Início » Gravidez » Tudo sobre a 9ª semana de gestação: sinais, desenvolvimento e mais!

Tudo sobre a 9ª semana de gestação: sinais, desenvolvimento e mais!

7 minutos de leitura

Quando uma gestante chega na fase das 9 semanas de gestação, ela vivencia uma série de mudanças em seu corpo e organismo. Nesse período, a mãe passa por uma transição e começa a apresentar diferentes sintomas da gravidez, como enjoo, azia, dor de cabeça, sonolência e cansaço. Além disso, internamente, a cauda embrionária some e o embrião já é considerado feto.

Se antes o coração só podia ser visto, agora, já é possível escutá-lo. Os órgãos vitais do bebê estão em pleno desenvolvimento, os neurônios estão a se multiplicar rapidamente, as pernas e os braços começam a se alongar, o rosto ganha traços mais definidos e assume uma forma mais humana. Confira a seguir mais detalhes sobre essa incrível semana:

Como está o bebê na 9ª semana de gravidez?

Por meio do ultrassom de 9 semanas, a gente pode notar o bebê do tamanho de uma azeitona ou de uma uva. Sua medida vai de 20 mm até 25 mm, e ele pesa cerca de 4 gramas. Embora seja bem pequenininho, esse momento das semanas de gestação é marcado por uma série de acontecimentos no desenvolvimento do feto.

Ele já consegue se movimentar, mesmo que de forma involuntária, via reflexos e estímulos nervosos. Com os membros se alongando, os braços e as pernas estão em formação e não são totalmente funcionais, mas possibilitam movimentos primitivos, como flexões e torções. A cauda embrionária dá lugar para pés e mãos. Os dedinhos já dão o ar da graça, embora colados e sem definição.

O rostinho começa a ganhar traços mais definidos, as pálpebras superior e inferior são geradas para proteger os olhos do bebê durante toda a gestação. O desenvolvimento cerebral está rápido, os neurônios já são capazes de criar sinapses e o tronco cerebral estrutura funções vitais como o batimento cardíaco, a respiração, a pressão sanguínea e os reflexos.

O que se sente com 9 semanas de gravidez?

Com 9 semanas de gestação, os níveis de HCG atingem o pico e começam a cair gradualmente, isso porque a placenta está em construção e assumirá a produção de hormônios essenciais para uma gravidez saudável.

Com essas mudanças hormonais mais o crescimento acelerado do bebê, existe uma grande possibilidade dos sintomas serem intensificados. Por conta disso, é preciso considerar que isso pode variar de mulher para mulher. Os seios ficam maiores e mais evidentes, as aréolas também sofrem transformações. O corpo está fazendo a manutenção necessária para produção de leite e uma futura amamentação.

mulher com 9 semanas de gestação sentindo um pequeno incômodo na barriga

Também, com 9 semanas e meia de gravidez, perto da 10ª semana, devido ao aumento do fluxo sanguíneo e da sensibilidade do sistema nervoso, podem ocorrer tonturas, formigamentos e desmaios. O corpo está se transformando internamente, abrindo espaço para abrigar e nutrir. Por isso, o aumento do peso e das alterações no corpo associadas a má postura podem causar dores na coluna.

As necessidades e as mudanças do corpo

A necessidade de micção se torna mais frequente, pois à medida que o útero vai se expandindo, a bexiga fica pressionada. Com maior pressão sanguínea, o sangue flui mais pelos rins, o que aumenta a quantidade de urina, que filtra resíduos e líquidos adicionais do corpo.

Alterações no sono, como insônia e necessidade de ir ao banheiro durante a noite, aliam-se ao mal-estar causado pelas náuseas e azia. Além do mais, hormônios, esforços adicionais e alterações metabólicas para sustentar a gestação podem gerar muito cansaço, sonolência e fadiga.

O olfato costuma sofrer alterações, o que contribui para aquela sensação de nojo ao sentir o cheiro de determinadas comidas ou perfumes. Ainda, há mudanças no apetite.

grávida de 9 semanas sentada na beira da cama, olhando para a janela e tomando chá

É preciso sempre pontuar que cada organismo responde de uma forma, e a maneira que uma gestante reage a esse período não é uma verdade absoluta. Caso você esteja com esses sintomas aflorados, existem formas não invasivas de trazer conforto e alívio. Converse com o seu médico a respeito das possibilidades.

É normal não sentir enjoo na gravidez? Descubra a verdade!

Como fica a barriga de uma grávida de 9 semanas?

O bebê de 9 semanas de gestação ainda é bem pequenininho e está no interior do útero, protegido pela pélvis e órgãos abdominais. Por conta disso, a barriga da mulher não apresenta mudanças visíveis. Existem relatos que, na terceira gestação, a aparição é mais rápida e evidente, isso porque o corpo já passou por esse processo anteriormente, então, existe uma consciência corporal e uma memória muscular maior.

Podem ocorrer, em uma primeira gravidez, mudanças sutis que são mais perceptíveis para a grávida por conta da influência dos sintomas. A barriga pode começar a ficar mais redondinha e a cintura alargar. Aquela calça jeans pode começar a não fechar mais ou ficar apertada. O inchaço abdominal com o crescimento do útero mais a prisão de ventre pode dar a impressão de estar maior.

O que preciso fazer na 9ª semana de gravidez?

O pré-natal continua a ser parte essencial, tanto nas 9 semanas de gravidez como ao longo de todo o processo. É a forma mais eficiente de monitorar o desenvolvimento do feto, dos órgãos e de detectar de forma precoce possíveis anomalias. Além disso, é possível analisar como está o crescimento do bebê e avaliar a saúde materna. Com o acompanhamento médico, há um monitoramento do ganho de peso e da pressão arterial da mulher.

Outro fator de grande relevância é a alimentação e a suplementação recomendada para a grávida. Muitos órgãos e sistemas estão em formação, por isso, é fundamental que tanto a mãe quanto o bebê tenham acesso aos nutrientes necessários, como o ácido fólico, o ferro, as vitaminas do complexo B e o cálcio. Com uma dieta rica e balanceada, o sistema imunológico fica fortalecido e o ganho de peso controlado, o que ajuda a prevenir complicações.

Além disso, exames de sangue e de urina para avaliar os níveis de hemoglobina, a função renal e hepática, detectar doenças infecciosas e diabetes gestacional podem ser solicitados. A ultrassonografia costuma ser realizada no intuito de calcular a idade gestacional.

grávida de nove semanas sendo consultada pela ginecologista

Os cuidados como a prática de atividades físicas com avaliação médica, a gestão do estresse e o amparo emocional, a hidratação e a nutrição adequada, a saúde bucal e a suspensão total de substâncias nocivas, como o tabaco e o álcool, são medidas que precisam estar presentes — não somente nas 9 semanas de gestação, mas em todo o período.

Tenho 9 semanas de gravidez, com quantos meses estou?

Muitas pessoas ficam perdidas na hora de calcular o tempo de gravidez por semanas ao invés de meses. Para facilitar esse processo, vamos partir da ideia de que um mês tem em média 4 semanas. Logo, se você está com 9 semanas de gravidez, isso significa que está no final do segundo mês e início do terceiro.

Grávida de nove semanas no final do segundo mês e início do terceiro.

Mediante um acompanhamento regular, é possível monitorar se o desenvolvimento do feto está de acordo com a idade gestacional, além de conversar sobre possíveis dúvidas e cuidados necessários em seu tempo. A partir de agora, a evolução será constante e os momentos emocionantes, as descobertas e os traços das crianças serão cada vez mais evidentes.


Aproveite cada momento dessa sua história. Cada ultrassonografia, consulta médica, conversa. Todas as experiências têm um impacto mágico na vida que, futuramente, vão deixar saudades.

Permita-se viver toda a alegria desse processo que vai te transformar para sempre. É um amor que tende a só crescer cada vez mais. Uma estrada propícia para a construção de laços fortes e afetuosos entre mãe e filho. Que essas nove semanas sejam o início de uma jornada incrível!

Continue cuidando da sua saúde, mamãe, e acompanhe o blog da Brandili para ter acesso a outros conteúdos como este. Aproveite que está por aqui e se prepare para as semanas finais da sua gestação.

Até mais!

5/5 - (Total de avaliações: 1)
Compartilhe:
Carla Bucci

Autor: Carla Bucci

Graduada em Jornalismo pela Universidade Regional de Blumenau (FURB), reside na cidade de Blumenau. É apaixonada por moda e pelo desenvolvimento de textos criativos. Para achar as melhores pautas do universo infantil, está sempre ligada nas redes sociais.

Deixe um comentário