Início » Gravidez » Descubra como está o bebê na 10ª semana de gestação

Descubra como está o bebê na 10ª semana de gestação

6 minutos de leitura

O período de 10 semanas de gravidez é marcado exclusivamente pela formação do bebê, no qual as estruturas embrionárias começam a se desenvolver com maior rapidez. Durante esse período, a cabecinha do bebê já está bem maior, assim como também os cotovelos, a parte do tronco e de outros membros se desenvolvem.

Ainda, é nesse período que o bebê começa a se movimentar dentro do útero e pode acarretar um pouquinho de dor na altura da pelve da mãe. É interessante o quanto o bebê pode crescer nessa fase: no término das 10 semanas de gravidez, o esperado é que tenha crescido em peso cerca de 50 vezes. Por isso, é muito importante que as mamães cuidem de sua saúde e da do bebê. Quer saber mais? Acompanhe!

O que sente na barriga com 10 semanas de gestação?

Na 10ª semana de gravidez, a barriga já se torna visível na maior parte das vezes, e a mãe passa a sentir azia e indigestão. Ou seja, já é perceptível a gravidez devido ao inchaço e ao aumento da barriga. Internamente, a mamãe começa a sentir desconfortos intestinais, além de alterações em suas idas ao banheiro e no fluxo intestinal no geral.

Geralmente, mães que desconheciam a gravidez percebem sua presença com nitidez durante essa fase. Além disso, dentre os principais sintomas da gravidez que surgem, estão:

  • Azia;
  • Indigestão;
  • Dor na pelve;
  • Enjoo durante as manhãs após acordar;
  • Prisão de ventre;
  • Aumento de apetite repentino.

Essa é uma época marcada pelo aumento da barriga e também do peso do bebê, por isso, é fundamental tomar cuidados que são considerados essenciais para o prosseguimento da gravidez. As 10 semanas acabam por aumentar também o peso da mamãe, então, é comum sentir dificuldades em começar a vestir peças mais apertadas.

mulher grávida de 10 semanas sentada no sofá com uma expressão de incômodo

Outras alterações

Nesse período, as mamães devem ficar espertas com as alterações nos seios, que também aumentam como a barriga. Eles ficam sensíveis, podem apresentar veias azuladas e é comum que os mamilos fiquem escurecidos — essas mudanças acontecem por conta da amamentação que ocorrerá em alguns meses.

Quantos meses tem uma gravidez de 10 semanas?

Dez semanas são aproximadamente 2 meses e duas semanas.

Desenvolvimento do bebê

É nas 10 semanas de gravidez que o bebê tem um dos saltos de desenvolvimento mais aparentes, especialmente no peso. Ele também se desenvolve em várias partes diferentes do corpo, como membros, sentidos e, especialmente, ossos e cartilagens. Entre as diversas mudanças e desenvolvimentos apresentados na fase, os mais notáveis são:

  • A cabeça do bebê se torna a maior parte do corpo;
  • Os maxilares e os músculos da face se desenvolvem;
  • O estômago já está formado, e os rins aumentam de tamanho;
  • Se for do sexo masculino, o bebê começa a produzir testosterona;
  • Os braços já apresentam cotovelos que conseguem se flexionar;
  • Se nota o desenvolvimento das mãos e das pernas, os joelhos já se dobram.

Ainda, o coração do bebê se encontra bem formado e seus batimentos podem ser notados. Por isso, aqui, a mãe deve tomar cuidado com seus próprios hábitos — uma dieta de qualidade focada para a gestação se torna ainda mais recomendável.

gestante sentada na cama observando a ultrassom do bebê de 10 meses

Qual ultrassom devo fazer com 10 semanas de gestação?

Nas 10 semanas de gestação, o ultrassom mais recomendado é a ultrassonografia transvaginal obstétrica, a qual, geralmente, é o primeiro ultrassom realizado. Também conhecido como ultrassonografia obstétrica inicial, esse exame pode ser realizado na décima semana ou, então, até mesmo antes, na 8ª semana de gestação.

Ele tem como um dos principais objetivos analisar a saúde do bebê, verificar seus batimentos cardíacos, possíveis anormalidades e, até mesmo, alterações anatômicas que podem ter acontecido no útero e no ovário. É um exame importante que deve ser realizado seja na décima semana ou antes.

É normal parar de sentir enjoo com 10 semanas?

É muito comum que mães sintam enjoo durante a décima semana de gravidez, e é nesse período que o bebê cresce, aumenta de peso e o útero se expande — tudo isso causa alterações no estômago e no intestino. Enjoos matinais aqui são os mais recorrentes, principalmente náusea ao acordar.

Há, ainda, outros desconfortos comuns durante essa fase, como acúmulo de gases, arrotos que aumentam e aparecem com mais frequência e a famosa má digestão acompanhada da azia. Caso esses incômodos realmente pareçam muito antinaturais, é importante relatá-los ao médico que irá verificar a saúde da mãe e do bebê.

Cuidados com a saúde da mãe na décima semana

Nesse momento, a saúde da mãe e do bebê são uma só. Como o desenvolvimento do pequeno passa a ser mais acelerado, é necessário prestar atenção em vários detalhes. Alguns dos cuidados fundamentais são com alimentação e atividades que garantem a saúde da mãe e do bebê e diminuem o desconforto. Outros cuidados que se deve ter na 10ª semana são:

  • Dieta com refeições leves e, de preferência, em pequenas porções com maior frequência durante o dia todo. Em caso de enjoos muito fortes, o médico provavelmente irá receitar algum medicamento para auxiliar;
  • A alimentação deve ser rica em fibras e com muitos vegetais, cereais, frutas no geral e o consumo de água e líquidos. Assim, a prisão de ventre será muito menor;
  • Exercícios e alongamentos leves e suaves para diminuir a dor na pelve que é muito comum durante o processo.

Com essas três recomendações, será muito melhor passar por esse período difícil, no qual novos desafios devem ser superados pela mamãe e pelo bebê. Essas são ótimas dicas de cuidados básicos, mas que devem ser sempre realizados com os conselhos de um médico. Ou seja, é importante colher a opinião dos profissionais antes de fazer qualquer alteração na rotina.

gestante de 10 semanas comendo frutas

Você pode se interessar por: O que é gravidez ectópica? Descubra com a Brandili!

Onde fica o bebê de 10 semanas?

Na décima semana de gravidez, o bebê já está no útero e em franco crescimento. Aliás, é nesse período que o útero se expande bastante para conseguir ajeitar a criança, por isso que a barriga da mãe também cresce e os desconfortos começam a ficar mais sérios e frequentes.

É nessa fase que a dieta da mamãe deve ser a melhor possível, na qual alimentos saudáveis são priorizados e o médico obstetra certamente irá recomendar as melhores refeições. A mãe deve prestar atenção em tudo isso para ter uma gestação mais tranquila e muito saudável.

Justamente por esses motivos, é importante se manter bem informada e atualizada sobre a sua gravidez. Além de visitar o médico frequentemente, é interessante acompanhar os nossos conteúdos informativos sobre essa etapa tão linda da vida. Continue por aqui e descubra o que é contração de treinamento.

5/5 - (Total de avaliações: 1)
Compartilhe:
Carla Bucci

Autor: Carla Bucci

Graduada em Jornalismo pela Universidade Regional de Blumenau (FURB), reside na cidade de Blumenau. É apaixonada por moda e pelo desenvolvimento de textos criativos. Para achar as melhores pautas do universo infantil, está sempre ligada nas redes sociais.

Deixe um comentário