Início » Educação Infantil » Como lidar com crianças de 3 anos? Uma conversa para papais e mamães!

Como lidar com crianças de 3 anos? Uma conversa para papais e mamães!

8 minutos de leitura

A fase dos 3 anos das crianças é um dos períodos que mais preocupam as mamães de primeira viagem, afinal, elas não sabem o que esperar. Aos 3 anos, o comportamento muda, ocorre um salto no desenvolvimento e a forma como o neném agia anteriormente é completamente diferente de agora.

Este período é conhecido como adolescência dos bebês e é um verdadeiro desafio na rotina dos pais. É justamente nesses períodos que os temidos “nãos” e as birras recorrentes começam a surgir com mais frequência, as quais são uma característica da própria idade.

Se culpar e acreditar que está educando seu filho incorretamente apenas te faz ficar preocupado e com medo de “estragar” a criança durante o processo de educação. Por isso, saiba mais sobre as principais mudanças no bebê de 3 anos!

O que é esperado de uma criança de 3 anos?

A criança de três anos anda, pula, corre, faz brincadeiras e tem mais controle espacial e cognitivo, além de imaginar e falar muito sobre diversos temas. Ela adora fazer perguntas, é muito curiosa, gosta de explorar o ambiente em que está inseridas e aprende por repetição.

Os nenéns de 3 anos comem com talheres, lavam as mãos, frequentam o banheiro sozinhos e organizam os próprios pertences como quiserem. Crianças desta faixa-etária são extremamente alegres, apreciam ficar perto dos pais e aprendem com muita facilidade o que você quiser ensinar.

Menino de três anos comendo um pedaço de pão e segurando um garfo

Como lidar com a crise dos 3 anos de idade?

Para lidar com crianças de 3 anos, é preciso que você estabeleça regras claras e compreensíveis para que elas não repitam o mesmo comportamento novamente. Apenas dessa maneira que o seu filho consegue entender o que pode ou não ser feito, pois ele entende o que é correto e errado.

Além disso, você precisa trabalhar com o uso de palavras simples, porém de fácil entendimento para a criança. Lembre-se que, neste período, a criançada que está na fase dos 3 anos começou a aprender conceitos e palavrinhas mais complexas e estão passando pela alfabetização. Por isso, você não deve usar frases longas demais.

Além disso, uma ordem como “filho, ponha agora o seu casaco!” não faz o menor sentido, dessa forma, opte por trabalhar com “você quer escolher o seu casaco? Temos as opções cinza e xadrez, qual você gosta mais?” Ao fazer isso, você permite que a criança com 3 anos pense e entenda a importância de fazer escolhas ao invés de agir por impulso.

Quais brincadeiras fazer com uma criança de 3 anos?

Trabalhar a coordenação motora fina e grossa, assim como a criatividade e imaginação, são etapas fundamentais para todos os momentos da vida de uma criança. É a melhor maneira de auxiliar no autoconhecimento e no controle das emoções, além de possibilitar mais atenção e desenvolvimento de concentração.

Por mais que as crianças com 3 anos tenham modificações nítidas no comportamento, é indispensável entender que elas estão aprendendo. Se você opta por não incluir brincadeiras ou atividades lúdicas, o seu filho não aprende, tem mais dificuldade em conviver socialmente com os coleguinhas da escola e não possui interesse de aprender.

Para te ajudar, selecionei algumas opções de brincadeiras bem divertidas que ajudam na educação infantil. Olha só:

criança de três anos brincando com brinquedos sensoriais

Picolé de massinha

Use palitos de sorvete que possuem as pontas arredondadas e entregue massinhas para a criança manusear e sentir a textura. Ofereça cores diversas como roxo, rosa, lilás, marrom, azul, laranja e vermelho, que permitam a criação de um “doce” bem colorido.

É necessário também de olhinhos divertidos conhecidos por googly eyes, grãos de feijão ou botões que não sejam muito pequenos. Assim, explique que a criança deve amassar as massinhas e colocar na base do palito, seguido dos olhos que devem ficar próximos.

Quando o brinquedo estiver pronto, brinque de teatrinho com o seu filho de 3 anos e mostre as diversas possibilidades de cenários que podem ser criados. Esta é uma forma eficiente de trabalhar corretamente com a coordenação motora fina e possibilitar que ele pense em novas formas de brincar com o objeto feito.

Faz de conta

Muitos de nós, quando crianças, brincamos de “faz de conta” sozinhos, com os nossos pais ou amigos. Com isso, você também pode instigar as crianças com 3 anos a se divertirem com esta brincadeira antiga, usando como inspiração os desenhos que elas gostam de ver na televisão.

Crie um cenário lúdico para o seu filho se divertir, considerando o conteúdo que ele consome. Não esqueça de ser temático para facilitar a criatividade e imaginação, em que contenham também obstáculos e brinquedos para resgatar, caso a inspiração seja tida no desenho de Dora Aventureira.

Morto-vivo

Para estimular a coordenação motora grossa, audição, visão e concentração, por que não brincar de morto-vivo com crianças de 3 anos? Inclua mais participantes para a brincadeira e explique o que deve ser feito, assim, quando você disser “morto”, é necessário se abaixar e ao dizer “vivo” todos devem se levantar.

Qual o comportamento normal de uma criança de 3 anos?

Uma criança de 3 anos brinca, corre e pula por toda a casa. Ela já conhece um pouco das emoções e começa a descobrir como se expressar sem ser através das birras. Inclusive, você já consegue ouvi-la falar com mais facilidade, mas ainda com a necessidade de ajuda.

Além disso, as crianças de 3 anos já entendem melhor o que é certo e errado, o que pode ou não ser feito e de que formas devem se comportar. Dessa forma, converse e explique tudo o que farão no dia e apresente as suas condições, use frases mais curtas e com palavras acessíveis.

Educar não é simples, requer muita paciência, atenção e carinho. Isso porque este é um dos picos de crescimento mais importantes na vida da criança. Não esqueça que o seu filho também aprende por repetição, então, ele reproduz o que observa e acredita ser correto, havendo a necessidade de você ser o exemplo positivo para auxiliá-lo.

menino de três anos brincando de fazer massinha na mesa

Como lidar com a teimosia dos 3 anos?

Use as escolhas para fazer a criança tomar uma decisão ao mesmo tempo que o limite é trabalhado neste ensinamento. Faça o mesmo para qualquer momento da vida do seu filho, evite trabalhar com apenas uma única opção, pois atrapalha no desenvolvimento da criança.

Mesmo que o neném de 3 anos se comporte muito bem, nunca ofereça recompensas porque isso apenas mostra que ao fazer uma ação positiva ganhará presentes. Este é um fator que pode ser refletido na fase adulta, em que esta pessoa fica desapontada por não ser elogiada ou não receber um item de interesse. É também um aspecto que desenvolve o “feito por interesse”, o que não é saudável e apenas causa ações negativas na vida da criança.

Não puna o seu filho por birras ou por derrubar um objeto que caiu e quebrou, apenas converse e explique a importância de ter atenção e tomar cuidado. Gritar apenas mostra ao bebê que é dessa forma que os problemas devem ser resolvidos, pois, afinal, você é o exemplo que ele segue e acredita ser o correto.

menino de três anos com uma cara de birra

Como é a fala de uma criança de 3 anos?

O repertório de palavras deve ser acima de 300, preferencialmente, pois a criança de 3 anos já tem capacidade de formar uma frase completa, repetir verbos e nomes. As falas são bem simples como “eu não quero” ou “eu gosto de comer fruta”, além de haver a possibilidade de você ensinar novos conteúdos para auxiliar no aumento de vocabulário.

A altura da voz pode ser muito alta ou extremamente baixa, porém, aos poucos o neném consegue controlar melhor. Saiba que a fala é muito mais correta e a criança de 3 anos pode escolher como quer conversar com as pessoas, fazendo uma divisão entre adultos e demais colegas de mesma idade, em que ele use palavras refinadas com você e mais simples com os amigos.

Qual o peso de uma criança de 3 anos?

O peso médio de uma criança de três anos está entre 12 a 18 kg e a altura média atinge entre 90 centímetros a 1,10 metro, mas podem haver algumas pequenas diferenças entre as crianças nesta fase da vida. Com as consultas regulares com o pediatra do seu filho, você descobre rapidamente estas informações e tira dúvidas com o profissional.

Caso haja uma anormalidade na altura e peso, o médico explicará o que deve ser feito para corrigir o problema e fazer o neném se desenvolver como esperado. Pode haver a necessidade de comparecer ao endocrinologista também para compreender se há uma deficiência hormonal e, assim, prescrever receitas corretas para auxiliar nos cuidados. 😉

As crianças com 3 anos são extremamente adoráveis, ainda mais inteligentes e ativas, adoram brincar e se divertir com os pais. Por conta disso, é fundamental você compreender que as birras, choros e gritos são normais e podem ser corrigidos com o decorrer do tempo, com muita calma, amor e carinho envolvidos!

Menina de três anos com uma maria chiquinha de penteado


Bom, acabamos o conteúdo de hoje! Mas não paramos por aí! Em nosso blog, falamos muito mais sobre o universo da maternidade. Aproveite que está por aqui e conheça os principais sintomas da bronquite infantil — doença muito comum entre as crianças de três anos.

Até mais!

Avalie este post
Compartilhe:
Jefferson Back

Autor: Jefferson Back

Graduado em Publicidade e Propaganda pela Unisociesc Blumenau, atua no universo digital há quase dez anos. Pós-graduando em Neuromarketing e Brandsense pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), é fascinado pelo mundo da comunicação e comportamento humano.

Deixe um comentário