Início » Moda infantil » Vamos falar sobre a 12ª semana da gravidez? Entenda o 3º mês

Vamos falar sobre a 12ª semana da gravidez? Entenda o 3º mês

6 minutos de leitura

Mamãe, a cada nova semana da gestação, você deve manter os cuidados com a própria saúde e a do bebê. Na 12ª semana de gravidez, o feto já está consideravelmente bem formado e você deve adaptar sua rotina, dieta e tomar certos cuidados para continuar avançando com saúde e segurança nessa jornada incrível.

Embora cada gestação seja única, é fundamental seguir algumas dicas para garantir uma gravidez mais tranquila. Descubra como fica sua barriga, como está o bebê lá dentro, o que o ultrassom pode indicar e respostas para dúvidas frequentes sobre esse período. Aproveite!

Como a barriga fica com 12 semanas de gravidez?

Nas 12 semanas de gravidez, você já vai ter percebido e sentido a sua barriga crescer consideravelmente. Ela vai continuar crescendo cada vez mais e o legal dessa fase é que você já pode sentir o seu útero por cima da púbis. Ele já está maior para abrigar o bebê, e exames mais técnicos podem ser realizados no sentido de observar a saúde da criança.

Durante a décima segunda semana, é quase impossível que uma mãe que não saiba que está grávida e não apresente os sintomas de gravidez, a começar pelo tamanho da barriga que se torna muito aparente.

Como está o desenvolvimento do bebê durante esse período?

Essa é uma fase na qual o desenvolvimento do bebê é evidente. Ele já está com os órgãos, músculos, cartilagens e diversos tecidos em formação. Também já apresenta boa parte dos membros e até mesmo dedinhos, ainda, passa a se movimentar bastante, o que assusta algumas mães.

Na 12ª semana de gravidez, o tamanho do bebê fica, geralmente, por volta de 5,5 centímetros e 38 gramas. O útero da mulher também sofre algumas alterações e se desloca, o que retira um pouco de pressão sob a bexiga. Para aproveitar que o bebê está muito mais visível aqui, o médico obstetra geralmente realiza vários exames e ultrassons.

gestante de 12 semanas sentada no sofá observando a ultrassom

O que o ultrassom revela?

Embora os exames de ultrassom possam ser realizados desde a décima primeira semana de gestação, aqui, eles são muito mais confiáveis. Por isso, muitos especialistas utilizam esse período para realizar exames mais precisos ou para tirar dúvidas que não ficaram exatamente claras nos ultrassons anteriores.

Observam-se alterações genéticas que identificam a Síndrome de Down, exames que identificam anencefalia, deformidades e quaisquer complicações em ossos e membros. Também é possível descobrir o sexo do bebê, ou pelo menos arriscar palpites com muito mais precisão.

O que é gravidez ectópica? Descubra com a Brandili!

12 semanas de gravidez equivale a quantos meses?

Doze semanas são o equivalente a 3 meses de gravidez, o que significa que um terço de todo o período já passou, só falta mais um semestre para conseguir concluir todo o processo.

O que muda no corpo com 3 meses de gravidez?

Durante esse terceiro mês de gestação, sua barriga já vai estar crescendo, a pele continua um tanto oleosa e os seios podem inchar. O seu útero está aumentando, e o bebê já se projeta muito mais para frente e luta por espaço.

Uma transformação curiosa é um aumento no fluxo sanguíneo. Com 12 semanas, você tem mais sangue em seu corpo, o que significa que fica com mais propensão a sangrar. Essas transformações ocorrem porque você precisa dar conta tanto do seu corpo quanto o do bebê.

O que a mulher pode sentir nessa fase?

Se você chegou às 12 semanas, tem muito o que comemorar. O período com mais risco de aborto espontâneo já passou e vários exames podem ser realizados para identificar problemas no feto. Uma grande notícia é que a vontade de ir ao banheiro costuma diminuir bastante, pois o útero passa a se projetar para frente, o que tira um pouco da pressão que ficava em cima da bexiga.

Enjoos e sono tendem a diminuir bastante. Para finalizar, vale a pena falar de problemas de natureza emocional. Esse período de muita transformação hormonal pode criar situações nas quais a mulher sente muita ansiedade, insegurança e medo. Conte com sua rede de apoio materno para passar pelos desafios.

Cuidados com a mulher e o bebê

Pode ser que o seu médico receite suplementos para essa fase, tanto para a manter e melhorar a sua saúde da mamãe quanto a do seu filho. Uma recomendação lá da 10ª semana de gestação ainda funciona: beba líquido e mantenha o organismo hidratado. Isso é fundamental para o desenvolvimento do bebê e para evitar a prisão de ventre.

A sua rotina deve continuar normalmente, mas procure ter mais tempo para o seu autocuidado e continue fazendo uma dieta para gestante controlada. Além, é claro, de manter um acompanhamento médico regular durante todo o processo. Veja algumas ideias para melhorar o seu dia a dia durante a 12ª semana de gravidez:

  • Escovas macias;
  • Consumo de frutas e cereais integrais;
  • Ingestão de vitaminas é sempre recomendada pelo médico.

Esses são cuidados simples que tornam a gravidez muito mais tranquila e, até mesmo, prazerosa. E lembre-se também: se for realizar atividades físicas e consumir qualquer tipo de medicamento ou suplemento, sempre consulte o seu médico obstetra.

É possível sentir o bebê mexer com 12 meses de gestação?

Mesmo que a criança se mexa bastante, não é comum sentir, embora possa acontecer com certos casos. Nos 3 meses de gestação, é normal que o bebê se movimente bastante, virando e movendo os membros. Não leve isso como uma regra, tudo depende da sua sensibilidade e se a criança tem muita energia. Pode acontecer de a mamãe não ser sensível ou a criança só não ser exatamente muito animada.

Seu bebê está mexendo muito na barriga? Descubra por que isso acontece e o que significa

Qual é o período de maior risco na gravidez?

Por incrível que pareça, os 3 primeiros meses — ou 12 primeiras semanas — é a fase mais difícil da gestação. Então, é importante que você se cuide muito bem e do seu bebê também. Assim, ele vai ter desenvolvimento tranquilo, sem sustos e você poderá recebê-lo com muita alegria no final do nono mês.

grávida de 12 semanas sentada em um consultório médico sendo atendida por um obstreta

Cuide de sua saúde durante toda a gestação, afinal, para a mamãe grávida, sua própria saúde é a do seu filho. Realize os exames solicitados e faça as dietas recomendadas, assim, a criança terá o tratamento que merece com uma mamãe tranquila. Descubra as próximas etapas da sua gravidez e saiba mais sobre a 16ª semana de gestação!

Avalie este post
Compartilhe:
Carla Bucci

Autor: Carla Bucci

Graduada em Jornalismo pela Universidade Regional de Blumenau (FURB), reside na cidade de Blumenau. É apaixonada por moda e pelo desenvolvimento de textos criativos. Para achar as melhores pautas do universo infantil, está sempre ligada nas redes sociais.

Deixe um comentário