Início » Dicas » Sujou, lavou! Aprenda como tirar manchas de roupa de criança!

Sujou, lavou! Aprenda como tirar manchas de roupa de criança!

9 minutos de leitura

Em praticamente qualquer fase da vida as manchas são um verdadeiro desafio na hora de lavar a roupa, principalmente quando estamos falando das crianças. 

Como a infância é um momento de descobertas e de desenvolvimento, as manchas na roupinha acabam sendo até uma maneira de mostrar que eles estão descobrindo o mundo por meio das brincadeiras e da alimentação.

Será que é possível remover as manchas das roupas da criança? A resposta é sim! E nem precisa investir nos produtos de limpeza mais caros do mercado não! Com alguns truques simples é possível dar adeus às manchas e deixar a roupa do seu filho sempre com carinha de nova!

Dicas fundamentais para remover as manchas 

Para alguns psicopedagogos, se sujar faz parte e é completamente normal no processo de desenvolvimento infantil. Eles orientam que quando isso acontecer, antes de brigar ou questionar o porquê de aquela roupa está manchada, é importante perguntar sobre o dia do pequeno, como foi a brincadeira ou as atividades realizadas.

Algumas mamães, inclusive, se assustam com a fase de introdução alimentar, pela sujeira que causa. No entanto, essa é uma descoberta e tanto para a criança, por isso, não deve ser um motivo para dor de cabeça!

Veja abaixo, algumas dicas principais para começar a entender o processo de uma boa lavagem:

  • Sabão e amaciante neutro: os bebês e crianças tem a pele mais sensível que os adultos e para não correr o risco de ocasionar alergias, o ideal é sempre usar esse tipo de produto de limpeza e evitar os que possuem muitos químicos na fórmula;
  • Tecidos delicados: o mais indicado é que as peças com tecidos mais delicados sejam lavadas à mão para que não estraguem. Se a sua máquina de lavar tiver o modo para roupas delicadas, pode usar sem problemas;
  • Sujou, lavou: logo que o seu pequeno se sujar ou que você notar o aparecimento da mancha, coloque a roupa para lavar o quanto antes. Quando a mancha seca, acaba sendo mais trabalhoso removê-la

Na fase de bebê, além de usar amaciante e sabão neutro, também é importante ter cuidado com as peças, principalmente as que sujam de coco, que podem acabar escapando das fraldas. Veja aqui alguns truques simples para se livrar da mancha e do cheiro de coco da roupinha do neném.

Tipos de manchas e métodos simples para acabar com elas!

Antes de tudo, é importante saber o porque as peças de algodão são as mais indicadas para os pequenos, assim, você pode priorizar esse tecido na hora de escolher novas peças. 

O algodão é um tecido leve e macio e justamente por isso é a melhor opção para vestir a criançada, desde o nascimento, já que não causa alergias e nem irritações na pele. Ele também contribui para a mobilidade, fazendo com que os pequenos possam brincar e correr tranquilamente. Além disso, ele é um tecido muito simples de lavar e de secar, o que acaba facilitando bastante o momento de remoção das manchas.

Veja alguns dos principais tipos de manchas nas roupas das crianças e como acabar com elas de maneira simples:

Mancha de sangue

Aquele joelho ralado que não para de sangrar pode acabar sujando a roupa da criança também. A mancha de sangue é um pouco mais complicada de tirar, mas não é impossível. Basta aplicar um pouco de sabonete branco, aquele que se usa para tomar banho mesmo.

Molhe o sabonete, aplique no local da mancha e esfregue. O processo pode ser repetido até que a mancha suma e depois é só lavar na máquina.

Mancha de lama ou barro

Depois de um dia de brincadeira na lama ou no barro, espere a mancha secar por completo e escove o tecido com uma escovinha para tirar a maior parte da sujeira. Depois é só misturar o sabão em pó com água e aplicar na mancha. 

Se a mancha não sair, pode deixar de molho por algumas horas antes de colocar a peça na máquina para lavar.

No caso de peças mais claras e com tecidos mais delicados, o mais indicado é fazer a lavagem com sabão em pó e água fria e depois misturar vinagre com água e aplicar sobre a peça.

Mancha de grama

Com um pouco de álcool é possível remover manchas de grama ou de plantas em geral. Se mesmo assim a mancha não sumir, você pode usar alvejantes que tenham base de oxigênio para lavar a peça manchada.

Mancha de graxa

Se seus pequenos gostam de brincar na garagem ou até mesmo mexer na correia da bicicleta, as chances de se sujar com graxa são grandes. Caso isso aconteça, é só molhar o tecido na região da mancha e colocar uma colher de acetona. Depois é só lavar a peça normalmente com sabão de coco e água.

Mancha de caneta esferográfica

A mancha de caneta esferográfica é bem chata para sair, então o ideal é aplicar um pouco de álcool, aquele de cozinha mesmo, sob a mancha e esfregar bastante com a ajuda de sabão neutro. O processo pode ser repetido quantas vezes for necessário, até que a mancha suma. Depois é só prosseguir com a lavagem na máquina.

Mancha de canetinha

Se a criança sujar a roupa de canetinha hidrocor, na escola ou em casa, basta utilizar um pouco de demaquilante em óleo, isso mesmo, aquele para retirar a maquiagem. Esfregue o demaquilante na mancha e espere alguns minutos para que o produto possa agir. Depois é só seguir com a lavagem normal.

criança pintando parede

Mancha de chocolate, café e sorvete

As manchas de chocolate, café e sorvete precisam ser retiradas antes que as peças vão para a máquina. Você pode usar um pouco de “produtos tira manchas” junto a água morna e esfregar, só em seguida, colocar na máquina.

Outra dica é usar 1 colher de bicarbonato de sódio ou 1 colher de sabão líquido ou em pó. Aplique na mancha e espere pelo menos 10 minutos. Use uma escovinha para ajudar a esfregar e depois é só lavar como de costume. 

Mancha de molho de tomate e ketchup

Deixe a roupa virada do avesso por uns minutos em baixo de água corrente e em seguida aplique detergente líquido para esfregar a mancha. Repita o processo até que a sujeira desapareça.

Se mesmo assim a peça ainda ficar manchada, coloque alvejante na água, deixe de molho por pelo menos 3 horas e esfregue novamente. 

Mancha de óleo ou gordura

Salgados, batata ou qualquer alimento frito pode sujar a roupa com gordura. Para remover a mancha é só colocar um pouco de detergente no local sujo e aguardar pelo menos 10 minutos. Depois é só colocar a peça junto com as outras roupas na máquina. Não precisa esfregar a mancha.

Mancha de chiclete

O chiclete quando gruda é difícil de ser retirado. A dica é usar uma pedra de gelo, de preferência dentro de uma saco plástico, para passar em cima do chiclete para que ele fique endurecido e solte do tecido com mais facilidade. Depois que soltar, é só lavar a peça normalmente.

Mancha de açaí

O açaí é facilmente identificado pela sua coloração arroxeada. Seja o açaí consumido no norte ou no sudeste do país, se cair na roupa, a primeira coisa a se fazer é tirar o excesso para que a mancha não se espalhe e fique maior. Depois é só colocar de molho, com água e sabão em pó, o quanto mais rápido, melhor. Deixe por algumas horas e lave a peça como de costume.

Mancha de frutas em geral

Para remover a sujeira de frutas em geral não tem muito mistério. É só colocar uma mistura com um pouco de água e sabão em pó ou sabão líquido direto na mancha e aguardar algumas horas para que o produto tenha ação. Depois é só esfregar e colocar a peça para lavar.

Mancha de encardido

As manchas de encardido podem consumir um pouco mais de tempo, mas são passíveis de remoção. Com 1 xícara de são em pó, 1 xícara de álcool líquido, 2 medidas de alvejante em pó específico para roupa colorida e sem cloro e 1 balde de água morna é tiro e queda!

Coloque todos os ingredientes dentro do balde, misture bem e deixe as roupas de molho por pelo menos 6 horas, depois é só fazer a lavagem normal na máquina de lavar.

Mancha de suor

Ao suar, as manchas tendem a ficar amareladas, principalmente embaixo das mangas e nas gola. Molhe a peça com água, passe sabão em barra em cima da mancha e deixe exposto ao sol por umas 2 horas. Feito isso é só lavar como de costume.

Mancha de mofo

Quando ficam muito tempo guardadas é normal que o mofo se instale em algumas peças. Para retirar você vai precisar colocar sob a mancha uma mistura de água com vinagre ou bicarbonato de sódio com água. Sal e suco de limão também funcionam.

Depois de aplicar uma das misturas no mofo é só fazer a lavagem normal — atenção! — as peças com mofo não podem ser misturadas com outras peças.

Com esses truques simples você dará adeus às manchas e as roupas do seu pequeno e não terá problemas e nem dores de cabeça na hora de fazer a lavagem das peças.

Gostou das dicas? Então, não deixe de compartilhar esse post com as pessoas que você conhece! Leia também o nosso conteúdo sobre cabelo crespo infantil e aprenda truques para cuidar corretamente. Aqui no Blog Brandili, compartilhamos dicas semanais sobre cuidados, moda infantil e rotina tanto para as crianças quanto para os pais! Até o próximo post!

5/5 - (Total de avaliações: 1)
Compartilhe:
Jefferson Back

Autor: Jefferson Back

Graduado em Publicidade e Propaganda pela Unisociesc Blumenau, atua no universo digital há quase dez anos. Pós-graduando em Neuromarketing e Brandsense pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), é fascinado pelo mundo da comunicação e comportamento humano.

2 comentários em “Sujou, lavou! Aprenda como tirar manchas de roupa de criança!”

  1. Gostaria de saber vamos tirar manchas de maquiagem infantil. Meu sobrinho maquiou-se de Batman, sujou a camisetaa e a tinta não sai com sabão normal.

    Responder
    • Olá, Maria! Aqui estão algumas soluções que podem ajudar a tirar manchas de maquiagem:
      — Passar um disco de algodão embebido em demaquilante;
      — Umedecer um pedaço de algodão em álcool e esfregar na mancha;
      — Esfregar uma barra de sabão de coco seca sobre o local manchado.

      Espero que alguma dessas opções funcione, estou à disposição para mais dúvidas!

      Responder

Deixe um comentário