Início » Brincadeiras e jogos » Parede de escalada infantil – como instalar em casa?

Parede de escalada infantil – como instalar em casa?

Uma tendência que vem ganhando espaço em quartos infantis são as paredes de escalada. Com elas, além de terem seu cantinho decorado com um acessório incrível, as crianças têm mais diversão e aventura para brincarem dentro de casa.

A ideia da parede pode parecer perigosa para os pais, mas estamos aqui para provar que ela pode ser segura e muito divertida se as medidas de segurança corretas forem adotadas.

Se você gostou dessa brincadeira ou já está prestes a instalar a parede no quarto de seu filho, continue sua leitura e confira todas as informações importantes que separamos sobre este assunto!

O que é a parede de escalada infantil?

A parede de escalada ou rocódromo, como também é conhecida, é um espaço vertical composto por degraus que os pequenos podem se apoiar para subir.

Trata-se de uma atividade muito comum em espaços de recreação infantil e que agora vem sendo trazida para dentro de casa .

É também muito estimulante e agrada meninos e meninas – justamente por ser um diferencial. Seus detalhes, geralmente, são incorporados à decoração do quarto dos pequenos, seguindo a mesma dinâmica de cores e formatos.

Dessa forma, apesar de traços levemente rústicos, eles podem também ser instalados em qualquer quarto infantil, até mesmo aqueles com que possuem toques mais delicados para as meninas.

Leia também: Dicas e inspirações para o quarto das crianças

Como construir uma parede de escalada para crianças?

Para construir uma parede de escaladas, você precisa de um kit de agarras próprias para a atividade (que podem ser encontradas na internet ou em lojas de brinquedos infantis).

Geralmente, o kit já acompanha os parafusos e porcas que serão usados para a fixação, mas caso seu kit não ofereça, será necessário procurar uma loja de ferramentas para encontrar o parafusos em tamanhos adequados e manter as agarras bem firmes.

Além disso, será preciso fazer diversos furos na parede. Para isso, é necessário contar com uma furadeira e brocas de tamanhos alinhados aos dos parafusos.

Recomendamos contar com o auxílio de um profissional para garantir que tudo está bem fixo e que seu pequeno não correrá nenhum risco enquanto estiver se divertindo.

menina com trancinhas sobe em parede de escalada

Leia também: Decoração infantil: como fazer uma cama montessoriana

Como prender agarras de escalada?

As agarras de escalada podem ser presas diretamente na parede ou, caso você não queira fazer furos diretamente na estrutura de sua casa, pode instalar em uma placa de compensado naval que será presa à parede.

Você também precisará de uma furadeira de alto impacto com broca de 14mm – o tamanho exato dos parafusos que acompanham as agarras.

Recomendamos agarras em tamanho P para se ajustarem com firmeza às mãozinhas e pezinhos das crianças.

Prendendo as agarras na parede

Faça furos paralelos e com espaçamento planejado para não dificultar o alcance dos pequenos. Depois, preencha o buraco com argamassa autocolante e cimento, o que dará firmeza às agarras na parede.

É necessário esperar dois dias para a secagem do material, e só então realizar os novos furos em que os parafusos ficarão.

No momento de fixar as agarras, você pode usar cola de resina epóxi para dar mais firmeza. No entanto, é preciso prestar bastante atenção à posição das agarras antes de colar, pois não há possibilidade de ajustá-las no futuro.

Prendendo as agarras em compensado naval

Para a instalação da parede de escalada infantil no compensado naval é necessário medir o tamanho da parede. Assim, é possível aproveitar todo o espaço direcionado à atividade, estendendo o campo de posição das agarras.

Após definir as medidas e o tamanho do compensado, basta fixá-lo sobre a parede e fixar as agarras sobre ele.

A grande vantagem da placa de compensado naval é que você pode alterar a posição das agarras para acostumar seu pequeno a novos desafios, já que, com a fixação direta na parede, isso não é possível.

Leia também: Colônia de férias infantil: como planejar a aventura

Qual a sua importância para o desenvolvimento infantil?

A escalada é uma prática instintiva ao ser humano e traz consigo uma série de benefícios que ajudam os pequenos a se desenvolver. Veja:

  • Aprimoramento do metabolismo energético;
  • Aumento da concentração;
  • Desenvolvimento da coordenação motora;
  • Ganho de força muscular;
  • Remodelação energética;
  • Torna as crianças mais destemidas;
  • Entre outros benefícios.

À medida que os pequenos se tornam fisicamente mais fortes, o risco de eventuais acidentes que ocorrem por fragilidade e deficiência de força nas crianças são reduzidos.

Sua musculatura se torna mais forte e eles têm mais equilíbrio para andar, correr, pular e escalar paredes ainda maiores.

Com a escalada, há um estímulo à prática de exercícios físicos, especialmente aos pequenos que passam horas em frente ao videogame, computador ou mesmo estudando.

Quais os melhores locais para instalar a parede de escalar?

A parede de escalada é geralmente instalada em paredes do próprio quarto infantil – fazendo jus a seu nome e agregando mais propriedade para os pequenos se divertirem quanto quiserem.

No entanto, alguns pais podem instalar a parede em outros cômodos da casa, como sala, corredor, playground e até mesmo na parte externa da casa.

No caso de residências com espaço reduzido, é possível aproveitar a estrutura de móveis como beliches e guarda-roupas para instalar as agarras e otimizar espaço.

Nesses casos, é preciso ter certeza de que a estrutura do móvel é feita a partir de um material resistente para evitar problemas, combinado?

As beliches são muito utilizadas em quartos infantis montessorianos, pois podem ser uma alternativa para seus filhos chegarem à parte superior da cama como um desafio divertido proposto pelos pais.

pai, mãe e filha se preparam para escalar uma parede de escalada

Leia também: Brincadeiras para festa do pijama: diversão e animação para a criançada

Como deixar a parede de escalada segura?

Muitos pais gostam bastante da ideia de trazer uma parede de escalada para seus filhos, mas acabam não fazendo por conta do receio de causar acidentes e machucar seus pequenos príncipes e princesas.

Entretanto, estamos aqui para lhe mostrar como é possível tornar a escalada completamente segura!

Primeiramente, é preciso que toda a área próxima ao local de instalação tenha almofadas futon, tatames ou tapetes emborrachados próximos.

Assim, qualquer passo em falso de seu pequeno que pode levá-lo a se desequilibrar ou até mesmo cair, será amortecido pelas almofadas – daí a importância de considerar todo o espaço ao redor da parede.

Além disso, é possível instalar uma corda pendurada no teto que pode ajudar seu pequeno a se apoiar enquanto escala. Essa corda também pode ser um dispositivo de segurança, se presa a um gancho que pode segurar seu filho por meio de um colete.

Por fim, é essencial que um adulto esteja por perto sempre que possível para garantir que o pequeno não corra nenhum risco, especialmente nos primeiros dias após a instalação.

E aí? Se sente mais confiante em instalar uma parede de escalada infantil no quarto do seu filho? Esperamos que tenha gostado dessas dicas e informações que trouxemos para você e seus pequenos!

Aproveite sua leitura para conferir também nosso post sobre brincadeiras para dentro do apartamento e descobrir como se divertir dentro de casa!

Avalie este post
Compartilhe:
Jefferson Back

Autor: Jefferson Back

Graduado em Publicidade e Propaganda pela Unisociesc Blumenau, atua no universo digital há quase dez anos. Pós-graduando em Neuromarketing e Brandsense pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), é fascinado pelo mundo da comunicação e comportamento humano.

Deixe um comentário