Início » Gravidez » Um guia sobre a 22ª semana de gravidez: entenda TUDO sobre o período!

Um guia sobre a 22ª semana de gravidez: entenda TUDO sobre o período!

5 minutos de leitura

Você está chegando ao final do 5º mês de gestação e a cada dia o nascimento do bebê está cada vez mais perto. O bebê já está se mexendo para lá e para cá, seus olhinhos já estão praticamente formados e o seu tamanho pode aumentar consideravelmente nas próximas semanas, devido ao aumento de consumo de cálcio necessário para o seu desenvolvimento saudável.

Em relação às mudanças corporais da futura mamãe, destacam-se o aumento e o endurecimento da barriga, sintomas de inchaço nas pernas e pés, entre outros sintomas. De maneira geral, é importante que todas as mudanças e sintomas sejam acompanhados de perto pelo médico que acompanha a sua gestação.

Continue rolando a tela e saiba mais!

Acompanhe sua gravidez de semana a semana com a Brandili!

Desenvolvimento do bebê durante a 22ª semana

O bebê está crescendo cada vez mais rápido — é lindo de ver! Suas sobrancelhas e olhos já estão praticamente formados, mas a sua visão continua em desenvolvimento. Nesse estágio da gravidez, o feto já consegue ter uma boa percepção de claridade, sabendo quando está claro ou escuro, por exemplo.

Mas não para por aí! As papilas gustativas também se desenvolvem de forma nítida neste momento da gestação. Não à toa, a alimentação da grávida pode afetar diretamente o paladar do bebê. Por esse motivo, a implementação de uma dieta para grávida é de extrema importância não apenas para este período, como para toda a gestação.

O cérebro do feto também se desenvolve em ritmo acelerado, criando redes de milhões de neurônios em conjunto com o sistema límbico, responsável por controlar os sentimentos e emoções da criança, como alegria, tristeza, medo, surpresa, nojo e raiva, por exemplo.

maquete de um bebê no útero da mãe em cima de uma mesa de consutório

Qual o tamanho do bebê de 22 semanas?

O bebê de 22 semanas tem o tamanho de um mamão papaya. Em outras palavras, ele mede cerca de 26 cm da cabeça aos pés.

Onde fica o bebê

O bebê com 22 semanas de gestação pode ser encontrado em 3 posições diferentes. É importante relembrar que eles podem variar de posição ou escolher apenas uma para ficar durante toda a gestação. Confira as posições:

  • Cefálica: quando o feto fica de cabeça para baixo;
  • Pélvica: quando o bebê fica sentado;
  • Córmica: quando o bebê fica localizado na transversal.

gestante de 22 semanas se olhando no espelho

Mudanças no corpo da mamãe de 22 semanas

Mamãe, como já esperado, no final do 5º mês de gestação, o seu corpo já começa a ter mudanças significativas e importantes para o momento do parto. Nesse momento, o útero se localiza a 3 cm acima do umbigo, o seu peso pode aumentar e as temidas varizes podem começar a aparecer. Ah, e além de tudo, algumas dores podem dificultar o sono durante a gravidez.

É claro que essas mudanças podem causar receio e medo por parte de algumas grávidas. No entanto, é preciso estar alerta para ter uma gestação saudável e tranquila. Seguindo os passos de cuidados estabelecidos pelo médico que cuida da sua gravidez, você consegue aliviar muitos dos sintomas que causam um certo incômodo.

gestante de 22 semanas com expressão de dor sentada na cama

Cuidados que toda gestante de 22 semanas deve ter

Um dos principais cuidados durante a 22ª semana de gestação é medir constantemente a pressão arterial. Esse cuidado é importante para evitar a pré-eclâmpsia, uma condição que pode acometer mulheres a partir da 20ª semana de gravidez. Além desse, alguns outros são importantes para aliviar desconfortos ou prevenir possíveis complicações. Confira:

  • Dor pélvica: pratique exercícios indicados pelo médico que cuida da sua gravidez. Se possível, faça alongamentos durante o dia. Ioga, pilates e outras práticas também podem ser benéficas para aliviar esse desconforto;
  • Dor nas costas: uma boa dica é apostar nas compressas quentes. Aplique na região das costas para aliviar o desconforto. Além disso, alongamentos, massagens e o uso de sapatos adequados podem fazer toda a diferença;
  • Inchaço nos pés e pernas: procure ficar em uma posição confortável com os pés para cima. Aumente a ingestão de água, ela pode ajudar na circulação sanguínea, diminuindo inchaço e o incômodo;
  • Contrações de treinamento: também conhecida como contrações de Braxton-Hicks, não são contrações de parto, mas sim contrações do músculo do útero, que se prepara para o momento do parto. Praticar exercícios indicados pelo médico pode ajudar a aliviar os desconfortos.

Ainda em relação às contrações de Braxton-Hicks, é importante estar atenta às intensidades de cada contração e outros sintomas que podem acompanhar. Caso tenha a perda de líquido ou sangue vaginal, é importante buscar ajuda médica o mais rápido possível.

Esperamos que as informações, dicas e cuidados sobre a 22ª semana de gravidez tenham sido úteis para você passar por esse momento com mais tranquilidade. Continue navegando em nosso blog e conheça outros posts similares que podem ser do seu interesse. Aqui você encontra posts sobre gravidez, maternidade, paternidade, educação e muito mais.

Você conhece os exercícios de kegel? É um método muito recomendado por médicos que ajuda a aprimorar articulações e músculos importantes na gestação. Confira!

Até a próxima!

Avalie este post
Compartilhe:
Carla Bucci

Autor: Carla Bucci

Graduada em Jornalismo pela Universidade Regional de Blumenau (FURB), reside na cidade de Blumenau. É apaixonada por moda e pelo desenvolvimento de textos criativos. Para achar as melhores pautas do universo infantil, está sempre ligada nas redes sociais.

Deixe um comentário