Início » Dicas » Ideias criativas e sinistras de fantasias infantis para o Halloween

Ideias criativas e sinistras de fantasias infantis para o Halloween

9 minutos de leitura

O Halloween é um momento muito legal para passar momentos em família e se divertir com os amigos. As crianças, é claro, são quem mais aproveita, principalmente com as brincadeiras de travessuras e gostosuras. Seja dentro do apartamento, no condomínio ou na rua de casa, o importante é se divertir!

Uma coisa que não pode faltar nas festas de Halloween são as fantasias. A criatividade é muito importante nesse momento, e os gostos e os interesses das crianças devem ser levados em consideração. Existem fantasias que são típicas de Halloween, e eu montei uma lista com as 13 mais criativas para você ter como inspiração para criar o personagem da galerinha.

Se divirta com as dicas, compartilhe com as crianças para saber o que elas acham e escolham suas fantasias de Halloween deste ano juntos. Lembrei de algumas ideias clássicas e outras bem inovadoras, mas vou fazer um mistério para dar um clima de Halloween. Boa leitura!

1. Bruxas e bruxos

Bruxas são personagens clássicos do Halloween e das histórias infantis, porém, nos últimos, o conceito vem se reinventando com a popularidade de personagens bruxos como Harry Potter.

crianças fantasiadas de bruxas

Essa renovação abre espaço para muita criatividade na hora de compor uma fantasia de bruxa e bruxo. O que não pode faltar são o chapéu pontudo, uma varinha mágica, a capa e um penteado bem criativo. Roupas velhas e com cores neutras podem ajudar a compor uma fantasia super original com peças do guarda-roupa.

Se quiser montar um visual mais tradicional, não esqueça do caldeirão enfeitiçado e da vassoura voadora. Uma maquiagem sombria com aplicação de verrugas ou nariz de borracha ajudam as crianças a interpretarem ainda mais os personagens.

2. Zumbi

Os zumbis são outra figura dos filmes e das histórias de terror que estão ficando cada vez mais famosos. Temas de séries como The Walking Dead e The Last Of Us, os personagens tortos e sempre famintos caíram nas graças da garotada.

crianças fantasiadas de zumbi com os rostos pintados

Para montar uma maquiagem bem ao estilo zumbi, você pode aproveitar os conceitos de algumas experiências simples e divertidas que causam um visual impactante. É possível encontrar alguns efeitos visuais super interessantes e seguros para comprar também, deixando a brincadeira ainda mais realista.

Essa fantasia é muito legal porque abre espaço para diversas brincadeiras que envolvem o equilíbrio e a coordenação motora. Além disso, as crianças se divertem de verdade e representam os trejeitos e os sons dos zumbis com muita criatividade e originalidade.

3. Fantasma

A fantasia de fantasma é outra ideia clássica das épocas de Halloween, e existem muitas maneiras de confeccioná-la com poucos recursos. O velho truque do lençol com furo funciona super bem, mas existem ideias muito mais criativas para criar uma aparência fantasmagórica na garotada.

criança fantasiada de fantasma com chapeu de bruxa segura uma abóbora

Pesquise por algum tutorial de maquiagem artística para deixar o rosto pálido e continue com essa atmosfera mórbida na fantasia. Um conjunto de roupa branca com alguns rasgos e manchas já é o suficiente para criar uma fantasia customizada.

Talvez, depois, você precise de algumas dicas para tirar manchas de roupa de criança, mas isso é um detalhe. Outro recurso muito interessante são as maquiagens fluorescentes que brilham no escuro e trazem ainda mais criatividade para compor o look das crianças.

Existem também muitos fantasmas famosos que podem servir como inspiração para a fantasia, como o Gasparzinho, o Beetlejuice e muitos outros. Não é difícil montar visuais super criativos e únicos para as festas de Halloween com poucos recursos. Basta ter algumas boas ideias e usar toda a sua imaginação.

4. Caveira mexicana

Para montar uma fantasia bem elaborada e elegante, a minha sugestão é apostar nas caveiras mexicanas. As maquiagens são super detalhadas e permitem infinitas possibilidades de combinações de formas e cores. E o legal é que, além de fantasiar as crianças, você pode contar mais sobre a cultura mexicana e como a morte tem conceitos distintos em diferentes lugares do mundo.

menina fantasiada de caveira mexicana

O legal dessa fantasia é que ela não exige uma roupa específica, apenas uma maquiagem caraterística de caveira mexicana. Fica legal usar uma roupa formal, como um terno ou vestido para dar um tom mais mórbido à fantasia, mas é possível combinar a caveira até com o uniforme da escola.

A época do Halloween também é muito interessante para fortalecer nas crianças a cultura nacional. Apresente para elas as lendas folclóricas brasileiras e ressalte a importância das histórias criadas por aqui.

5. Supervilão

As crianças menores são super ligadas em histórias de super-heróis que batalham diariamente contra os supervilões. Como o Halloween é uma noite de terror, substituir os heróis pelos vilões pode ser uma boa ideia.

grupo de crianças com fantasia de dia das bruxas

Malévola, Coringa, Arlequina, Thanos e Duende Verde estão entre os mais populares. Não são fantasias tão fáceis de encontrar e fazer, mas garantem um visual único que as crianças com certeza vão lembrar por muito tempo.

6. Espantalho

A fantasia de espantalho também é uma das caracterizações clássicas de Halloween, sendo super fácil de montar — dá para aproveitar os looks de festa junina. As crianças podem escolher entre versões normais ou macabras do personagem.

adolescente fantasiado de espantalho

Uma calça jeans, uma camisa xadrez e um chapéu de palha já compõem uma fantasia de espantalho. Basta adicionar alguns adereços, como pedaços de palha de milho, fazer uma maquiagem e a caracterização estará pronta. Essa é uma boa dica para montagens improvisadas e de última hora, mas que podem render resultados incríveis se pensadas com carinho.

7. Palhaço

O palhaço é uma figura polêmica, mas faz parte do imaginário de todas as crianças. É um personagem que também possui duas faces: o palhaço bobo e engraçado e o palhaço mal-encarado e aterrorizante.

criança fantasiada de palhaço

O ideal é representar o palhaço lúdico, do circo, sem conotações agressivas, para manter essa figura ingênua no imaginário infantil. Para isso, uma composição com looks bem coloridos e um nariz vermelho é fundamental. Combine com uma maquiagem leve, um penteado maluco e, para finalizar, batize o seu palhacinho com um nome bem divertido.

Se o seu filho ou filha escolher essa fantasia para as festas de Halloween, converse bastante para entender qual o verdadeiro interesse da criança nela.

8. Mágico

O mágico é outro personagem clássico do circo que faz parte do imaginário das crianças. Vale a pena enaltecer esse interesse, pois além de uma fantasia, a mágica pode ajudar a desenvolver muitas habilidades nas crianças.

menino fantasiado de mágico

Elas podem, inclusive, aprender alguns truques de mágica para fazer travessuras com os amigos e familiares na noite de Halloween, guardando as doçuras todas para ela.

9. Vampiro

Os vampiros também são personagens clássicos do Halloween, dando para montar fantasias muito legais para meninos e para meninas. O penteado é sempre bem colado na cabeça com bastante gel ou laquê, as roupas são elegantes e dá para usar lindas combinações de vestidos para meninas — como a Mavis, de Transilvânia — e looks com suspensório para os meninos, por exemplo.

crianças fantasiadas de vampiro

Apesar de serem personagens sanguinários, as crianças ficam muito fofas em produções formais. Com uma maquiagem pálida e a cara séria de um vampiro, então, a gente derrete de amores.

A fantasia de vampiro vale um investimento e dá até para montar uma sessão de fotos em família se todos aderirem ao look para a noite de Halloween.

10. Wandinha Addams

Esse é um personagem de terror que com certeza você conhece. Wednesday, ou Wandinha Addams, é uma das meninas macabras do cinema. Com todo o seu sarcasmo, ela tem uma personalidade marcante que encantou tantas gerações que até a Netflix lançou uma série para a estrela.

menina fantasiada de wandinha

E é claro, muitas meninas entraram na onda e não vão querer perder a oportunidade de representar a personagem neste ano no Halloween. A fantasia é um vestido preto, com meias calças pretas, um sapato preto e uma gola branca. Os cabelos são amarrados com tranças laterais e o sorriso não é uma opção.

Dá para incrementar o look com alguns acessórios, como uma cabeça de boneca ou um machado de brinquedo. O legal dessa fantasia é que dá para envolver a família toda na brincadeira e montar o elenco completo da Família Addams.

11. Super-heróis

Eu comentei dos vilões, e é claro não poderia deixar de sugerir também os protagonistas das histórias em ação. Os super-heróis estão no imaginário infantil há décadas e contagiam cada vez mais pessoas com novas aventuras lançadas no cinema e em produtos de todos os tipos ano após ano.

menino e meninas fantasiados de super-heróis

Dá para investir alto e montar um look realista de super-herói com máscaras, luzes e acessórios, mas também dá para criar visuais super criativos com roupas de personagens.

É só escolher o personagem favorito do seu filho e usar a imaginação para compor uma produção artística que pode inclusive ser feita com a ajuda de materiais recicláveis! Invente e crie com as crianças, aproveite o momento para viver experiências divertidas e inesquecíveis juntos.

12. Transformers

Agora, se você quer investir em uma fantasia especial, precisa conferir os modelos que parecem transformers reais. As crianças ficam encantadas e literalmente se transformam em robôs e automóveis.

menina com roupa espacial

Se o seu filho ou filha gosta dessa série de filmes e desenhos animados, vale a pena pensar em como realizar essa façanha. Se não der para fazer um grande investimento, com criatividade e materiais que você tem em casa, é possível montar uma fantasia incrível! O mais importante é passar momentos memoráveis com as crianças e tornar datas como essa motivos para comemorar com a família.

13. Esqueleto

Para finalizar nossas dicas, o personagem mais clássico de todos: o Esqueleto. Também não é preciso muitos recursos, e você pode montar uma fantasia legal em casa ou optar por aquelas com preço acessível no mercado.

menino com roupa de esqueleto

Dá para usar um conjunto de calça e camiseta preta com a pintura, colagem do formato dos ossos de um esqueleto ou até mesmo usar truques de luz com pulseiras neon ou bastões de LED à pilha para dar ainda mais diversão para a fantasia. Capriche na maquiagem e bote o esqueleto para se mexer!

As possibilidades são muitas e, com certeza, neste Halloween você e as crianças vão arrasar se inspirando com as minhas dicas. Aqui no blog, nossa equipe sempre está em busca de temas do universo infantil e materno que possam se tornar conteúdos relevantes para você. Confira o post com dicas de looks para ocasiões especiais e vá preparando a galerinha para as festas de final de ano!

Avalie este post
Compartilhe:
Jefferson Back

Autor: Jefferson Back

Graduado em Publicidade e Propaganda pela Unisociesc Blumenau, atua no universo digital há quase dez anos. Pós-graduando em Neuromarketing e Brandsense pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), é fascinado pelo mundo da comunicação e comportamento humano.

Deixe um comentário