Início » Gravidez » O que grávida não pode comer: 5 tipos de alimentos para evitar

O que grávida não pode comer: 5 tipos de alimentos para evitar

6 minutos de leitura

No período da gravidez, as necessidades nutricionais do corpo feminino aumentam. Agora, você não come por si só, mas sim por dois. A alimentação é essencial para o desenvolvimento do bebê que ainda está na barriga.

Por esse motivo, a adoção de um estilo de vida saudável é imprescindível. Além de fazer uma dieta para gravidez, é preciso se atentar a alimentos que precisam ser evitados e excluídos do seu dia a dia, pois não irão fazer bem tanto para você, futura mamãe, quanto para o bebê que está em pleno desenvolvimento dentro da barriga.

Pensando nisso, preparamos uma lista completa com os principais alimentos que grávidas não podem comer. Continue a leitura!

Por que a alimentação na gravidez é importante?

Segundo o Ministério da Saúde, a alimentação saudável na gestação favorece o bom desenvolvimento fetal, a saúde e o bem-estar da mulher, além de prevenir o surgimento de agravos, como diabetes gestacional, hipertensão e ganho de peso excessivo.

Por isso, uma dieta com legumes, verduras, frutas, cereais integrais, carnes brancas e magras devem ser adicionados no cotidiano da futura mamãe. Todo esse processo necessita de um acompanhamento médico, não se esqueça de ter um acompanhamento e uma dieta prescrita de acordo com o seu caso, ok?

Nessa fase, o consumo de alimentos ricos em ferro, ácido fólico, cálcio, vitaminas A e D são extremamente importantes. Além de atender os nutrientes fundamentais para o desenvolvimento de uma nova vida, acabam desempenhando um papel fundamental após o nascimento, no aleitamento materno.

Gestante na cozinha preparando um prato para se alimentar

Quais alimentos evitar durante a gravidez?

De maneira geral, os alimentos que precisam ser evitados durante a gravidez são: carnes vermelhas, alimentos crus, alimentos ultraprocessados, cafeína e álcool. Além desses, existem muitos, cada um possui suas explicações e motivos pelos quais precisam ser evitados.

Por isso, confira a seguir mais informações sobre o que grávida não pode comer e beber durante o período de gestação:

1. Adoçantes

Um estudo encontrado na Revista Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia mostra que se sabe pouco sobre o ciclamato e a sacarina na gravidez (componentes encontrados no adoçante) e quais são os seus efeitos no feto. Pesquisas apontam que tais ingredientes são carcinogênicos (cancerígenos) em animais, mas ainda não se sabe o seu efeito em humanos. Sabendo disso, a sugestão de boa parte dos médicos é que o adoçante seja evitado durante a gravidez.

2. Café ou outras bebidas cafeinadas

É isso mesmo, o café pode ser prejudicial para a sua gestação. Pesquisas relatam que a cafeína durante a gravidez eleva os níveis de catecolaminas no sangue. Esses hormônios podem resultar em efeitos negativos para o feto, fazendo com que os nutrientes necessários para o seu desenvolvimento sejam afetados.

Seu uso contínuo pode fazer mal tanto para a mãe como para o bebê. O excesso de cafeína pode piorar o enjoo, azia, aumentar as chances de um aborto espontâneo ou de o bebê nascer com baixo peso.

Se você não sabia dessa informação e acabou tomando um cafezinho, não precisa se preocupar seriamente. Os problemas mais graves acontecem em chances reduzidas. Porém, todo cuidado é pouco, a melhor indicação é evitar consumir bebidas e alimentos desse tipo durante a gestação, ok?

3. Alimentos ultraprocessados: salgadinhos e biscoitos

Mas afinal, o que são esses alimentos ultraprocessados? São aqueles que possuem conservantes, aromatizantes, corantes, entre outros. Além disso, também contêm valor elevado de açúcar, calorias, sal e gordura.

Não é novidade que alimentos ultraprocessados não são saudáveis nem mesmo para pessoas que não estão passando por uma gestação, pois influenciam diretamente no ganho de peso. Mas, quando falamos de uma futura mamãe que está grávida, esses efeitos podem ser mais prejudiciais.

O problema de consumir alimentos desse tipo está ligado diretamente com o ganho de peso excessivo no pós-parto, além de piorar os sintomas como enjoo, constipação intestinal e o risco de doenças nutricionais. Por isso, mesmo após ganhar o bebê, é super necessário ter uma dieta pós-parto. Saiba mais sobre o assunto clicando no link!

4. Alimentos crus: peixes e carnes mal passadas

Uma das perguntas mais procuradas sobre o tema é o porquê que grávidas não podem comer sushi? Bom, para responder a essa pergunta, é preciso incluir de maneira mais abrangente outros alimentos que devem ser evitados na gestação, os alimentos crus. Essa indicação é feita pelo risco de contaminação, ou seja, esses alimentos podem ter bactérias e toxinas.

táboa de suchi

As carnes cozidas, por outro lado, podem ser consumidas normalmente. Isso acontece, pois, quando cozinhamos carnes e outros alimentos, destruímos possíveis microrganismos patogênicos que podem fazer mal para você e para a criança que ainda está em formação.

Você sabe o que é disquesia do lactente? Entenda e saiba como evitar no seu bebê.

5. Álcool: cervejas e destilados

O álcool pode ser extremamente perigoso e deve ser evitado em todas as circunstâncias durante a gestação. Ao consumir bebidas desse tipo, você pode prejudicar seriamente a formação do feto dentro da barriga. Infelizmente, esse tipo de informação não é de conhecimento de muitas pessoas.

Um estudo da Revista Eletrônica Saúde Mental Álcool e Drogas aponta que nenhuma das gestantes do estudo obteve informações sobre as questões relacionadas ao álcool durante o acompanhamento pré-natal, um problema muito grave que precisa ser debatido.

Não existe nenhum tipo de evidência científica que indique se há alguma quantidade segura de consumo. Portanto, o mais indicado é evitar todas as bebidas que possuem álcool na sua formulação.

grupo de amigos bebendo cerveja


Esperamos que o conteúdo sobre o que a grávida não pode comer tenha sido útil para a sua gestação. Aqui no nosso site, você encontra diversos artigos sobre maternidade, gestação, saúde e muito mais. Continue navegando e conheça outros que podem ser do seu interesse.

Saiba como recuperar a autoestima durante e após a gravidez com um passo a passo super simples e completo.

Referências

Avalie este post
Compartilhe:
Carla Bucci

Autor: Carla Bucci

Graduada em Jornalismo pela Universidade Regional de Blumenau (FURB), reside na cidade de Blumenau. É apaixonada por moda e pelo desenvolvimento de textos criativos. Para achar as melhores pautas do universo infantil, está sempre ligada nas redes sociais.

Deixe um comentário