros podem ajudar no desenvolvimento sensorial dos pequenos;
  • Brinquedos educativos: o espaço de recreação infantil também pode ser um ambiente educativo. Jogos da memória, pinturas e jogos de associação promovem o aprendizado de forma divertida e interativa;
  • Brinquedos esportivos: Bolas de diferentes tamanhos e texturas, arcos e flechas de espuma, mini trampolins e outros equipamentos esportivos incentivam a atividade física, coordenação motora e trabalho em equipe.

criança brincando com blocos de montar em um espaço de recreação caseiro

5. Não se esqueça da segurança

A segurança é um dos passos mais importantes ao montar um espaço de recreação infantil. Crie um ambiente seguro com quinas arredondadas, com brinquedos e brincadeiras atuais e antigas que sejam compatíveis com as idades das crianças presentes no cômodo.

O que é um espaço de recreação infantil?

O espaço de recreação infantil é um ambiente criado para proporcionar atividades lúdicas, educativas e seguras para crianças. Geralmente, esse espaço possui uma grande variedade de brinquedos sensoriais, jogos e equipamentos indicados para diferentes faixas etárias, como também áreas indicadas para descanso e alimentação.

Com ele, é possível oferecer diversos benefícios por meio da recreação infantil. Confira:

  • Desenvolvimento físico: oferece oportunidade para as crianças brincarem, pularem, escalarem e participarem de outras atividades físicas que desenvolvem a sua coordenação motora;

    Desenvolvimento social: é um ótimo espaço para brincar e para fazer excelentes conexões sociais positivas. Essa interação pode ter efeitos significativos no desenvolvimento da cooperação, empatia e resolução de conflitos, por exemplo;

  • Estímulo à criatividade: os estímulos sensoriais e oportunidades de exploração presentes nos espaços de recreação proporcionam um excelente estímulo à criatividade.

Não se esqueça das brincadeiras antigas “de rua”. Quem nunca brincou de pular amarelinha, elefante colorido, dança das cadeiras e outras brincadeiras clássicas? Elas são super divertidas!


De maneira geral, os espaços de recreação infantil são ótimos para explorar diversas áreas do desenvolvimento infantil. Esperamos que nossas dicas tenham te auxiliado a montar o seu próprio ambiente voltado para brincadeiras infantis.

Continue navegando em nosso blog e conheça outros conteúdos relacionados que podem ser do seu interesse. Abordamos os mais variados assuntos sobre desenvolvimento infantil: alimentação, atividades, jogos, educação infantil, moda infantil, saúde e muito mais. Vale a pena dar uma conferida!

Outro ambiente projetado para o desenvolvimento dos pequenos é a brinquedoteca. Nele, é projetado um espaço que reúne ótimas brincadeiras e atividades lúdicas que proporcionam o desenvolvimento de crianças de diversas faixas etárias. Saiba mais clicando no link!

Até a próxima!

5/5 - (Total de avaliações: 1)
Compartilhe:
Jefferson Back

Autor: Jefferson Back

Graduado em Publicidade e Propaganda pela Unisociesc Blumenau, atua no universo digital há quase dez anos. Pós-graduando em Neuromarketing e Brandsense pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), é fascinado pelo mundo da comunicação e comportamento humano.

Deixe um comentário