Início » Brincadeiras e jogos » Pegadinhas de 1º de abril: 11 ideias para divertir a família toda

Pegadinhas de 1º de abril: 11 ideias para divertir a família toda

5 minutos de leitura

No 1º de abril, dia da mentira, está liberado virar o tio da piada do pavê e entrar na onda das brincadeiras. A data rende muitas gargalhadas, afinal, quem é que não gosta de uma pegadinha, não é mesmo?

Por acontecer todos os anos, fica difícil manter a originalidade das peças e é normal encontrar mais do mesmo. Como somos fãs das brincadeiras bem feitas, fizemos uma lista com as 11 melhores pegadinhas para fazer neste dia. Vem ver!

1. Gelo de sal no refrigerante ou suco

Assim como quem não quer nada, ofereça para o alvo da pegadinha uma bebida quente com gelo dentro. O gelo será feito com sal, deixando o suco ou refrigerante com um gosto bem estranho.

Você pode simplificar e colocar o sal diretamente no copo do(a) seu(ua) filho(a), aumentando ainda mais as alternativas. Ah, outra possibilidade é trocar por açúcar e deixar o líquido doce ao invés de salgado.

2. E se o sofá ou poltrona ganhar vida?

Essa pegadinha é a oportunidade para incluir os avós na dança e dar um sustinho neles com a ajuda das crianças. Combinem antes quem vai ficar sentado no sofá e imitar uma almofada.

Quando o avô ou a avó for se sentar, o(a) pequeno(a) vai dar um super abraço e assustar eles de um jeito carinhoso.

menino vestido de adulto

3. Colocar suas roupas na criança

Esta ideia é perfeita para deixar as crianças com uma expressão de “acho que meus pais não estão muito bem”. De manhã, ao invés de colocar as roupas da criança, vista as suas roupas nela. A ideia é só falar que é brincadeira quando houver o questionamento dos itens colocados.

Como os pequenos precisam e gostam de usar roupas confortáveis, apostamos que não demora muito para quererem tirar as peças dos pais.

4. Passarinho em casa

Vamos colocar o dom de desenhar em prática e criar passarinhos? Depois que o desenho ficar pronto, é só cortar e espalhar pelos cômodos da casa. Até chagarem perto e perceberem que é de mentira, as crianças vão ficar sem entender como aqueles bichinhos conseguiram chegar até lá.

5. Buzina na porta

Essa aqui é para deixar todo mundo bem acordado! Na noite do dia 31 de março, cole uma buzina atrás da porta do banheiro e quando as crianças acordarem vão se deparar com o barulho inesperado.

A melhor parte é que pela manhã até você vai cair na brincadeira e se assustar com o barulho.

cachorro fantasiado com máscara

6. Cachorro com roupa engraçada

Perfeito para quem tem pet em casa, a ideia aqui é colocar uma fantasia no animalzinho de estimação, como uma roupinha de fantasma ou então super-herói. No dia, quem vai acordar todo mundo será ele, arrancando boas gargalhadas por conta da roupa.

Os cachorros costumam ser dóceis e carinhosos, sendo a companhia perfeita para crianças. Caso queira dar um para o(a) seu(ua) pequeno(a), recomendamos a leitura do post Qual o melhor cachorro para crianças? Conheça as 13 raças mais indicadas!

7. Chocolate no banheiro

Uma verdadeira tendência na internet, essa pegadinha é a mais saborosa de todas. Ela funciona da seguinte forma: você chama a criança até o banheiro e finge que precisa de papel higiênico.

Assim que ela voltar, basta sujar a mão dela com chocolate e prontinho, já dá para imaginar a reação.

8- Comida com cheiro ruim

Não se preocupe, a pegadinha da comida com cheiro ruim não tem nada estragado! É só falar que está sentindo algo estranho na mesa e quando a criança for cheirar o prato você encosta, com muito cuidado, o rostinho dela no chantilly.

Para ficar ainda mais legal, você também pode deixar ela colocar o doce no seu rosto depois.

9. Bolacha com pasta de dente

A ideia aqui é trocar o recheio da bolacha recheada por pasta de dente. Recomendamos que faça durante o lanche da tarde, porque assim ninguém desconfiará de nada.

Pensando no bem-estar das crianças, a pasta escolhida deve ser infantil. Elas costumam ter o gosto mais agradável e não apresentam riscos aos pequenos.

Na escola também vale?

Só vale se a diretoria permitir as brincadeiras neste dia. Caso a resposta tenha sido sim, um jeito legal e leve para brincar no ambiente escolar, é fingir que tem alguma prova surpresa no dia da mentira.

Depois do susto, está liberado contar para os amiguinhos que era apenas brincadeira.

As crianças também podem participar?

Para deixar as pegadinhas de 1 de abril mais legais, deixe as crianças participarem com o próprio show de mágica. Além de ser engraçado, você estará incentivando o lado criativo dos pequenos.

Caso não tenha ideia de como organizar a brincadeira ou quais mágicas podem ser feitas, a leitura do post7 truques de mágica que os pequenos podem fazervai te ajudar!

Você sabe como surgiu o Dia da Mentira?

Para quem não sabe, a brincadeira é antiga e surgiu em 1582, na França, devido à troca do Calendário Gregoriano para o Calendário Juliano. Com a mudança, algumas pessoas não aceitaram o dia 1º de janeiro como início do ano, se tornando alvos de zoações, assim como explica à Agência Brasil.

Zombados pelo resto da população, os resistentes às mudanças eram convidados para festas e comemorações inexistentes no 1º de abril. Nascia assim a tradição de zombaria e de pregação de peças.

Lembrou de outra pegadinha?

Ideias são sempre bem-vindas e nós adoramos, então você pode colocar as suas nos comentários aqui embaixo! Queremos rir com você, então depois do dia da mentira, não esqueça de compartilhar nas redes sociais as pegadinhas que fez.

Referência:

Conheça a história de 1º de abril, Dia da Mentira. Agência Brasil, 01, abr., 2022. Geral. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2022-04/conheca-historia-de-1o-de-abril-dia-da-mentira#.

Avalie este post
Compartilhe:
Jefferson Back

Autor: Jefferson Back

Graduado em Publicidade e Propaganda pela Unisociesc Blumenau, atua no universo digital há quase dez anos. Pós-graduando em Neuromarketing e Brandsense pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), é fascinado pelo mundo da comunicação e comportamento humano.

Deixe um comentário