Início » Gravidez » O parto está próximo? Conheça os principais sinais de alerta

O parto está próximo? Conheça os principais sinais de alerta

4 minutos de leitura

O parto é um dos momentos mais aguardados durante a gestação. É normal que muitas mamães esperam esse momento com muito medo e ansiedade, principalmente as de primeira viagem. Não se preocupe, o corpo feminino dará os sinais de que a chegada do bebê está próxima, você só precisa conhecê-lo e ter a sabedoria interior para saber identificá-los.

Um dos principais sinais de trabalho de parto que precisam ser monitorados é a saída do tampão mucoso, o momento onde a bolsa estoura e as contrações ritmadas, que ao contrário das contrações de treinamento, ocorrem em intervalos pré-definidos. Além de saber quais são os sinais de que o parto está próximo, também é preciso saber o que fazer quando a hora chegar.

Por esse motivo, preparamos um conteúdo super informativo para você, mamãe, saber quais são os principais sinais de trabalho de parto e o que fazer quando eles surgirem. Confira o post completo!

Como eu sei que está chegando a hora do parto?

Para ter certeza de que você realmente está começando o trabalho de parto, é preciso estar atenta a todos os sinais do terceiro trimestre da gravidez, onde a febre, tontura, inchaço, dificuldade para respirar e outros sintomas podem começar a ficar um pouco mais intensos.

gestante deitada na cama

No entanto, existem alguns indicadores importantes de que você entrará em trabalho de parto nos próximos dias: as contrações regulares, a eliminação do tampão mucoso e a ruptura das membranas. Saiba mais sobre cada um desses indicadores a seguir:

1. Contrações regulares

As contrações regulares nada mais são que os movimentos que o útero faz de contração e relaxamento em períodos pré-determinados (percebidas por algumas mulheres como endurecimento da barriga). Este procedimento é de suma importância, pois colabora com a dilatação do colo do útero, o que facilita a progressão do bebê pelo canal de parto.

Ao entrar em trabalho de parto, as contrações iniciais terão o intervalo de 15 a 20 minutos. Um detalhe importante é que a média de duração entre elas será de 30 a 45 segundos. Quando se tornarem mais frequentes, elas ocorrerão de 2 a 3 vezes a cada 10 minutos com 45 segundos.

2. Ruptura das membranas

A perda de líquido na gravidez pode ser mais um sinal de trabalho de parto. Sabe quando falamos que a “bolsa estourou”? Isso indica que o parto está se aproximando quando há uma perda significativa de líquido amniótico pela vagina. É ele que envolve o embrião, preenchendo a bolsa amniótico, responsável por proteger o bebê contra infecções.

É importante lembrar que é comum que grávidas percam um pouco de líquido amniótico durante a gestação. Isso significa que está tudo bem com o bebê e os escorrimentos não afetam a sua integridade e nem o machucam.

3. Eliminação do tampão mucoso

O tampão mucoso é uma camada de proteção que o corpo feminino desenvolve durante o período de gestação. Nos estágios finais da gravidez, o colo do útero inicia o processo de dilatação e adelgaçamento, indicando que o corpo da mãe está se preparando para o parto.

Com o decorrer das semanas de gestação, ocorre a eliminação do tampão mucoso pela vagina, o qual se manifesta com uma textura gelatinosa e ocasionalmente com vestígios de sangue. Se isso acontecer, não se desespere, a eliminação do tampão mucoso não significa necessariamente que você está entrando em trabalho de parto nesse momento, mas sim que ele está bem próximo.

Geralmente, esse sinal antecede algumas dicas antes do parto propriamente dito. No entanto, qualquer quantidade a mais no tampão mucoso deve ser relatado ao médico que cuida do seu caso.

Como posso saber se vou ter parto normal ou cesárea?

Em casos onde a futura mãe passa por riscos na gravidez, como hipertensão arterial ou pré-eclampsia, por exemplo, o médico acaba indicando a cesariana. Exceto por esses exemplos e outras situações particulares, é fundamental que o médico leve em consideração os desejos e preferências da gestante.

gestante sentada em um consultório com a sua médica ao lado

Conforme a resolução Nº 2.144/2016 do Conselho Federal de Medicina (CFM), a mãe pode escolher o tipo de parto, durante as consultas de pré-natal.

Quantos dias antes da data prevista o bebê pode nascer?

Os bebês podem nascer até três semanas antes ou duas semanas depois da data prevista pelo médico. Se eles vierem ao mundo mais de três semanas antes do esperado, são considerados prematuros e necessitam de cuidados especiais.

gestante fazendo ultrassom


Esperamos que as dicas, informações e sinais de trabalho de parto que apresentamos no conteúdo de hoje tenham sido úteis. Permaneça calma e tranquila, o tempo passa rápido e a ansiedade é um sentimento comum nesses momentos, mas são necessários para que você receba o maior presente que se pode receber, uma vida.

Continue navegando por aqui e saiba como organizar a mala da maternidade de maneira simples e super prática. Saiba quais são os itens que você precisa levar e como organizá-los de maneira adequada. Confira

5/5 - (Total de avaliações: 1)
Compartilhe:
Carla Bucci

Autor: Carla Bucci

Graduada em Jornalismo pela Universidade Regional de Blumenau (FURB), reside na cidade de Blumenau. É apaixonada por moda e pelo desenvolvimento de textos criativos. Para achar as melhores pautas do universo infantil, está sempre ligada nas redes sociais.

Deixe um comentário