Início » Gravidez » 13 sintomas de gravidez que ninguém sabe!

13 sintomas de gravidez que ninguém sabe!

8 minutos de leitura

Existem muitos sintomas de gravidez que ninguém sabe, isso porque não são tão frequentes quanto os mais comuns que conhecemos. Se você está tendo sensações diferentes e não conhece nenhuma amiga que as tenha tido durante a gestação, é necessário saber se pode prejudicar a gravidez.

Entenda que os sintomas de gravidez que ninguém sabe não acontecem com frequência e o que você sente pode não ser o mesmo que as demais gestantes sintam.

Caso você opte por não investigar, problemas que atrapalhem o seu bem-estar e o do bebê surgem, prejudicando a saúde de ambos e, até mesmo, o tempo normal do parto. Por isso, é fundamental visitar um médico especializado logo nas primeiras semanas da gestação.

Para te ajudar, preparei este conteúdo com alguns sinais que você precisa ficar alerta. Olha só:

1. Sensibilidade dental

A sensibilidade dental é um dos sintomas de gravidez que ninguém sabe porque, durante a gestação, o corpo passa por uma modificação inteira. Assim, a gengiva recebe uma quantidade maior de sangue, ficando inchada e com sangramento, podendo ser mais frequente na escovação bucal.

Para cuidar deste problema, compareça ao dentista para analisar a região e identificar se é um caso de gengivite. O tratamento é indicado, principalmente, pelo risco do tipo de parto que chamamos de prematuro acontecer, pois seu organismo estará com infecções graves que começarão a se espalhar por todo o corpo.

grávida escovando os dentes

2. Complicações nasais

Dentre os sintomas de gravidez que ninguém sabe, há problemas de respiração porque neste período as cavidades nasais recebem uma quantidade maior de sangue e produzem mais muco do que é necessário. Então, o processo de respirar, que costuma ser confortável e prático de acontecer, se torna desafiador porque as narinas ficam entupidas, além dos roncos serem frequentes.

Alivie o seu nariz limpando com soro fisiológico, tomando banho quente ou usando um bom umidificador de ar. Com relação à inalação, faça apenas se você estiver com muitas dificuldades de respirar ao longo do dia, caso contrário, não há a necessidade de fazê-lo.

gestante sentado no sofá com congestões nasais

3. Hemorroidas

De modo geral, a gestante pode ter hemorroidas porque ocorre a compressão dos vasos sanguíneos da área pélvica. Este problema acontece porque o útero se expande, o que a faz ficar com prisão de ventre durante o começo ou o final da gestação.

A maneira mais adequada de resolver este problema é através da alimentação rica em ingredientes com fibras. Converse com um nutricionista para obter uma dieta adequada ao seu organismo para ter uma melhora significativa neste problema doloroso.

Além disso, a falta de hidratação constante é mais um fator contribuinte ao aparecimento das hemorroidas. Portanto, consuma água todos os dias, em que 2,5 litros é obrigatório para manter o corpo funcional e auxiliar também no controle de acnes, celulites e estrias.

4. Falta de ar

Sentir falta de ar é uma característica causada pelo desenvolvimento do útero, porém também é ocasionada pela ansiedade durante a gestação. Você sabia que as grávidas podem ficar ansiosas? O sintoma em si não é prejudicial desde que não seja frequente e intenso, pois, a partir do momento que afeta a sua rotina, há a necessidade de conversar com um profissional da saúde.

Este fator pode prejudicar a formação do bebê e se tornar também uma depressão pós-parto ou um estresse pós-traumático. Devido a estes problemas, o mais seguro é praticar exercícios e realizar atividades que você goste para se distrair e esquecer dos pensamentos negativos sobre o futuro.

gestanta com hemorróidas

5. Varizes

As varizes são indesejadas por todas as mulheres e este é um sintoma que surge durante a gravidez devido ao aumento do abdômen que pressiona os vasos pélvicos. Os vasos das pernas também são modificados e ficam mais aparentes durante os 9 meses, desaparecendo apenas semanas após o parto.

O ganho de peso é mais um fator que contribui para o aparecimento das temidas varizes e, por isso, é indispensável cuidar da alimentação para não ter problemas de saúde. Evite pratos gordurosos ou com muitos açúcares, pois não promovem bem-estar e apenas ajudam no desenvolvimento de doenças.

6. Manchas escuras no rosto

Os cloasmas gravídicos são causados pelos hormônios gestacionais e tornam a pele extremamente sensível aos raios de sol. Em períodos de muito calor, como no verão, use protetor solar para cuidar do rosto e evitar que as manchinhas apareçam durante os 9 meses.

Mesmo nos dias que não fizerem sol, passe o produto devagar e espalhe por todas as partes do rosto. Se certifique de aplicar também no pescoço e colo para prevenir o aparecimento de sardas, cloasmas e rugas.

gestante passando maquiagem para disfarçar as manchas da pele

7. Câimbras

Durante o 2° trimestre de gravidez, a barriga está maior, mais pesada e pode causar muita pressão nos tecidos musculares, além do quadro piorar porque o bebê absorve muito cálcio da mãe. Dessa forma, os sintomas de câimbras são intensos, desagradáveis e constantes, além de atrapalhar a rotina devido às dores.

Impeça o aparecimento do problema através de alongamentos regulares e massagens dos músculos contraídos. Caso você não consiga fazer uma automassagem, peça que uma pessoa próxima te auxilie no processo para se sentir melhor e reduzir o desconforto.

Conheça os sintomas mais comuns da gravidez!

8. Estrias

A pele se estica em excesso e pode romper as fibras de colágeno, principalmente por haver também as modificações de hormônios. As estrias surgem por estes fatores e, ao contrário das varizes que somem, estas marcas não desaparecem com a mesma facilidade e podem permanecer no seu corpo para toda a vida.

Previna ao passar cremes hidratantes pela barriga e cintura, e massageie com movimentos circulares devagar. Não consuma alimentos calóricos para o peso não aumentar, pois também contribui para o aparecimento das indesejadas estrias.

9. Desmaio ou fraqueza

Os sintomas de gravidez que ninguém sabe são o desmaio ou a fraqueza que acontecem a qualquer momento, quando movimentos bruscos são feitos. O fato de você levar muito tempo para comer ou se alimentar em poucas quantidades também colabora para as crises surgirem.

O problema não acontece quando você come adequadamente nos horários mencionados por seu nutricionista e se movimenta devagar. Caso aconteça sensação de fraqueza, deite-se virada para o lado esquerdo, respire e inspire, soltando a respiração lentamente pela boca.

mulher grávida sentada no sofá com sinal de fraqueza

10. Anemia

A anemia gestacional ocorre porque o organismo produz mais sangue que o normal para auxiliar no desenvolvimento do bebê. Quando o diagnóstico não é feito rapidamente por um médico, há maiores chances de um parto prematuro acontecer, bem como infecções de pós-parto que precisam ser prevenidas.

A anemia não é comum e dificilmente surge, mas independentemente de ser comum ou não, você precisa incluir no cardápio alimentos ricos em ferro, como o fígado de boi e o feijão. Opte pela beterraba, cereais e frutas ricas em vitamina C, que auxiliam o organismo a absorver corretamente o mineral. Ah, e é claro, todos esses alimentos também precisam fazer parte da sua dieta pós-parto. Ok?

11. Coceira

A sensação de coceira não é comum, mas pode acontecer com as mulheres em determinado momento da gestação, que é durante a 26° semana. O problema é causado pela pele ressecada e, com o passar dos dias, os sintomas ficam intensos em áreas como a barriga, seios e os quadris.

Para cuidar do corpo, passe hidratante corporal antes e depois de tomar banho diariamente para a pele ficar macia e sedosa. Beba muita água, alimente-se corretamente e evite consumir pratos gordurosos que apenas aumentam o peso e não cuidam de sua saúde.

12. Suor abundante

Não há nada mais desagradável do que suar o tempo inteiro, independentemente de ser verão ou inverno. O fluxo sanguíneo aumenta e faz os vasos sanguíneos se dilatarem, e é por este motivo que acontece a sensação de calor frequente, que parece não desaparecer mesmo que você esteja sem se movimentar.

Use roupas frescas, beba muita água e tome um banho com água bem morna, além de ficar em locais com sombra quando sair de casa. Use ventiladores ou ar-condicionado para auxiliar a aliviar o incômodo e, assim, não sofrer mais com o suor e o calor constante.

13. Ouvido tampado

Não há com o que você se preocupar, pois assim como nas demais áreas do corpo, ocorre um inchaço causado pelo fluxo sanguíneo excessivo. Saiba que também não é preciso de tratamento, pois o incômodo desaparece no decorrer do tempo — desde que você não sinta mais nenhuma dor e a sensação tenha surgido na gestação.

Os sintomas de gravidez que ninguém sabe não precisam de preocupação constante, pois muitos aparecem e ficam por pouco tempo. O ideal é você ter atenção quanto ao período de duração, pois se a gengiva sangra ou a coceira estiver em níveis insuportáveis, há a necessidade de conversar com um especialista de saúde.

Lembre-se de que a alimentação saudável é indispensável para fortalecer o seu organismo e prevenir doenças como a anemia, que é perigosa e pode prejudicar a gestação. Por isso, conhecer os sintomas de gravidez que ninguém sabe é importante para entender o que pode ser feito para aliviar as dores sentidas durante todos os meses!


Agora que acabou, aproveite e descubra o que são as contrações de treinamento. Provavelmente, elas vão surgir no finalzinho da sua gestação.

Até mais!😉

Avalie este post
Compartilhe:
Carla Bucci

Autor: Carla Bucci

Graduada em Jornalismo pela Universidade Regional de Blumenau (FURB), reside na cidade de Blumenau. É apaixonada por moda e pelo desenvolvimento de textos criativos. Para achar as melhores pautas do universo infantil, está sempre ligada nas redes sociais.

Deixe um comentário